Sempre que um cliente te pede um orçamento você ainda sente insegurança sobre como cobrar por serviços terceirizados? Se sim, fique tranquilo, pois essa é uma dificuldade comum.O medo de cobrar errado um cliente existe em quase todos os empreendedores, principalmente em momentos em que a economia está em crise. Porém, essa insegurança pode levar você a prestar um serviço a custo desvalorizado e isso não pode acontecer.
Se você não tem uma tabela de precificação pronta, o passo é entender que o preço certo depende de inúmeros fatores. Neste texto, vamos refletir um pouco sobre os principais pontos envolvendo o tema e mostrar para você como cobrar clientes sem erro.
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Dicas para cobrar por serviços terceirizados corretamente
O preço do seu serviço é um aglomerado de fatores, que devem sempre ser considerados na criação do orçamento. Para te ajudar a definir melhor esses pontos, deixamos as dicas abaixo.
Determine o seu salário
Exatamente, o seu salário. Mesmo sendo uma pessoa prestadora de serviços terceirizados, que pode atender mais de uma empresa sem vínculo empregatício, você precisa ter uma renda.
Um dos motivos que leva muitos prestadores de serviço a não crescerem em com suas empresas é o fato de não terem uma meta financeira mensal para ser atingida. Então vivem na instabilidade e nunca sabem realmente quando estão com lucro ou prejuízo.
Dessa forma, é muito importante você determinar uma meta, mas mais do que isso, uma meta alcançável. Se está começando e ainda não tem uma carteira boa de clientes, determinar um salário muito elevado pode ser pouco estratégico.
Conheça os custos de um serviço terceirizado
Antes de elaborar uma proposta para o seu cliente, é necessário pensar em cada um dos custos necessários para que a prestação de serviço ocorra sem prejuízos. Os principais são:
- Salário: vale pesquisar as tabelas em sindicatos para ser ainda mais assertivo com esse valor.
- Benefícios mensais e diários: contabilize adicionais como vale-transporte, auxílio-alimentação (vales, cesta básica, etc.), assistência médica e direitos trabalhistas. Lembre-se de que muitas dessas cobranças se aplicam apenas em contratos onde o prestador de serviço trabalha alocado na empresa contratante.
- Insumos: são os gastos com uniformes, equipamentos, EPIs e outros materiais necessários para a prestação do serviço.
- Encargos sociais e trabalhistas: dependendo do tipo de contrato, é direito do profissional terceirizado cobrar por encargos como INSS, FGTS, seguros, etc.
- Adicionais legais: aqui você inclui o 13º Salário e adicional de férias.
- Provisões para rescisão: são os valores pagos pelo contratante em caso de rescisão contratual. Essas taxas incluem todas as multas contratuais, aviso prévio, etc.
Para que você inclua todos os custos corretamente, indicamos que procure um contador e um advogado da sua confiança para que eles analisem o contrato e possam te orientar da melhor maneira.
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Saiba quanto vale a sua hora trabalhada
Com o valor do salário traçado, é preciso calcular o preço da sua hora trabalhada. Esse cálculo é feito sobre o seu salário, as despesas que têm no mês e a carga horária mensal.
Imagine que você projetou um salário mensal de R$ 2.500, tem um total despesas fixas e variáveis na empresa de R$ 500,00 e trabalhará 160 horas por mês, que é o equivalente a uma carga horária de 8 horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira.
O cálculo da sua hora trabalhada então seria:
Hora trabalhada = (2500 + 500) / 160
Hora trabalhada = 3000/160
Hora trabalhada = R$ 18,75
A partir do valor da hora definido, basta multiplicar pela quantidade de horas necessárias para a realização do serviço terceirizado.
Analise a concorrência
No de saber quanto cobrar por serviços terceirizados, você precisa considerar o fluxo do mercado. Valores muito acima ou muito abaixo da sua concorrência, certamente desvalorizarão a sua empresa.
Essa análise precisa ser feita a cada trimestre ou, no máximo, semestralmente. Também considere as ações sazonais, como a Black Friday, para oferecer descontos para o cliente, sem perder competitividade para seus concorrentes.
Crie pacotes e promoções
A oferta é muito importante na hora de negociar um serviço terceirizado. Lembre-se que o valor precisa existir para você e para o seu cliente. Os dois precisam ganhar!
Então crie ofertas atrativas. Gere descontos, faça pacotes especiais, crie ações promocionais e tudo mais o que for necessário para atrair e fidelizar clientes.
Firme todos os acordos em contrato
É mais que válido firmar todos os acordos em um contrato. Dessa forma, você evita dores de cabeça e garante a cobrança, caso se depare com clientes inadimplentes.
No contrato, detalhe todas as informações relevantes para a prestação de serviço, como valores, prazos, formas de pagamentos e parcelamentos, caso tenha combinado vendas a prazo.
De preferência, registre o contrato em cartório. Assim, o documento passa a ter valor legal e você consegue recorrer ao código de defesa do consumidor com mais embasamento.
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Etapas de negociação de serviços terceirizados
Etapa 1: comece pela precificação do seu serviço
Para determinar os tipos de serviços prestados, o custo médio de cada um deles, a margem de lucros e outros detalhes de composição de preço, indicamos que você tenha uma tabela de precificação com todos esses detalhes organizados. Isso agiliza muito mais a resposta para o cliente, além de reduzir o risco de erro.
Passo 2: elabore o orçamento e encaminhe para o cliente
Com o valor definido, monte um orçamento com toda a proposta detalhada. Como empresa contratada, você precisa deixar claro para o seu cliente todas as informações importantes envolvendo a prestação de serviço, como os materiais necessários, a mão de obra auxiliar (se o serviço exigir), normas e protocolos a serem seguidos, dentre outros.
Passo 3: formalize a negociação por meio de um contrato de prestação de serviço
Com o orçamento aprovado, monte o contrato de prestação de serviços terceirizados, considerando os detalhes acertados e negociados na proposta.
Caso seja necessário, faça o registro desse documento em cartório. Hoje já contamos com algumas plataformas digitais de assinatura de contrato que também tem validade jurídica.