Um dos grandes desafios de quem empreende é descobrir como cobrar um cliente amigo sem prejudicar o relacionamento com a pessoa ao mesmo tempo em que preserva a saúde financeira da empresa.
Pensando em ajudar você a encontrar boas saídas para esse problema, preparamos este artigo com dicas e modelos de mensagens para você usar na comunicação do seu negócio. Confira!
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Como cobrar um cliente amigo e não prejudicar a relação com ele? Orientações práticas
Se cobrar consumidores já é algo delicado, quando o indivíduo em questão é alguém com quem você tem uma conexão próxima, esse assunto se torna ainda mais desafiador.
Negócios entre amigos são excelentes formas de fortalecer a sua empresa, sobretudo se ela ainda é nova no mercado. Porém, essas trocas precisam ser benéficas para ambos os lados.
O que queremos dizer é que, por mais difícil que seja, deixar de cobrar uma pessoa que está com uma dívida em aberto não é uma alternativa. Afinal, a inadimplência é algo bastante prejudicial para o equilíbrio financeiro de uma organização.
Por isso, no momento de fazer a sua gestão de cobrança e enviar uma mensagem para um cliente próximo, considere as seguintes dicas:
- Pense nas palavras que serão usadas com calma, preferindo sempre um tom mais gentil e educado.
- Deixe claro logo no início o motivo pelo qual você está entrando em contato e que o objetivo é que vocês consigam resolver esse problema juntos.
- Procure saber e entender o motivo do atraso.
- Pergunte se a pessoa está passando por alguma dificuldade financeira e se vocês podem chegar em um acordo que seja interessante para os dois.
- Estabeleça um prazo máximo para que ela faça o acerto devido.
- Explique o que a falta desse dinheiro pode acarretar para o seu empreendimento, já que alguns clientes não têm a exata dimensão das consequências que um pagamento atrasado pode gerar.
Independentemente dos resultados dessa conversa, jamais:
- Ameace ou ofenda o devedor.
- Faça ligações com alta frequência.
- Difame o amigo ou familiar para conhecidos.
- Utilize as redes sociais para colocar alguém em uma posição constrangedora.
O melhor caminho é sempre o da empatia e do respeito. Caso nada disso funcione, avise calmamente que você precisará utilizar de meios judiciais, dando uma última chance para que a situação seja resolvida.
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Como cobrar um cliente amigo: 5 modelos de mensagens para você se inspirar
Agora que sabemos o que fazer e o que não fazer na hora de realizar uma cobrança de um consumidor amigo inadimplente, vamos aos exemplos de mensagens que você pode se inspirar.
Lembre-se sempre de adequar esses textos à comunicação da sua empresa. Além disso, por mais que a pessoa com quem você esteja conversando seja próxima, o ideal é utilizar um tom leve, mas cordial, já que se trata de uma troca profissional.
Confira, a seguir, algumas ideias:
- “Oi, [nome da pessoa]! Tudo bem?
Estou enviando esta mensagem porque percebi que você ainda não fez o acerto referente ao [serviço prestado ou produto comprado].
Queria saber se aconteceu algum problema na hora de realizar o pagamento e se eu posso ajudar de alguma forma.
Acho que combinamos que o prazo máximo era até dia [data do prazo], certo? Se precisar de mais tempo, me avise que eu gero novamente o boleto com a nova data.
Aguardo você me dizer para a gente combinar os próximos passos juntos!”
- “Oi, [nome da pessoa]! Tudo bem?
Estou enviando esta mensagem porque acredito que você ainda não fez o pagamento do [serviço prestado ou produto comprado], certo?
Se você se esqueceu ou teve algum problema, não se preocupe! Só quero saber o que aconteceu para poder ajudar no que for possível.
O prazo atual é até dia [data do prazo], mas posso aumentá-lo caso isso facilite para você, ok?
Espero o seu retorno para a gente decidir os melhores caminhos!”
- “Oi, [nome da pessoa]! Tudo bem?
Esta mensagem é só para lembrar você sobre um pagamento que ainda está em aberto aqui comigo, referente ao [serviço prestado ou produto comprado].
Se você está passando por alguma dificuldade para fazer o acerto, por favor, me avise! Posso ajudar, quem sabe, aumentando o prazo do boleto que eu gerei pra você, ok?
Vamos conversando para que a gente encontre juntos a melhor solução. Como sabe, você é um cliente muito especial para mim!”
- “Oi, [nome da pessoa]! Tudo bem?
Estava fazendo o levantamento dos últimos pagamentos e percebi que você ainda não fez o acerto do [serviço prestado ou produto comprado], né?
Acredito que aquele prazo que tínhamos combinado antes passou, mas podemos negociar um novo para facilitar pra você. O que acha?
Só preciso da sua resposta o quanto antes para eu me programar por aqui com as contas da empresa.”
- “Oi, [nome da pessoa]! Tudo bem?
Estou enviando esta mensagem para confirmar com você uma informação: acredito que você ainda não fez o pagamento do [serviço prestado ou produto comprado], certo?
Caso você tenha se esquecido ou está com alguma dificuldade, me avise! Podemos combinar um novo prazo para você conseguir fazer o acerto com mais tranquilidade. Aguardo o seu retorno para combinarmos isso juntos!”
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Como a Cora pode ajudar você a cobrar os clientes com mais praticidade?
Você sabia que quem possui uma conta PJ na Cora conta com uma ferramenta que pode ajudar, e muito, nesse processo de cobranças? Vamos falar mais sobre ela agora mesmo!
Entre as muitas funcionalidades disponíveis gratuitamente no nosso aplicativo, está a chamada notificação de cobrança.
Com ela, é possível programar envios automáticos de mensagens e boletos para os consumidores via e-mail. Dessa forma, você evita o desconforto de ter que pensar em textos para cobrar pessoas próximas e ainda automatiza esse processo, ganhando mais tempo para cuidar de outros processos.
Outros benefícios dessa ferramenta incluem a redução da inadimplência e a criação de uma comunicação mais profissional para o seu negócio. O que está esperando para experimentá-la?
Agora você já sabe como cobrar um amigo educadamente por mensagem. Mas se você tiver alguma dúvida ou dificuldade, seguimos à disposição!
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