Saber como economizar dinheiro na empresa é fundamental para garantir a sustentabilidade financeira de qualquer negócio.
Em alguns momentos, fatores externos, como crises econômicas e a inflação podem impactar as contas, tornando ainda mais urgente encontrar formas de reduzir os custos.
Quem empreende sabe como esse processo pode ser complexo, por isso, é importante contar com uma rotina financeira organizada para evitar imprevistos e prejuízos. Mas, além disso, é possível implementar algumas estratégias a fim de economizar dinheiro.
Quer saber quais são? Então, leia este artigo até o final.
1. Identificar as fontes de desperdício
Um dos primeiros pontos para economizar dinheiro na sua empresa é ser capaz de identificar os gargalos financeiros.
Para isso, é importante acompanhar o fluxo de caixa, que demonstra o comportamento das movimentações financeiras do negócio
Só assim será possível traçar estratégias realmente eficazes e capazes de otimizar os processos a fim de reduzir as despesas que estão muito altas.
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2. Automatizar processos
Algumas tarefas que precisam ser realizadas diariamente são repetitivas e puramente operacionais. Por isso, ao automatizar certos processos é possível ganhar tempo e reduzir custos.
Em todos os departamentos de uma empresa é viável utilizar a tecnologia para automatizar determinadas funções e, assim, garantir que os colaboradores tenham mais tempo para atuar estrategicamente.
3. Revisar os fornecedores
Em alguns casos, de tempos em tempos é válido reavaliar a sua lista de fornecedores por meio de uma pesquisa de mercado. Dessa forma, você tem certeza de que está com os melhores parceiros em termos de custo-benefício.
Mesmo que esteja satisfeito com os serviços dos fornecedores atuais, vale a pena fazer essa análise para, quem sabe, conseguir negociar ou até mesmo mudar de fornecedor para reduzir algumas despesas.
4. Criar uma política de home office
Não é novidade nenhuma que o home office é vantajoso por diversos motivos, tanto para a empresa como para os colaboradores.
Se você está pensando em como economizar dinheiro na empresa, este é um ótimo caminho.
O home office reduz despesas com aluguel, luz, água, internet, mobiliário, entre outros custos indispensáveis (e bem altos) quando todos os funcionários trabalham presencialmente.
É claro que o trabalho remoto exige alguns investimentos também, mas com certeza são menores do que o contexto presencial.
5. Terceirizar funções
A terceirização é outra maneira efetiva de reduzir os custos da sua empresa.
Avalie quais tipos de funções poderiam ser terceirizadas, por exemplo, processo de seleção de novos funcionários, limpeza, segurança, contabilidade, TI, assessoria jurídica, entre outros.
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Após a listagem inicial, analise quanto custaria esse tipo de contratação e compare com as despesas de ter um funcionário interno realizando tais tarefas.
6. Cuidar da rotatividade de colaboradores
A demissão de um funcionário é uma despesa bem alta para as empresas, por isso, cuidar da rotatividade é importante para reduzir os custos.
Garantir um ambiente saudável, lideranças preparadas e benefícios atrativos são algumas das formas de melhorar os índices de turnover a fim de diminuir os gastos com a demissão e contratação de novos profissionais.
7. Incentivar a responsabilidade individual
Determinados custos podem parecer besteira, por exemplo, copos descartáveis. Mas vale a pena considerar tudo isso (dos gastos significativos aos menores) na hora de estruturar as ações para economizar dinheiro na empresa.
Para isso, além das implementações por parte da organização, é recomendado que haja campanhas de incentivo e conscientização para que os próprios colaboradores se empenhem em reduzir desperdícios.
No caso de copos descartáveis, é importante que todos sejam incentivados a ter uma caneca própria. Pode até mesmo ser válido incluir este item no kit de boas-vindas de cada funcionário.
8. Diminuir despesas com luz
Medidas simples podem ser tomadas para reduzir esse tipo de gasto, entre elas:
• Adoção de um sistema de iluminação inteligente;
• Conscientização dos funcionários sobre o uso responsável de energia elétrica;
• Utilização de equipamentos mais econômicos.
9. Motivar os colaboradores
Nem todo mundo se dá conta, mas há uma relação direta entre a motivação e a economia de dinheiro.
Quando os colaboradores estão motivados, tendem a trabalhar mais e melhor. Consequentemente, fazem menos horas extras, garantem melhores resultados e menos custos.
Tendo isso em mente, é recomendado investir em programas de reconhecimento, plano de carreira, benefícios atrativos, treinamentos e outras frentes que contribuam para manter a motivação lá no alto.
10. Evitar atraso em pagamentos
O atraso nos pagamentos gera desorganização financeira, além de acarretar em juros e multas. E isso significa desperdício de dinheiro, não é mesmo?
Por isso, sempre procure fazer os pagamentos em dia e, se tiver algum imprevisto, tente negociar antes do prazo para evitar as multas.
11. Cuidar do estoque
Para as empresas que vendem produtos, o cuidado com o estoque é fundamental.
Quando está grande demais, significa que há capital imobilizado. Por outro lado, um estoque muito pequeno gera desabastecimento e a necessidade de fazer compras em cima da hora, o que é capaz de acarretar em preços mais altos.
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O problema pode ser evitado se houver alinhamento e otimização da gestão de compras, o que garante um controle de estoque adequado.
12. Utilizar a nuvem
A computação na nuvem é uma ótima aliada para reduzir custos, pois proporciona uma estrutura mais organizada e enxuta.
Não é preciso adquirir licenças de um programa para computador, por exemplo. Os softwares na nuvem são mais baratos e simples de usar, permitindo economizar espaço.
Além disso, independentemente do local em que os colaboradores trabalham, todos conseguem ter acesso simultâneo aos documentos e materiais.
13. Ter uma conta digital PJ
As contas jurídicas de bancos tradicionais costumam ser mais burocráticas e ter mais taxas. E isso acaba se tornando um custo alto dependendo do tamanho da empresa.
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Por isso, sempre procure por uma opção de conta digital PJ, que é mais prática e costuma oferecer menos taxas para os clientes. Na Cora, por exemplo, não há:
• Custo de manutenção de conta;
• Limites e taxas na emissão de boletos, Pix ou TED;
• Anuidade no cartão de crédito e débito.
Bastante coisa, né? Mas o lado bom é que, com todas estas dicas, você já sabe por onde começar a traçar um plano para economizar dinheiro na empresa!