Quando falamos sobre conquistar mais vendas, aprender como dar desconto em porcentagem de forma assertiva é um tópico interessante para atrair novos consumidores.
Isso porque a promoção deve ser planejada para chamar a atenção dos clientes, mas sem prejudicar a saúde financeira da empresa.
Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar você com essa estratégia.
Como calcular porcentagem de desconto?
Antes de tudo, é preciso entender como chegar aos valores finais que seus produtos serão vendidos para os consumidores uma vez que você dê uma porcentagem de desconto.
Para fazer este cálculo, basta pegar o valor cheio (V) e multiplicar pela porcentagem oferecida (%) para descobrir o valor que será descontado (Vd). Em seguida, pegue o V e subtraia pelo Vd para chegar ao valor final com desconto (Vf).
A fórmula, então, fica assim:
- 1º passo: V x % = Vd
- 2º passo: V – Vd = Vf
Portanto, é o Vf que você deve levar em consideração na hora de avaliar quanto deverá ser vendido para que você consiga obter lucros. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.
É importante lembrar que os descontos mais comuns giram em torno de 5%, 10% e 15%, o que facilita bastante na hora de fazer essas contas.
Leia também | Como dar desconto sem ficar no prejuízo: 7 dicas práticas
Como dar desconto em porcentagem e manter os lucros do negócio?
Conforme falamos no início deste artigo, as promoções são uma excelente estratégia para potencializar as vendas da sua organização. Isso vale tanto para atrair clientes que já conhecem a sua marca, quanto para os que estão chegando agora.
Afinal, quem não gosta de receber um benefício na hora de adquirir um produto ou serviço, não é mesmo? Esse é, inclusive, um caminho muito utilizado para quebrar uma objeção comum das pessoas, ou seja: “Eu gostaria de comprar isso, mas estou sem dinheiro no momento.”
Ao oferecer descontos, você pode investir em comunicações que despertem o senso de urgência nos consumidores. Deixe claro, por exemplo, que essa é uma oportunidade única e que tem prazo de validade.
Por outro lado, é essencial que o planejamento dessas ações seja feito de forma a evitar prejuízos para o seu negócio. Para isso, primeiro, é preciso saber como é feita a precificação de produtos e serviços.
Leia também | Como calcular o preço de venda dos seus produtos e serviços? Entenda
Como um produto é precificado?
O processo de precificação de produtos inclui, basicamente, três etapas. São elas:
- Somatória de todos os custos associados a eles, incluindo material, mão de obra e tempo de trabalho;
- Inclusão dos tributos que precisam ser contabilizados no preço final do item;
- Acréscimo do quanto você deseja lucrar em cima de cada venda.
Exemplo: vamos supor que, para produzir um calçado, o custo seja R$ 55. Se você pretende lucrar 50% sobre esse valor, então é preciso vendê-lo a R$ 82,5 (a cada item vendido, você vai ganhar R$ 27,5).
Porém, antes de colocar o preço final na etiqueta, como pontuamos, é preciso considerar os tributos. Se eles resultarem em uma alíquota final de 20%, o valor do produto sobe para R$ 99.
Como dar desconto em porcentagem na prática?
Agora que exploramos esse passo a passo, é possível entender com mais detalhes como dar desconto em porcentagem sem afetar a saúde financeira da empresa.
Vamos imaginar novamente que você esteja comercializando sapatos a R$ 99 e deseja subir o seu número de vendas. Para tanto, começa a oferecer um desconto de 10% para seus clientes. Assim, o preço da etiqueta passa a ser R$ 89.
Nesse caso, a cada produto vendido, você irá lucrar R$ 16,2 – subtraímos o valor dos tributos (-20%) e de produção do calçado (-R$ 55), que não mudam.
Com esse número em mãos, você consegue calcular quantas vendas precisará fazer no mês para aumentar o seu lucro dentro das suas projeções.
Por fim, uma vez que você descubra qual será esse volume, analise se de fato o seu empreendimento terá condições de bater essa meta. Afinal, ao aplicar este desconto, você está reduzindo sua margem de lucro.
O que considerar na hora de dar desconto em porcentagem?
Antes de sair baixando os preços dos seus produtos, é preciso considerar alguns fatores internos e externos ao negócio. Afinal, o comportamento de compra dos consumidores muda de acordo com o contexto econômico da época, entre outros fatores.
Avalie, portanto:
- Quantos negócios foram fechados nos últimos meses?
- Como está a economia do País e o comportamento do público diante disso? As pessoas estão mais econômicas ou mais propensas a fazer compras?
- Existe alguma data sazonal próxima que “justifique” os descontos, como Dia das Mães, Black Friday, Páscoa, etc?
- Sua organização está conseguindo atingir mais usuários pelos canais de comunicação utilizados?
- Sua equipe está preparada para realizar abordagens um pouco mais agressivas?
- Seus clientes estão indicando a sua marca para conhecidos?
Considerando estes pontos, sabendo como precificar seu produto, entendendo melhor sua margem de lucro, fica mais fácil conseguir saber como dar desconto em porcentagem e planejar suas promoções com mais assertividade.
E melhor, garantindo que elas sejam vantajosas tanto para os consumidores, quanto para a sua empresa.
Um alerta final: jamais aumente o preço dos seus produtos ou serviços para só depois disponibilizar um desconto. Essa é uma prática abusiva e que, uma vez percebida pelo público, afeta consideravelmente a sua reputação.
Leia mais | O que é ticket médio e por que você deve ficar de olho nele
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