Encontrar formas de aumentar o faturamento de um escritório de contabilidade costuma ser um desafio. Isso vale tanto para negócios em início de atividade quanto para aqueles com mais tempo de atuação.
Porém, existem diferentes métodos e ações para alavancar o crescimento de uma empresa contábil, tornando-a mais rentável e lucrativa. Essas estratégias são acessíveis para quem está começando a empreender no ramo, inclusive.
Por isso, preparamos este artigo explicando como aumentar o faturamento de um escritório de contabilidade, com dicas práticas para ter mais receita e lucro com serviços contábeis.
15 dicas de como aumentar o faturamento de um escritório de contabilidade
As estratégias de como aumentar o faturamento de um escritório de contabilidade têm como pilares a atração de mais clientes, aumento da produtividade e otimização da gestão financeira da empresa.
Além disso, medidas para melhorar a experiência da clientela e construir uma presença na internet também contribuem para faturar mais.
Então, preparamos dicas práticas baseadas nesses princípios para que você possa alavancar o crescimento do seu empreendimento contábil.
Aliás, as dicas a seguir podem ser aplicadas em empresas de diferentes portes. Logo, são úteis tanto para quem está começando a atuar na área quanto para negócios mais maduros que buscam inovar e seguir crescendo. Confira!
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1. Aumente o ticket médio do escritório contábil
O ticket médio é o valor médio que cada cliente gasta por mês no escritório de contabilidade. Logo, aumentar esse valor é uma forma de ampliar a receita gerada, mantendo o número atual de clientes.
Certo, mas, aqui surge a dúvida: como aumentar o ticket médio de um escritório contábil? Para isso, é possível oferecer serviços complementares aos que já são prestados.
Então, se o escritório faz apenas a escrituração contábil básica, por exemplo, pode incluir serviços de consultoria e planejamento tributários em seu catálogo.
Daí é possível oferecer a migração (para um plano mais completo e com valor mais alto) a clientes atuais.
Nesse sentido, o aumento do ticket médio pode ser relacionar às estratégias de cross selling e up selling, que serão explicadas em um tópico específico.
Mas vale dizer que a intenção ao propor formas de aumentar essa média deve focar em agregar mais valor para a clientela. Isso significa pensar em serviços e funções que atendam de fato às necessidades do público.
2. Participe do programa Coraliados
Coraliados é o Programa de Contabilidades Parceiras da Cora. Com ele, seu escritório contábil pode receber comissões por indicar clientes, garantindo mais uma fonte de receita para aumentar o faturamento.
A propósito, além das comissões, os benefícios de ser uma contabilidade parceira da Cora incluem:
- Ter seu escritório indicado para clientes que desejam abrir a conta Cora;
- Materiais de marketing para divulgar a Cora para clientes;
- Apoio de uma pessoa gerente para cuidar de todos os detalhes da parceria e solucionar as dúvidas que surgirem;
- Associar sua marca a um serviço financeiro especializado em atender pessoas jurídicas;
- Abertura de conta simples e rápida;
- Funcionalidades especiais para a contabilidade (extrato automático e Perfil Contador).
Escritórios contábeis de todos os portes podem participar do programa, incluindo empresas unipessoais. Basta acessar a página do Coraliados para inscrever seu escritório.
Assim, após fazer a inscrição, nossa equipe entrará em contato com você para apresentar a proposta e os próximos passos.
3. Ofereça novos serviços de contabilidade
Oferecer novos serviços pode ser uma forma de ampliar as opções para o público e assim aumentar o faturamento do escritório.
Dessa forma, a empresa pode fazer uma avaliação baseada nas necessidades de seu público-alvo e perfil do time para levantar quais novos serviços podem ser oferecidos.
Sendo assim, a empresa pode dar consultorias e ministrar treinamentos sobre assuntos contábeis para empresas, por exemplo. Aliás, falaremos mais sobre essas opções em dicas específicas.
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4. Aposte no marketing digital contábil
O marketing digital pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar o faturamento de um escritório, por ser um canal para captar clientes na contabilidade.
Sem falar que ter uma presença online é importante para construir autoridade e fidelizar clientes.
