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Como abrir uma loja virtual de sucesso: 9 dicas práticas

29 de janeiro de 2023
Como abrir uma loja virtual de sucesso: 9 dicas práticas

Sabia que 61% dos brasileiros compram mais online do que em lojas físicas? Diante desse dado de uma pesquisa da Octadesk, cada vez mais as pessoas que desejam empreender estão procurando aprender como abrir uma loja virtual. 

Em um mundo em que é possível fazer tudo com apenas um celular em mãos, é importante que toda empresa tenha um modelo de negócios que leve em consideração o online.

Mas como abrir uma loja virtual? Para descobrir, continue a leitura e confira todas as nossas dicas.

Quais são as vantagens de ter uma loja virtual?

De acordo com um levantamento da PayPal Brasil, quase 300 mil novas lojas de comércio online foram criadas no Brasil entre julho de 2020 e julho de 2021.

Leia mais: Como aumentar as vendas de uma loja online?

Por que será que tantas pessoas estão optando por este modelo de negócio? Provavelmente porque oferece diversas vantagens, como:

1. Menor investimento inicial

Criar uma loja virtual exige um investimento inicial muito menor do que uma loja física. 

Não é necessário ter um imóvel nem investir em mobília e serviços, como segurança e limpeza. Até mesmo o número de colaboradores da empresa pode ser reduzido.

A estrutura de uma loja online é muito mais enxuta e a tecnologia é a grande aliada para economizar tempo e dinheiro.

2. Menos burocracia

Além dos custos reduzidos, abrir uma loja online dá menos dor de cabeça para quem empreende.

Um dos principais pontos é o fato de que não há, pelo menos para quem está começando, a necessidade de comprar ou alugar um imóvel. Este processo pode se tornar bem complexo, pois cada prefeitura tem as suas regras e costuma ser obrigatório tirar várias licenças para garantir o funcionamento legal da loja.

Sem contar as questões como dedetização, descarte de resíduos e burocracias relacionadas à contratação a uma maior quantidade de funcionários.

3. Funcionamento 24 horas

Nas lojas onlines o consumidor pode fazer as suas compras na hora que quiser, o que se torna uma grande vantagem para o dono do negócio, que tem chances de vender ainda mais.

A alta disponibilidade da loja virtual é uma forma de alcançar pessoas com rotinas atribuladas, que precisam fazer as suas compras em horários alternativos.

4. Rotina mais flexível

Por fim, outra vantagem que merece ser destacada é a flexibilidade de rotina que um negócio online oferece a quem empreende. 

Com a tecnologia, é possível automatizar diversas tarefas e monitorar vendas e outros processos pelo celular ou computador. 

Isso não quer dizer que abrir uma loja virtual seja simples e fácil, mas com certeza garante uma maior flexibilidade, principalmente para empresas que ainda estão no começo.

Como abrir uma loja virtual em 9 passos

Agora que você já conhece os principais benefícios de um negócio online, não deixe de conferir como abrir uma loja virtual:

1. Defina e estude o nicho de mercado

Antes de fazer qualquer outra coisa, é importante entender em qual nicho de mercado você vai atuar e se aprofundar em alguns estudos.

Nesta primeira etapa, é necessário entender:

• O segmento está crescendo?
• Quais são as principais tendências do mercado?
• Quais são os concorrentes? Como o seu negócio vai se diferenciar?
• Há demanda para os produtos que você pretende vender?
• Quem é o seu público-alvo?

2. Escolha a sua estratégia de negócios

Existem várias estratégias de negócios para uma loja online e, antes de fazer as suas escolhas, vale conhecer melhor cada uma delas.

O modelo de dropshipping, por exemplo, é recomendado para quem tem um orçamento mais limitado porque há a terceirização da operação de envio dos pedidos aos clientes. Dessa forma, você não precisa ter um estoque físico dos produtos.

Leia mais: Loja no Instagram – passo a passo para criar a sua

Outra opção é criar a sua própria marca de produtos e comercializá-los. Isso vai exigir um investimento maior em fabricação e customização, mas também proporciona grande liberdade criativa.

