Nos meses de janeiro e fevereiro, o público consumidor precisa lidar com despesas extras como IPTU e material escolar, sem falar no saldo das compras de Natal. Assim, saber como aumentar as vendas no início do ano é um desafio.
Porém, mesmo com clientes moderando os gastos, é possível adotar estratégias para incentivar as compras e reduzir a queda no faturamento. Afinal, apenas lamentar a época de “vacas magras” não adianta, certo?
Para te ajudar nessa situação, preparamos dicas práticas de como vender mais no início do ano. A ideia é que sua empresa já comece o novo ciclo em ritmo de crescimento.
8 dicas de como aumentar as vendas no início do ano
Confira agora oito dicas para promover seus produtos e serviços, investir na fidelização da sua base de clientes e assim vender mais no início do ano:
1. Faça queima de estoque e campanhas promocionais
Fazer queima de estoque é uma ótima estratégia para dar saída a produtos sem giro e ainda aumentar as vendas no início do ano.
Assim, os preços atrativos ajudam a aquecer o fluxo de caixa e ainda podem alavancar as vendas de produtos que não fazem parte da queima.
Além disso, você pode pensar em outras ações promocionais, como oferecer cupons de desconto ou um programa de indicações — quando você dá um desconto ou brinde para quem indica seu negócio.
2. Capacite e motive a equipe de vendas
Para aumentar as vendas de uma loja no início do ano, o preparo e engajamento da equipe é fundamental.
Por isso, investir em cursos e treinamentos para o time de vendas nessa época é uma medida que vai trazer resultados imediatos e de longo prazo.
Da mesma forma, é importante que todas as pessoas do setor estejam motivadas a alcançar as metas do período.
Nesse sentido, você ainda pode oferecer incentivos e gratificações especiais, dependendo do seu modelo de negócio e cultura da empresa.
Por último, compartilhar os resultados alcançados também ajuda a aumentar o engajamento do time.
3. Aproveite datas comemorativas
Criar ações temáticas é outra forma de chamar a atenção do público para aumentar as vendas no início do ano.
Para isso, você pode aproveitar datas comemorativas dos meses de janeiro e fevereiro:
- 1 de janeiro — Ano Novo;
- 24/01 — Dia do Aposentado;
- 30/01 — Dia da Saudade
- 14/02 — Dia de São Valentim (em alguns países, se comemora o Dia dos Namorados nessa data).
Lembrando que o Carnaval também pode cair em fevereiro, dependendo do ano.
Assim, você pode aproveitar essas datas comemorativas, assim como datas regionais, para enviar mensagens à sua base de clientes e informar sobre as novidades.
Além disso, vale fazer uma decoração especial e lançar promoções para atrair um maior fluxo de clientes.
4. Invista na fidelização de clientes
Apostar no público que já comprou do seu negócio é outra estratégia para aumentar as vendas.
Para isso, é necessário conhecer sua clientela para oferecer produtos e/ou serviços mais alinhados às suas necessidades.
Desse modo, também fica mais fácil identificar os canais de comunicação mais eficientes.
Além disso, é válido fazer pesquisas de satisfação no pós-compra e analisar as demandas mais frequentes no atendimento.
Aliás, falando em atendimento, esse também é um ponto fundamental para vender mais, por isso, aposte em melhorias contínuas.
5. Intensifique as ações de marketing
Promover seus produtos ou serviços é fundamental em qualquer época do ano. Logo, se a ideia é aquecer as vendas, vale a pena reforçar as ações de marketing, sempre considerando o perfil do seu público e usando o bom senso.
Então, é hora de dar aquele gás nas postagens e anúncios no Instagram, na sua lista de transmissão pelo WhatsApp e outros canais utilizados na estratégia do negócio.
Essa dica vale tanto para quem tem um negócio físico quanto para quem busca formas de aumentar as vendas de uma loja online.
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6. Fique de olho nas novidades e tendências
Procure se antecipar no lançamento de tendências do seu setor, para atrair mais clientes e assim aumentar as vendas no início do ano.
Afinal, produtos ou serviços novos costumam ter mais demanda, logo, se antecipar nos lançamentos pode ser um diferencial do seu negócio frente à concorrência.
Então, para ficar por dentro das novidades, busque relatórios do seu segmento e matérias em sites e revistas especializados.
7. Ofereça diferentes formas de pagamento
Oferecer várias formas de pagamento é uma estratégia simples e eficaz que pode ajudar a vender mais.
Desse modo, você pode vender no boleto parcelado, por exemplo, permitindo que clientes sem cartão de crédito ou limite disponível aproveitem o pagamento a prazo.
Aliás, sabia que o Pix já é o meio de pagamento mais usado no Brasil? Sendo assim, aceitar esse tipo de transferência é importante para vender mais.
8. Mantenha uma gestão de estoque eficiente
Cuidar da gestão de estoque no início do ano também pode ajudar a vender mais, garantindo que as mercadorias com demanda constante não faltem.
Do mesmo modo, você pode articular uma estratégia para dar saída ao que sobrou das festas de fim de ano e fazer promoções para atrair mais público.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Conte com a Cora para aumentar as vendas no início do ano
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Assim, na Cora você aproveita uma conta empresarial livre de taxas com emissão gratuita e ilimitada de boletos, incluindo boleto parcelado.
Além disso, a Cora não cobra taxas no Pix PJ, para que você aceite esse meio de pagamento sem nenhum custo adicional.
Outros benefícios da conta Cora são a gestão de cobrança e os Perfis de Acesso, funções que simplificam a gestão financeira da sua empresa.
Com essas facilidades, sobre mais tempo para investir em estratégias para vender mais.Esperamos de verdade que as dicas de como aumentar as vendas no início do ano façam a diferença na receita do seu negócio. E você também pode gostar do conteúdo que ensina como criar um site de vendas.