Assim, as estratégias de marketing digital incluem anúncios em redes sociais e na pesquisa do Google, permitindo entrar em contato com pessoas que pesquisam sobre serviços contábeis na internet.
Além disso, é recomendável investir em ações de marketing de conteúdo para contadores, produzindo textos, imagens e vídeos informativos e úteis sobre contabilidade.
Nesse sentido, as formas para implementar uma estratégia de marketing de conteúdo contábil incluem:
- Publicar conteúdos de qualidade nas redes sociais do escritório (Instagram, Facebook, YouTube, etc.);
- Ter um site/blog otimizado com técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca);
- Usar estratégias de e-mail marketing para nutrir o relacionamento com clientes atuais e em potencial do escritório.
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5. Desenvolva treinamentos para empresas
Desenvolver treinamentos sobre contabilidade e finanças para empresas e pessoas empreendedoras é outra estratégia para aumentar o faturamento do escritório.
Assim, é possível oferecer cursos sobre temas como gestão financeira, planejamento tributário, análise de indicadores financeiros, entre outros.
Dessa forma, o escritório passa a contribuir com a capacitação de clientes, ao propiciar novos conhecimentos sobre temas relevantes para suas empresas.
Aqui, os treinamentos podem ser presenciais, realizados nas empresas contratantes ou na sede da contabilidade.
Mas também é possível oferecer treinamentos online, com aulas gravadas ou ao vivo. Aliás, o formato digital elimina a barreira da distância, garantindo maior alcance ao serviço.
6. Revise a estratégia de precificação dos serviços
A precificação é um aspecto fundamental para aumentar o faturamento de um escritório contábil.
Nesse contexto, é vital que os preços praticados sejam competitivos e sustentáveis. Isso considerando os custos, a margem de lucro fixada e os valores praticados por concorrentes, entre outros aspectos.
Portanto, é recomendável fazer uma análise da precificação atual para entender se os valores cobrados garantem a cobertura de todos os custos e despesas. Vale analisar ainda se a margem de lucro obtida é satisfatória.
Isso porque, se os preços atuais não garantem o retorno mínimo necessário, é preciso fazer mudanças.
Inclusive, devemos lembrar que o preço não é o único fator de decisão na hora de contratar uma contabilidade interna ou externa.
Portanto, quando o escritório consegue demonstrar a qualidade de seus serviços, em geral, não é preciso temer a perda de clientes, mesmo cobrando preços mais altos que a concorrência.
7. Faça up selling e cross selling dos serviços contábeis
Up selling é a prática de oferecer um serviço de maior valor em comparação ao contratado no momento. Enquanto cross selling é a oferta de serviços complementares.
Portanto, essas práticas podem ser uma forma de aumentar o faturamento do seu escritório, já que incentivam a clientela a contratar mais serviços.
Por exemplo, se uma empresa contrata apenas a escrituração contábil básica, é possível oferecer serviços de consultoria empresarial ou de gestão financeira.
Porém, temos que lembrar novamente que a oferta deve considerar as necessidades reais do público — não se trata de “empurrar” algo para cobrar mais.
Dessa forma, a contabilidade ainda consegue fortalecer o relacionamento com sua base de clientes, ao demonstrar que conhece seus problemas e se preocupa em oferecer soluções.
8. Invista em tecnologia
Investir em ferramentas de automação é um caminho para aumentar a produtividade do escritório contábil e, consequentemente, elevar seu faturamento.
Desse modo, é possível otimizar processos e reduzir custos, permitindo que a equipe se concentre em atividades mais estratégicas.
Nesse contexto, existem alternativas para automatizar tarefas operacionais e competitivas, como os softwares contábeis. Além disso, a tecnologia também ajuda a ter mais rapidez na comunicação com o público.
Portanto, a automação pode contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, além de trazer mais rapidez no atendimento das demandas.
9. Ofereça um atendimento diferenciado
Oferecer um atendimento diferenciado contribui para atrair clientes na contabilidade, podendo refletir no aumento da receita do escritório.
Para isso, vale a pena investir em um atendimento humanizado e ágil, com atenção às necessidades específicas de cada cliente. Disponibilidade para esclarecer dúvidas e oferecer suporte também são pontos de atenção.
