Para saber como aumentar o ticket médio de um restaurante é preciso mais do que oferecer um cardápio com uma grande variedade de opções.
É necessário pensar na experiência dos clientes e em estratégias para que eles consumam cada vez mais quando estiverem no seu estabelecimento.
Neste post, vamos compartilhar algumas dicas relevantes para que você consiga atingir esse objetivo no seu empreendimento. Confira!
Antes de tudo: você sabe o que é ticket médio?
Para que você possa ter uma compreensão mais completa deste conteúdo, vamos relembrar o conceito de ticket médio.
Como o próprio nome indica, trata-se de um indicador da média das vendas de uma empresa durante um período determinado. Para obter o seu valor, é preciso dividir o faturamento total pelo número de vendas do intervalo de tempo analisado.
Com esse dado em mãos, é possível formular planejamentos mais assertivos para aumentar a lucratividade de um negócio.
Ele também oferece uma base mais segura para a tomada de decisões importantes, como cortes e investimentos.
Leia mais | O que é ticket médio e por que você deve ficar de olho nele
Como aumentar o ticket médio de um restaurante: 5 dicas para aplicar na sua empresa
Agora que temos a definição de ticket médio em mãos, vamos explorar algumas possibilidades para aumentar esse valor na sua organização. Confira:
1. Crie opções de combo no seu cardápio para que os clientes façam uma refeição mais completa
Essa é uma estratégia bastante comum no ramo alimentar e consiste na oferta de acréscimo de itens no pedido pagando um valor promocional.
Dessa forma, no lugar de disponibilizar apenas opções de pratos principais, você pode incluir combos que venham acompanhados de saladas, bebidas e sobremesas, por exemplo.
Aqui, uma boa dica é planejar essas combinações com calma de forma a proporcionar a melhor experiência possível para o paladar dos consumidores. Evite criar opções apenas pensando no que é mais rentável para o estabelecimento.
Também vale a pena analisar quais pedidos estão sendo sucesso de vendas ou que estão em alta no mercado e uni-los com outros itens menos conhecidos, mas igualmente saborosos.
A ideia é que os clientes tenham a chance de explorar mais o seu cardápio e descobrir novas preferências.
2. Analise a possibilidade de ter um programa de fidelidade completo
O principal objetivo desse tipo de ação é garantir que as visitas ao seu restaurante se tornem recorrentes. Contudo, para que isso aconteça, as pessoas precisam sentir que fazem parte de um grupo mais seleto, com vantagens exclusivas.
Uma das práticas mais populares é oferecer um cartão que dá direito a uma refeição gratuita quando se atinge um certo total de selos. E, para incentivar ainda mais a adesão, disponibilize outros benefícios para quem faz parte, como bebidas em dobro ou sobremesas menores de cortesia.
De tempos em tempos, prepare também uma pesquisa de feedback com os membros do programa de fidelidade para não só entender como eles gostariam de ser presenteados, mas também mostrar que a opinião deles importa.
Leia mais | 7 passos para criar um programa de fidelidade para a sua empresa
3. Foque na experiência dos seus clientes
Quando chegam no seu restaurante, os consumidores precisam sentir que estão sendo transportados para uma atmosfera diferenciada, de acordo com o estilo de culinária trabalhado.
Assim, invista sempre que possível em:
- Decoração, harmonizando os elementos com as sensações que você deseja transmitir;
- Uniformes para a equipe que estejam alinhados com o estilo escolhido;
- Embalagens de delivery diferenciadas, com mensagens personalizadas, divisão de alimentos e outros recursos;
- Ferramentas de automação que façam sentido para o seu empreendimento, como totens de autoatendimento (caso ele tenha uma proposta mais moderna), que dinamizam os pedidos, tornando-os mais rápidos e práticos.
Isso, claro, sem deixar de lado um atendimento humanizado, empático e respeitoso, um ponto essencial para fazer todos se sentirem bem e em casa.
4. Invista em uma comunicação digital
Hoje em dia, uma grande parcela de pessoas procuram nos motores de busca e nas redes sociais sugestões de lugares para fazerem as suas refeições.
Portanto, garanta que você tenha uma presença organizada e consistente nessas plataformas, transmitindo as informações mais relevantes sobre o seu estabelecimento.
Algumas dicas para você experimentar no Instagram, por exemplo:
- Disponibilize o cardápio em um local de fácil acesso, como no link da bio, salvo em um destaque ou em um post fixado;
- Deixe o endereço e os horários de funcionamento na descrição da biografia;
- Informe seus seguidores sobre todas as promoções disponíveis naquela semana com as orientações corretas e atualizadas;
- Crie conteúdos relevantes que estejam relacionados com os produtos comercializados na sua empresa e que sirvam para aumentar a sua credibilidade no mercado;
- Compartilhe as publicações dos usuários que marcaram o restaurante, bem como os feedbacks recebidos.
Não se esqueça de investir em uma comunicação visual padronizada e profissional, que cause uma boa primeira impressão nos usuários.
Leia mais | Como cadastrar minha empresa no iFood? Confira o passo a passo
5. Incentive as indicações
Você provavelmente já percebeu que ainda não inventaram uma estratégia de marketing mais efetiva do que o famoso “boca a boca”. Afinal, todos estamos mais propensos a seguir indicações de conhecidos do que de comunicações físicas ou digitais.
Nesta última orientação sobre como aumentar o ticket médio de um restaurante, procure incentivar que seus clientes indiquem o seu empreendimento para mais pessoas.
Ofereça descontos especiais para quem trouxer a família ou um bolo para quem celebrar o aniversário com uma certa quantidade de amigos, por exemplo.
Esse tipo de cuidado também permite que os consumidores vivam momentos especiais na sua empresa, fazendo com que ela deixe uma marca especial na sua história.
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E agora que você já sabe como aumentar o ticket médio de um restaurante, continue acompanhando os conteúdos exclusivos do nosso blog. Até a próxima!