A pandemia da Covid-19 impactou também a saúde psicológica de muitas pessoas, seja pelo medo da infecção, ou pela necessidade de isolamento social. Com o aumento da demanda, profissionais desse mercado precisam saber como atrair pacientes de psicologia para seus consultórios.
Acontece que, independente do tamanho do seu consultório, seja ele uma grande, pequena ou microempresa, desenvolver um plano de marketing é primordial para conseguir chegar às pessoas certas. Essa dificuldade é muito comum, tendo em vista que a aquisição desse tipo de público é um pouco mais complexa que a de outros prestadores de serviços.
Por isso, este conteúdo tem o objetivo de te apresentar 7 dicas de como atrair pacientes de psicologia e fazer seu consultório ter um crescimento sustentável e focado nos seus objetivos.
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O mercado de psicologia
Para entender um pouco mais sobre o mercado de psicologia no Brasil, vale observar que dados do Ministério da Saúde revelam que em 2020, 30% dos brasileiros procuraram ajuda de um psicólogo, enquanto outros 34% desejaram ter suporte deste profissional.
Além das consequências da pandemia da Covid-19, o futuro da psicologia tende a ser de demanda crescente, diretamente ligada às angústias geradas pelas incertezas dos indivíduos e da sociedade.
Por isso, é necessário aproveitar essa oportunidade para expandir o alcance dos seus serviços, atraindo mais pacientes.
Leia também | Como avaliar quanto custa montar um consultório de psicologia?
Como atrair pacientes de psicologia?
As dicas que serão apresentadas a seguir podem ser um pouco complexas, caso você não tenha familiaridade com o mundo do marketing.
No entanto, é preciso pensar que você, enquanto uma pessoa empreendedora, precisa entender não só da sua área, mas de todos os aspectos que envolvem uma empresa. Sendo assim, saber como atrair pacientes de psicologia precisa fazer parte do seu aprendizado, mesmo que você opte por contratar um profissional. A lógica é a mesma para a área contábil.
Confira as principais dicas para encontrar potenciais clientes e transformá-los em novos pacientes para seu consultório.
1. Tenha um plano de marketing
Estruturar um bom plano de marketing, baseado no seu plano de negócio, é fundamental para definir informações sobre o seu público e transformá-las em insumos de aquisição.
Você pode fazer um estudo básico do público que deseja atingir para entender o que eles buscam, precisam e se dedicam. Nele, pode colocar também onde e como projeta encontrar essas pessoas para conseguir criar uma comunicação cada vez mais assertiva.
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2. Defina seu público
Como dito no tópico anterior, definir seu público-alvo pode ajudar no processo de captação de novos clientes. Isso porque você começa a pensar no produto ou serviço que ele precisa para resolver o problema dele.
Essa é uma prática básica do marketing digital, pois será essencial na hora de fazer segmentações de bases nas redes sociais ou demais canais de mídia.
3. Tenha um site atualizado
Quando se fala em atualizar um site, significa trabalhar em todas as informações que contém nele. Seja conteúdo informativo, endereço, telefone, política de privacidade ou até mesmo as técnicas que você deseja aplicar no seu consultório, tudo isso precisa estar bem claro ao seu cliente.
Afinal, não adianta nada fazer um esforço grande para levá-lo até seu site, se ele não tiver resposta para as dúvidas que ele precisa lá. Isso ajuda a dar mais relevância ao seu consultório e mais confiança em quem busca pelo estabelecimento.
4. Escreva conteúdos informativos e interessantes
Hoje em dia, é muito comum as pessoas usarem o Google ou outras ferramentas de busca para encontrar informações sobre profissionais ou sobre seus problemas.
Por isso, você pode trabalhar o marketing de conteúdo para conseguir ajudar essas pessoas a acharem o que procuram diretamente no seu site. Isso é feito com base em palavras-chave da intenção de busca do usuário.
5. Tenha parcerias
Se você gostou da ideia de usar o marketing de conteúdo para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas, pode também aproveitar disso para fazer parcerias com outros profissionais e escrever para o blog ou site deles também.
No entanto, ter boas parcerias não significa apenas no meio digital. É possível adquirir bons clientes deixando seus cartões de visita disponíveis em clínicas de amigos e hospitais da sua região.
6. Utilize as redes sociais
As redes sociais também são um excelente canal para se trabalhar o marketing de conteúdo. Isso nada mais é que o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu potencial cliente, que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de informação.
A dica valiosa aqui é não se apoiar na dor do seu paciente para criar seus posts. Primeiro, busque oferecer conteúdos informativos relevantes, que ajudem pacientes a se manterem informados.
Mas não esqueça que, antes de sair por aí publicando, é necessário ter uma estratégia focada no engajamento do seu público. Além disso, definir a periodicidade e horário das postagens ajuda a otimizar os resultados adquiridos neste canal, afinal, cada rede social tem sua particularidade e você precisa conhecê-la bem antes de usá-la.
7. Faça atendimentos à distância
Por último, avalie oferecer atendimentos à distância com apoio da internet. Isso ajudará você a expandir sua área geográfica e consultar pessoas de todo o país. Para isso, busque uma plataforma estável e de confiança, afinal, não dá para fazer consultas pelo WhatsApp, certo?
Ao adquirir a plataforma, é importante observar se ela tem um sistema de cobrança integrado para facilitar o processo de compra de consulta do futuro paciente. Oferecer meios de pagamento diversificados pode ser interessante.
Se você tem interesse em emitir boletos ilimitados e gratuitos, saiba que a Cora, conta digital PJ, além de não cobrar a mensalidade da conta, nem a anuidade do cartão de crédito com o nome da sua empresa, possibilita você gerar quantos boletos quiser para seus clientes sem pagar nada por isso.
Viu só quantas dicas boas para você começar a aquisição de novos clientes do seu consultório? Comece a colocá-las em prática agora mesmo e tenha os resultados desejados o quanto antes.
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