Existem muitas formas de empreender e, uma delas, é se tornando um franqueado. Por mais conhecido que seja esse modelo de negócio, nem todo mundo sabe como abrir uma franquia.
Antes de se aventurar nessa jornada, que é muito atrativa para empreendedores de primeira viagem, é importante conhecer bem as suas vantagens e o que levar em consideração nesse processo.
Neste conteúdo você poderá tirar suas dúvidas sobre o assunto e entender se abrir uma franquia é realmente a melhor escolha para você. Vamos lá?
O que é uma franquia?
Uma franquia é uma estratégia de negócio em que o franqueado adquire os direitos de uso da marca e o know-how de uma empresa (franqueadora) que já atua no mercado. Ao adquirir a franquia, o empreendedor compra um modelo de negócio já estabelecido e, portanto, investe em uma marca consolidada no mercado.
Para funcionar, o seguinte deve acontecer:
- a franqueadora deve oferecer treinamentos e todo o suporte necessário para o franqueado;
- o franqueado deve pagar royalties, ou seja, taxas e uma participação mensal do seu retorno financeiro com a marca.
Quais são as vantagens de abrir uma franquia?
Um levantamento recente do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou que, enquanto 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cincos primeiros anos, no mercado de franquias esse percentual é de apenas 15%.
Ainda, no primeiro ano, a perspectiva de fechamento é de 30% para novos empreendimentos — 10 vezes mais que os fechamentos de franquias.
Esses dados revelam um dos principais benefícios ao optar por abrir uma franquia: investir em um negócio mais estruturado, com um modelo que já deu certo, o que aumenta muito as chances desobrevivência da empresa.
Criar uma empresa do zero é muito trabalhoso, envolve mais riscos e etapas que vão desde escolher o nome e formular os produtos e serviços até criar toda a parte de marketing e comunicação.
Ao escolher abrir uma franquia, o empreendedor está investindo em uma empresa que já deu certo e está tão consolidada no mercado que deseja ampliar o seu alcance por meio desse modelo de negócio.
Com todo o suporte e direcionamento da franqueadora, o franqueado pula uma grande etapa do processo e tem como foco principal garantir que o seu negócio esteja de acordo com os padrões e a qualidade estabelecidos.
Além disso, por mais que a marca não seja do franqueado, ele é responsável por administrar os gastos e investimentos da sua unidade.
Isso não é pouca coisa, mas com certeza exige menos do que começar um empreendimento do zero.
O que levar em consideração antes de abrir uma franquia?
Seja você um empreendedor de primeira viagem ou alguém mais experiente que deseja começar a franquear, é preciso ficar atento a alguns pontos para ter certeza de que esse é o melhor modelo de negócio para o seu perfil.
Por mais que seja um processo mais simples em vários sentidos, abrir uma franquia também tem os seus desafios de implantação, treinamento e aprendizado. É preciso levar em consideração o seguinte antes de tomar essa decisão:
Investir em um segmento que você gosta
É recomendado gostar bastante do ramo em que está atuando para que o negócio dê certo: uma dose de paixão faz toda a diferença. Além de analisar quais franquias são rentáveis, é importante procurar por aquela que proporcionará satisfação e realização profissional.
Isso irá impactar bastante a motivação para fazer acontecer e operar o negócio com excelência.
Conversar com franqueados da empresa
Conhecer a experiência de outros franqueados é uma ótima maneira de tirar dúvidas e entender como é o suporte da franqueadora e quais são os principais desafios e adversidades.
Conhecer o negócio
Nem todas as empresas estão preparadas para o processo de expansão por meio de franquias. Por isso, antes de fechar qualquer negócio é importante realmente conhecer a empresa para ter certeza de que é o momento certo para esse tipo de investimento.
Procure conhecer a operação, o tipo de suporte que é oferecido aos franqueados, quantas franquias já existem etc. Para analisar os riscos, tenha em mente que quanto mais tempo no mercado atuando com franquias, mais segura é a empresa.
Além de ter em mente há quanto tempo existe a marca, também é importante verificar o tempo de franqueamento.
Fazer análises de lucratividade
Outro ponto importante para analisar nesse momento é entender quais são as opções de rentabilidade para o capital inicial previsto pela franqueadora.
Como abrir uma franquia em 7 passos
Agora que você já se aprofundou bastante no assunto, vamos entender como abrir uma franquia com o seguinte passo a passo:
1. Analise o seu perfil como empreendedor
Pergunte-se o que você está buscando com esse modelo de negócio e quais são os seus objetivos como investidor. Dessa forma, será mais fácil escolher uma franquia alinhada àquilo que você deseja para si mesmo.
2. Escolha um segmento
É preciso se interessar genuinamente pelo negócio, por isso, a escolha do segmento é tão importante. Não leve em consideração apenas as franquias que estão “na moda”, considere também aquilo com o que você se identifica.
3. Pesquise sobre o franqueador e a Circular de Oferta de Franquia
Quando tiver selecionado nomes de possíveis empresas, considere conhecer mais profundamente cada uma delas para entender como é o suporte e treinamento oferecidos aos franqueados, além do quão consolidado é o negócio nesse modelo (quantas unidades de franquias e quantas lojas próprias).
Nesse momento de análises, também é preciso ficar atento à Circular de Oferta de Franquia, um documento desenvolvido pelo franqueador com as condições gerais do negócio, inclusive os balanços dos últimos exercícios.
4. Converse com franqueados
O próximo passo sobre como abrir uma franquia já foi citado anteriormente. Essa etapa é importante para entender se tudo o que é prometido pela franqueadora é cumprido na prática. Converse com os franqueados para tirar as suas conclusões.
5. Monte um plano de negócios
Um plano de negócios é importante para ter clareza sobre os objetivos e o passo a passo para atingi-los, além de aprofundar o conhecimento sobre o mercado e a concorrência. Isso vale tanto para montar um negócio do zero ou para idealizar novos formatos, como a franquia.
Leia também | Como fazer um plano de negócio? Confira o passo a passo aqui
6. Escolha o ponto comercial
Uma das últimas etapas é escolher o ponto comercial, que é muito importante para quem vai abrir uma franquia, principalmente de varejo. Analise todos os prós e contras para tomar essa decisão. Isso só não será necessário se for uma franquia do tipo home based.
7. Tenha clareza sobre o seu papel como franqueado
Por fim, sempre se lembre de que o seu papel como franqueado é seguir os padrões e regras definidas pela franqueadora e atuar conforme o que foi alinhado em contrato. É preciso se identificar com esse modelo de negócio para dar certo.
Por mais que seja menos complexo do que criar uma empresa do zero, abrir uma franquia também não é tão simples. Mas se você seguir esse passo a passo e realmente se identificar com o franqueador, pode ter certeza de que vai dar certo!