Esse tipo de definição vai interferir na complexidade de todo o negócio. Um exemplo: ao optar por apenas revender produtos de terceiros, você pula todas as etapas de criação e desenvolvimento de produtos. 

Por isso, pense bem antes de tomar uma decisão, combinado?

3. Regularize a sua loja

Após as definições iniciais, chega o momento de fazer toda a regularização do seu negócio por meio da abertura de um CNPJ.

Dessa forma, você transmite muito mais credibilidade aos seus clientes, garante a emissão de notas fiscais e profissionaliza a sua empresa.

Leia também | Entenda o que é ano fiscal e a sua importância para as empresas

Uma opção é se tornar MEI (Microempreendedor Individual), pois é um tipo de empresa que oferece facilidades para quem está começando e ainda tem um faturamento baixo.

4. Estude sobre a legislação

Além das burocracias relacionadas à abertura do CNPJ, não se esqueça também de prestar atenção à legislação do seu negócio sobre o funcionamento da loja e as obrigações no relacionamento com o consumidor.

Leia também | Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro?

5. Escolha a plataforma para criar a loja

Há dois caminhos aqui: você pode investir no desenvolvimento de um site do zero ou colocar a sua loja em uma plataforma de e-commerce. Tudo depende dos seus objetivos e do investimento disponível.

Ao criar um site você tem muito mais flexibilidade em relação à customização, mas se trata de um projeto que leva tempo e custa bem mais caro. 

Já as plataformas de e-commerce, apesar de menos personalizáveis, costumam oferecer mensalidades mais acessíveis e integrações com ferramentas que facilitam o dia a dia de trabalho.

6. Defina os meios de pagamento

Ao fazer todas as escolhas relacionadas à infraestrutura da loja, lembre-se de definir os meios de pagamento. 

A recomendação é sempre oferecer a maior quantidade possível de formas de pagamento para que essa não se torne uma objeção no momento da compra. As mais comuns são Pix, cartão de débito ou crédito e boleto.

7. Estruture a logística de entregas

A entrega dos pedidos é uma etapa fundamental para garantir a satisfação dos clientes. Por isso, é importante escolher bem a sua rede de parceiros.

Em relação aos fornecedores, procure fazer uma pesquisa bem detalhada de preços, prazos e reputação.

Já em relação à logística, lembre-se de que o valor do frete pode interferir na conversão de vendas e na fidelização. Por isso, procure oferecer alternativas com bom custo-benefício ao consumidor.

No geral, há três modelos de entrega:

• Logística própria: quando todo o processo é de responsabilidade do lojista;
• Logística parcialmente terceirizada: quando as entregas são realizadas por uma empresa contratada, que é responsável por algumas etapas do processo (os Correios são um exemplo, pois apesar de realizarem o envio do produto, o lojista é responsável por estocar, embalar e fazer a postagem);
Logística terceirizada: quando uma empresa especializada é contratada para cuidar de todas as etapas, até mesmo do estoque de produtos.

8. Monte uma estratégia de marketing

Após toda a estruturação e formalização da empresa, chega a hora de montar um plano de marketing para divulgar e vender, certo?

Vários tipos de ações de conhecimento de marca e conversão de vendas podem ser estruturadas, por exemplo:

• Conteúdos para blog e redes sociais;
• Mídia paga;
Parcerias com influenciadores.

9. Garanta uma organização financeira

Para finalizar este artigo sobre como abrir uma loja virtual, não podemos deixar de citar que um dos grandes perigos para quem está começando a empreender é misturar o dinheiro pessoal com o dinheiro do negócio.

Para evitar esse tipo de problema, uma dica muito importante é separar as finanças desde o começo. Isso pode ser feito por meio de uma conta digital PJ. A Cora, por exemplo, oferece esse tipo de serviço de forma simples e livre de burocracias.

Além disso, outros recursos auxiliam a organização financeira de quem empreende, por exemplo:

Cartão empresarial;
Ferramentas para fazer gestão de cobranças: notificações automáticas de cobranças, emissão de boletos ilimitados, cobranças recorrentes, etc.

Após a leitura deste artigo completo você já sabe como iniciar o processo para abrir uma loja virtual, não é mesmo? Então, agora é colocar a mão na massa e executar!

Por Equipe Cora
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