Quem tem um negócio precisa saber como calcular o ticket médio, afinal, se trata de um indicador importante para entender o valor médio das vendas por cliente.
E isso é fundamental para conhecer o comportamento dos consumidores e acompanhar o faturamento do negócio. Além disso, é uma forma de identificar oportunidades com o objetivo de aprimorar ainda mais o crescimento da empresa.
Leia também: O que é diferencial competitivo e como descobrir o da sua empresa?
Quer saber mais sobre o ticket médio, a sua importância e aprender a calculá-lo? A dica é ler este artigo até o final e conferir as informações sobre o assunto.
O que é ticket médio?
O ticket médio se trata do indicador de desempenho que fornece o valor médio de vendas por cliente em um determinado período.
É necessário ter em mente alguns pontos para se fazer uma boa análise:
• Não existe um ticket médio ideal para todas as empresas: depende do nicho de mercado e do modelo de negócio;
• O ticket médio não deve ser analisado isoladamente: é importante ter um histórico do indicador para comparação interna e identificação de períodos de sazonalidade;
• Para tirar conclusões corretas, é preciso avaliar o ticket médio junto de outros indicadores de acordo com os objetivos da empresa.
Por que é importante acompanhar o ticket médio?
O ticket médio é importante para avaliar o sucesso das estratégias de vendas implementadas pela empresa. Não basta apenas olhar para a quantidade de vendas totais, afinal, também é preciso considerar a receita que está sendo gerada.
Leia também: Como ter sucesso com produtos de preço baixo e alto volume
Trata-se de uma forma de acompanhar o real desempenho das vendas e como isso impacta a saúde financeira organizacional.
Outro ponto importante é o fato de que o ticket médio revela o quanto os clientes estão dispostos a gastar com o seu produto ou serviço. Portanto, ele é fundamental para tomar decisões estratégicas e baseadas em dados a fim de garantir lucratividade.
Como calcular o ticket médio?
O cálculo do ticket médio é simples. Basta dividir o faturamento total pela quantidade de vendas realizadas no período que está sendo analisado.
Vamos a um exemplo: imagine que uma loja de acessórios para cachorros realizou 20 vendas ao longo de um mês e alcançou um faturamento de R$ 3.000,00. Ao fazer a conta, chegamos a um ticket médio de R$ 150,00.
Um ponto interessante na hora de calcular o ticket médio é o fato de que o mesmo pode ser analisado como um todo ou de forma segmentada, por exemplo, de acordo com canais de venda, categorias de produtos, campanhas etc.
Como aumentar o ticket médio do negócio?
Agora que você já aprendeu como calcular o ticket médio, é importante conhecer algumas estratégias para aumentar este indicador. Afinal, quanto maior, melhor!
1. Crie ações promocionais
Uma forma de estimular as vendas é utilizar datas sazonais ou campanhas internas para gerar uma ação promocional e incentivar o cliente à compra.
De acordo com o segmento do negócio, é possível aproveitar momentos como Natal, Dia das Mães, Páscoa, entre outros ao longo do ano para criar algo novo e chamar a atenção.
Outras ideias incluem:
• Oferecer benefícios exclusivos, como frete grátis ou brindes;
• Fazer descontos progressivos;
• Criar um programa de indicação;
• Montar kits promocionais.
2. Amplie o portfólio de produtos/serviços
Conheça muito bem o seu público-alvo para oferecer diferentes tipos de produtos ou serviços que atendam às suas necessidades e sejam realmente atrativos.
Mas lembre-se de que o valor agregado deve estar muito atrelado à qualidade, caso contrário, a diversificação pode acabar tendo o efeito contrário.
3. Ofereça um atendimento humanizado e eficaz
O bom atendimento faz toda a diferença quando o assunto é aumentar as vendas. Todo cliente deseja se sentir especial e ter as suas dúvidas solucionadas rapidamente.
Por isso, é importante treinar o time de atendimento para que seja capaz de solucionar as questões levantadas pelo consumidor, oferecer as melhores opções de produtos e/ou serviços de acordo com as suas necessidades e ser capaz de atender as expectativas.
4. Invista na fidelização
É muito mais barato investir em clientes atuais do que atrair novos, por isso, é importante ter estratégias de fidelização realmente eficazes.
As pessoas que já se relacionaram com a sua marca em algum momento querem se sentir especiais. Portanto, crie programas de fidelidade e ofereça benefícios exclusivos para fomentar essa relação e incentivar a recompra e a indicação.
Leia também: 7 passos para criar um programa de fidelidade para sua empresa
5. Ofereça várias formas de pagamento
Nem todo mundo se dá conta de que oferecer mais opções de formas de pagamento é fundamental para aumentar as vendas, principalmente em casos de compras mais caras.
Ao flexibilizar o pagamento, você aumenta o poder de compra, incentivando clientes a realizarem um pedido ainda maior. Hoje, a maioria das lojas já oferece pagamentos em Pix, boleto bancário, cartão de crédito e débito.
Além disso, a possibilidade de pagar com mais de um cartão de crédito, combinar mais de uma forma de pagamento ou realizar o parcelamento sem juros também são práticas atrativas.
Leia também: Como vender pela internet e aumentar seu faturamento
Com todas estas dicas você já sabe como calcular o ticket médio e conhece estratégias para aumentar as suas vendas e, consequentemente, elevar este indicador. Comece agora mesmo a tirar tudo isso do papel para ver a sua empresa crescer!