Sabendo como cobrar por WhatsApp, você tem à disposição um canal de grande alcance e baixo custo para combater a inadimplência na sua empresa.
Até porque, mais de 96% da população brasileira é usuária ativa do WhatsApp, segundo o portal Statista. Portanto, este é um canal que não deve ficar de fora das estratégias de comunicação de um negócio, inclusive na hora de cobrar.
Sem falar que as mensagens de texto pelo aplicativo são mais amigáveis para a clientela, comparando às ligações telefônicas, por exemplo. Daí as chances de alcançar a pessoa inadimplente para resolver o problema aumentam.
Logo, não faltam motivos para aprender como cobrar por WhatsApp, no sentido de conhecer boas práticas, modelos de mensagem e uma ferramenta para fazer o envio da conta PJ. Tudo isso você encontrará no post que preparamos.
Como cobrar por WhatsApp: boas práticas
Existem práticas recomendadas para saber como cobrar por WhatsApp educadamente, que apresentaremos na sequência.
Com elas, além de respeitar os direitos do consumidor, a probabilidade de recuperar os valores em atraso é maior. Confira agora as dicas para fazer cobranças via WhatsApp:
Mantenha uma comunicação respeitosa
As mensagens de cobrança via WhatsApp devem ser respeitosas, sempre. Aliás, isso se aplica a qualquer canal e comunicação com clientes.
Para tal, use sempre saudações cordiais no início e no final de cada mensagem. Além disso, tome cuidado com frases muito diretas que possam parecer agressivas.
Identifique-se
É indispensável que a empresa se identifique ao iniciar o contato via WhatsApp para cobrança. Informe ainda o nome da pessoa responsável pela cobrança, se for o caso.
Também é preciso certificar-se de que o número contatado é mesmo do cliente inadimplente. Outro cuidado é verificar se o cliente aceitou receber comunicações por esse canal ao fornecer seu número no cadastro.
Informe os dados da cobrança
As informações sobre a dívida cobrada precisam ser claras. Isso inclui: valor, data de vencimento e descrição do produto ou serviço, no mínimo.
Envie mensagens objetivas
As mensagens de cobrança por WhatsApp devem ser objetivas, sem frases que confundam o cliente.
Sendo assim, é preciso ter clareza e objetividade ao passar as informações, porém mantendo a cordialidade.
Facilite o pagamento
Indique as formas de pagamento disponíveis, como boleto, Pix e link de pagamento. E, se possível, ofereça alternativas como alterar o prazo, renegociar juros ou multas, ou parcelar o valor total.
Mostre disposição para ajudar
Ofereça assistência para solucionar o problema e esclarecer dúvidas do cliente devedor. Dê a opção de reenviar o código, boleto ou link, se preciso.
Cuidado com o horário e frequência
Envie as mensagens durante o horário comercial, preferencialmente. E tome cuidado para não enviar mensagens em excesso, num curto intervalo.
Respeitar horários e frequência é necessário para a cobrança não se caracterizar como abusiva.
Leia mais | Como cobrar um cliente que não paga: dicas e exemplos de mensagens
Como cobrar por WhatsApp: modelos de mensagem
Dúvidas sobre como redigir as mensagens é uma dificuldade que pode surgir quando se pensa em como cobrar por WhatsApp.
Aqui, você pode usar alguns modelos como referência, fazendo as adaptações necessárias conforme a perfil da sua empresa.
Também é recomendável personalizar ao máximo as mensagens, para não soar impessoal e facilitar a conexão com o cliente.
Dito isso, seguem alguns modelos de mensagem para cobrar clientes pelo WhatsApp:
Aviso de vencimento
O lembrete de vencimento por WhatsApp pode ser enviado no dia seguinte ao vencimento da cobrança. Ou ainda, quando o período de atraso for menor que 15 dias.
Olá, [nome do cliente]. Tudo bem?
Meu nome é [ ], falo em nome da empresa [ ].
Esta mensagem é para lembrar que seu boleto referente a [produto ou serviço], no valor de [R$], venceu em [data do vencimento]. Porém, ainda não identificamos o pagamento. Houve algum problema?
Estamos enviando o código de barras para facilitar o pagamento. Você também pode pagar via Pix, se preferir.
De todo modo, estamos aqui para qualquer dúvida ou dificuldade que você tiver. Conte conosco!
Mensagem de cobrança
O modelo a seguir pode ser adaptado para cobranças com atraso superior a 15 dias.
Olá, [nome do cliente]. Tudo bem?
Estamos entrando em contato novamente porque ainda não identificamos o pagamento referente a [identificação da cobrança]. Seu boleto no valor de [R$] venceu em [data].
Você está com alguma dificuldade? Podemos inclusive negociar o prazo e a forma de pagamento, se precisar.
Lembramos que você também pode pagar com Pix, se preferir. Segue o código de barras do boleto:
Seguimos à disposição!
Mensagem de cobrança com alerta de possível negativação
Este modelo pode ser utilizado para cobranças vencidas há 30 dias ou mais (conforme a régua de cobrança do seu negócio).
Aqui, a mensagem tem um tom mais formal e alerta o cliente sobre as consequências de não regularizar o pagamento.
Olá, [nome do cliente], como está?
Infelizmente, não identificamos o pagamento da sua compra realizada em [data], no valor de [R$], referente a [produto ou serviço].
Por isso, se o pagamento não for regularizado em até [x] dias, teremos que informar o problema aos órgãos de proteção ao crédito.
A boa notícia é que você ainda pode regularizar sua situação! Entre em contato com a nossa equipe para negociarmos um acordo e ajudar você a quitar sua dívida.
Estamos à disposição!
Leia mais | O que fazer com clientes inadimplentes: 7 dicas
Itens básicos para cobrar por WhatsApp
Além dos modelos anteriores, você pode usar os pontos abaixo para cobrar por WhatsApp usando mensagens:
- Cumprimente o cliente;
- Identifique-se (informe o nome da empresa);
- Apresente o motivo do contato (atraso no pagamento);
- Detalhe o valor da dívida, vencimento, opções de quitação e consequências da inadimplência;
- Inclua um aviso sobre a disponibilidade da empresa para prestar informações adicionais e/ou negociar o débito;
- Termine com uma despedida cordial.
A Cora te ajuda a cobrar por WhatsApp
Clientes do plano Cora Pro poderão enviar notificações de cobrança via WhatsApp. A funcionalidade estará disponível para cobrança via Pix, boleto tradicional, parcelado e recorrente.
Inclusive, as mensagens serão enviadas por um número com o selo verificado, passando mais segurança e profissionalismo.
Essa é mais uma novidade pensada para simplificar suas cobranças e ajudar a combater a inadimplência no seu negócio.
Esperamos que o conteúdo tenha solucionado suas dúvidas sobre como cobrar por WhatsApp.
E fique à vontade para saber mais sobre as notificações de cobrança via WhatsApp na Cora. Até a próxima!