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Como reduzir o índice de inadimplência na sua empresa

29 de março de 2023
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Saber como diminuir a inadimplência e seu impacto negativo nas finanças da empresa é um dos principais desafios de quem empreende, ainda mais quando o negócio está começando.

Isso porque se o dinheiro de uma venda não entra na data programada, o fluxo de caixa fica prejudicado, podendo dificultar o pagamento de fornecedores e outras despesas.

E se o negócio não tem capital de giro suficiente para cobrir os atrasos, ou ainda possui uma receita limitada, saber como diminuir a inadimplência de clientes pode ser uma questão de sobrevivência.

Por isso, preparamos algumas dicas práticas para você enfrentar esse problema no seu negócio e manter o fluxo de caixa positivo, sem desgastar o relacionamento com a clientela.

8 dicas de como reduzir a inadimplência

As dicas de como reduzir a inadimplência que você confere a seguir incluem desde medidas para conceder crédito com menos risco até ações para ter uma cobrança mais eficiente e ágil, confira:

1. Tenha critérios para conceder crédito

Oferecer diferentes opções de pagamento e facilidades como vender no boleto parcelado ou carnê podem ajudar a faturar mais.

Entretanto, é recomendável ter critérios para oferecer crédito a clientes, como consultar o CPF ou CNPJ em órgãos de proteção ao crédito.

Dessa forma, você consegue filtrar clientes com menos risco de inadimplência na hora de vender a prazo, agindo preventivamente.

2. Adote uma régua de cobrança

A régua de cobrança é um fluxo de comunicação padronizado com clientes. Desse modo, você tem um roteiro que inclui desde a pré-cobrança (antes do vencimento do débito) até a quitação da dívida.

Daí você pode definir o envio de um lembrete dois dias antes do vencimento, por exemplo, na etapa de pré-cobrança. 

Já a fase de cobrança pode incluir mensagens com textos que mudam o tom conforme o tempo de atraso. Logo, quanto maior o tempo de atraso, mais sério e formal é o tom, mas sem perder a cordialidade.

Da mesma forma, a régua de cobrança pode determinar quais canais de comunicação usar em cada etapa, como enviar e-mails de cobrança ou fazer a cobrança por WhatsApp.

 

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3. Considere a automação

Além de definir uma régua de cobrança, é recomendável adotar um sistema automatizado para ganhar tempo e eficiência no controle da inadimplência.

Pois, com o auxílio da tecnologia, você pode configurar notificações automáticas de cobrança, num processo bem mais ágil do que enviar lembrete de vencimento para cliente manual, por exemplo.

Aliás, com a conta Cora sem tarifas você ganha acesso régua de cobrança Cora, que permite configurar lembretes de automáticos de vencimento, entre outros benefícios.

4. Incentive os pagamentos no prazo

Incentivar clientes a pagar em dia também pode contribuir com a redução da inadimplência. 

Para isso, você pode oferecer descontos, bônus para as próximas compras ou até pontos para trocar por recompensas a quem paga no prazo.

5. Mantenha a cordialidade nas cobranças

Manter uma comunicação amigável, mesmo quando o tempo de atraso for maior, também é importante para saber como lidar com clientes inadimplentes.

Por isso, ainda que o tom da mensagem precise ficar mais sério e formal, informando inclusive sobre as consequências da inadimplência, o respeito e a abertura ao diálogo devem permanecer.

Inclusive, vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor proíbe práticas de cobrança que exponham a pessoa cliente a constrangimento, ameaça ou ridicularização.

6. Ofereça opções de negociação

Demonstrar empatia e disposição em ajudar a pessoa cliente a quitar a dívida aumentam as chances de sucesso na cobrança.

Por isso, busque formas de facilitar o pagamento, como parcelar o valor total em aberto ou oferece desconto nos encargos por atraso para pagamento à vista.

Dessa forma, além de reduzir a inadimplência, você também pode evitar o desgase do relacionamento com clientes, preservando a imagem da empresa.

Leia mais | 3 dicas para fazer um controle de pagamento de clientes eficiente

7. Mantenha o cadastro de clientes atualizado

Para colocar as estratégias de cobrança em prática, o primeiro passo é contactar a pessoa cliente, certo?

Sendo assim, é essencial manter sua base de dados de clientes atualizada, com diferentes canais de contato, se possível (e-mail, telefone, WhatsApp, etc.).

Portanto, fica a dica: não espere ter que cobrar clientes para saber se os meios de contato ainda funcionam — faça atualizações periódicas.

 

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8. Conheça as ações de cobrança aplicáveis

Embora seja recomendável priorizar a cobrança amigável, é importante conhecer todas as ações possíveis para recuperar valores não quitados.

Nesse contexto, uma das opções é o protesto em cartório, que normalmente não traz custos para quem protesta a dívida, pois o pagamento de encargos cabe à pessoa devedora.

Em casos extremos, a empresa pode considerar a cobrança judicial de uma dívida. Porém, por ser um processo que traz despesas, além de ser demorado, é preciso avaliar bem se o valor da dívida compensa os custos envolvidos.

Leia mais | Como a régua de cobrança da Cora pode te ajudar a reduzir a inadimplência da sua empresa

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Além disso, você pode configurar lembretes de cobrança automáticos para agir preventivamente no combate à inadimplência.

E tem mais: é possível incluir descontos nos boletos emitidos pela Cora, para incentivar o pagamento no prazo. Da mesma forma, você pode acrescentar juros e multa no boleto, se quiser.

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Esperamos que este post sirva como um guia prático de como diminuir a inadimplência no seu negócio. 

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Por Equipe Cora
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