Analisar algumas métricas faz parte da rotina diária de quem empreende e saber calcular ROI é importante para conseguir medir os resultados pelos esforços tidos nas ações comerciais e de marketing.
Quando se olha para o financeiro da empresa, o retorno sobre o investimento – tradução para Return Over Investment da sigla ROI – é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.
E se você conheceu essa sigla recentemente, pode até se assustar por parecer um pouco confuso chegar a esse dado. Mas para que você entenda a importância dessa análise e como ela pode ser mais simples do que você imagina, este conteúdo irá te ensinar a fazer esse cálculo, além de esclarecer os dados que você precisa ter para isso. Continue por aqui e boa leitura.
O que é ROI?
Como já mencionado, ROI é a abreviação em inglês de “Return Over Investment”, que em tradução livre é “Retorno Sobre Investimento”. Este é um indicador gerencial muito usado usado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado, que pode ser positivo ou negativo.
É uma métrica muito usada principalmente para a área de marketing quando se fala em anúncios de google, facebook e outros canais. Com base nele, é possível planejar metas centradas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais de venda.
Como o ROI é indicado para situações de investimento em que existe uma correlação direta de entrada e saída, é importante saber que, caso haja mais de uma entrada e mais de uma saída de recursos, os valores precisam ser somados para permitir o cálculo dessa correlação.
O mais legal de se usar o ROI, é que você conseguirá ter muito mais precisão na sua estratégia de negócio e fundamentos reais, sem ficar dependente de achismos.
Como calcular o ROI?
Mas indo direto ao motivo que te trouxe até aqui, agora é hora de aprender a fórmula básica de como calcular o ROI e chegar ao dado exato do retorno sobre o investimento feito em alguma ação da sua empresa.
Para a fórmula, você vai precisar usar as seguintes informações:
- Custo do investimento da ação
- Receita conquistada com a ação
Vamos usar o seguinte exemplo: sua empresa investiu R$20 mil em uma campanha de Google e, ao analisar o resultado disso, chegou ao dado de receita de R$150 mil.
Assim, para conhecer o ROI, é necessário aplicar a seguinte forma:
- ROI = Receita – Custo / Custo
- ROI = R$150.000,00 – R$20.000,00 / R$20.000,00
- ROI = 6,5
Sendo assim, neste cenário hipotético, o Retorno Sobre o Investimento foi de 6,5 vezes o investimento inicial. Para saber o percentual disso, basta multiplicar esse número por 100.
- 6,5 * 100 = 650%
Simples, não é? Para ficar ainda mais fácil entender a lógica de tudo, confira a seguir uma breve explicação sobre cada dado que faz parte da fórmula.
Custo do investimento
Aqui, o ideal é que se englobe tudo o que a empresa investe para ter a receita como contrapartida. Pode somar o custo de tecnologia, pessoas e recursos financeiros. Quanto mais minuciosa essa busca de custos, mais preciso será o resultado.
Porém, cuidado em não perder muito tempo entendendo os custos, pois isso pode se tornar um fator impeditivo para a análise, complicando demais algumas avaliações que poderiam ser mais rápidas.
Receita
Na receita, considera-se todo o valor financeiro que entra em decorrência do investimento avaliado. Se a análise é de uma campanha de marketing, por exemplo, junte os ganhos decorrentes especificamente da verba alocada para ela.
Lucro do investimento
O valor obtido aqui, excluindo os custos da ação, será considerado o indicador de lucro do investimento. Se o valor for igual a 0, significa que sua ação ficou empatada, ou seja, você lucrou exatamente o que investiu. Se for menor que 0, significa que você gastou mais do que vendeu. Agora, quanto mais acima de 0 for o resultado, mais positivo está o seu resultado.
Alguns investimentos têm um retorno maior que outros por pouco tempo, enquanto outros são sempre lucrativos, mas com um lucro baixo. Decidir o foco da empresa será sempre uma tarefa da gestão.
Para que serve essa métrica?
Agora que você já sabe como calcular o ROI, é hora de entender o porquê essa métrica é importante para uma empresa.
Para potencializar os lucros
Quando se identifica uma boa oportunidade, é possível potencializar os lucros da empresa. O cálculo do ROI serve para garantir que os recursos disponíveis possam ser usados de forma mais assertiva para se lucrar mais investindo menos.
Acompanhar a evolução da empresa
O resultado desse tipo de cálculo é capaz de ampliar o entendimento de quem administra a empresa sobre seu crescimento.
Se o resultado obtido partir do investimento geral na empresa X retorno, fica fácil de entender quanto retorno o negócio dá.
Vale ressaltar que, se você está abrindo uma empresa agora, ou testando uma nova estratégia, pode ser que o número não seja dos melhores. No entanto, caso os valores baixos persistam, é hora de repensar na estratégia e fazer algumas alterações.
Quando se acompanha de perto as variações no ROI, é possível enxergar de forma mais fácil como a empresa evoluiu ao longo do tempo.
Mensurar resultados
Quando se mensura esse tipo de informação objetiva, a correlação fica clara, podendo-se verificar se os resultados foram bons ou se podem melhorar.
Por isso, ter um controle financeiro é essencial para que os dados de custo e receita estejam disponíveis para fazer o cálculo do ROI.
Fazer esse tipo de análise pode até parecer complicado, mas é extremamente importante para conseguir guiar ações assertivas e que deem bons resultados.
Lembre-se que, quanto mais informações você tiver sobre receita e custo, maior será a precisão da análise do ROI.