Assim, um bom atendimento pode fazer a diferença na hora de escolher entre um escritório de contabilidade e outro. Além disso, pode gerar indicações e novos contratos, contribuindo para o aumento da receita.
10. Acompanhe métricas e indicadores financeiros
Acompanhar métricas e indicadores financeiros ajuda a entender a saúde financeira do escritório de contabilidade e a identificar oportunidades de melhoria.
Por exemplo, é possível monitorar números como a receita média por cliente, a taxa de churn (perda de clientes), o lucro líquido, entre outros.
Da mesma forma, a análise de indicadores permite conhecer mudanças sazonais para pensar em soluções com antecedência.
Logo, com base nesses dados, a gestão pode tomar decisões estratégicas para aumentar a eficiência da empresa contábil e, consequentemente, seu faturamento.
Além disso, o acompanhamento dessas métricas facilita a identificação de oportunidades de oferecer serviços adicionais para clientes atuais.
11. Incentive as indicações
Como o aumento da base de clientes pode elevar o faturamento do escritório, incentivar indicações por parte de clientes e parcerias também é uma estratégia válida.
Desse modo, o escritório pode ter um sistema de recompensas, com descontos em serviços e brindes, por exemplo, como reconhecimento a quem indica seus serviços contábeis.
Sendo assim, a empresa deve criar as regras para a oferta de recompensas antes de divulgar o sistema de indicações, além de traçar metas e objetivos.
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12. Oferte planos personalizados
É comum que o escritório contábil tenha planos de serviços fixos disponíveis, como “Escrituração contábil + folha de pagamento”.
Porém, é recomendável oferecer opções personalizáveis, em que o cliente pode escolher os serviços a incluir no contrato, tendo ainda assim um preço atrativo.
Dessa forma, a estratégia facilita a contratação de mais serviços por cliente, ajudando a aumentar o ticket médio e o faturamento do escritório.
13. Preste contabilidade consultiva e gerencial
A contabilidade consultiva não se limita ao cumprimento de obrigações tributárias e fiscais de empresas.
Sendo assim, ao oferecer esse tipo de atendimento, o escritório pode auxiliar no planejamento e na tomada de decisões estratégicas, com base nas informações e relatórios contábeis de uma organização.
Inclusive, esse tipo de serviço também pode ser ofertado a pessoas físicas que buscam reduzir sua carga tributária e ter apoio em outras questões, como profissionais liberais.
Existe ainda a contabilidade gerencial, focada em garantir maior eficiência econômica a empresas a partir da análise estratégica de seus dados contábeis.
14. Conheça seu público-alvo
Entender quem é o público-alvo do escritório faz toda a diferença para aumentar seu faturamento.
Isso porque você precisa definir o perfil de clientes desejado para ter sucesso com ações de marketing e fidelização. Caso contrário, o investimento de tempo e recursos poderá ser à toa.
Desse modo, é recomendável realizar pesquisas para coletar dados de clientes reais. Assim é possível elaborar personas (representações semi-fictícias de clientes para direcionar as ações de marketing).
15. Invista em especialização
Oferecer atendimento especializado para ramos específicos é outra forma de agregar valor aos serviços contábeis e aumentar a receita do escritório.
Dessa forma, é possível inclusive achar lacunas no mercado para se diferenciar, oferecendo assessoria contábil para setores ainda pouco explorados.
Além disso, o escritório pode se especializar em empresas de determinado porte ou regime de tributação, como microempresas, optantes do Simples Nacional e MEIs.
Outra possibilidade é ser um escritório especializado em alguma área da contabilidade, como regularização fiscal ou planejamento tributário.
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Agora você já conhece diversas estratégias de como aumentar o faturamento de um escritório de contabilidade. Esperamos que o conteúdo funcione como um guia para alavancar seus negócios.
Lembrando que a busca de soluções para otimizar a gestão de uma empresa contábil e elevar a qualidade dos serviços deve ser contínua.
Por último, é importante fazer análises periódicas para encontrar pontos de melhoria e ajustar a estratégia. Até a próxima!