Uma dúvida comum para quem usa o Débito Direto Autorizado é sobre como excluir um boleto do DDA, seja por emissão indevida, incorreta ou duplicada.
A propósito, o DDA é um recurso que simplifica a gestão de contas a pagar da empresa, já que ele permite identificar as cobranças emitidas para o CNPJ com praticidade e rapidez, agrupadas em um só lugar.
Mas, e quando você deseja remover um boleto da listagem exibida, como fazer? Continue a leitura para ver o passo a passo de como excluir um boleto do DDA e tirar suas dúvidas sobre o assunto.
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O que é o DDA e como funciona?
O Débito Direto Autorizado (DDA) é um sistema criado para facilitar a localização e a gestão de boletos bancários.
Pois, em vez de ter que esperar o envio do boleto por e-mail, WhatsApp, etc., o DDA centraliza todas as cobranças emitidas para o seu CNPJ, que ficam disponíveis para consulta na conta empresarial.
Mas vale pontuar que o DDA não é um débito automático. Ele apenas mostra os boletos eletronicamente, porém, a decisão de pagá-los ou não continua sendo sua.
Como o DDA funciona, na prática?
O funcionamento do DDA é simples e pode facilitar muito a gestão financeira, evitando que boletos sejam perdidos ou esquecidos. Nesse sentido, o recurso passa pelas seguintes etapas:
1. A instituição financeira identifica boletos emitidos para a sua empresa
Sempre que um boleto for registrado no sistema bancário com os dados do seu CNPJ, ele será automaticamente vinculado ao seu DDA. Desse modo, se você é cliente Cora, poderá consultar seus boletos no app da Cora ou Cora Web, por exemplo.
2. O boleto aparece no seu internet banking ou app
Os boletos registrados no DDA ficam visíveis no aplicativo ou internet banking, organizados em uma lista de cobranças disponíveis para pagamento. Assim, você pode consultar os valores, vencimentos e emissores antes de decidir o que fazer.
3. Você escolhe quais boletos pagar
Diferente do débito automático, o DDA não faz pagamentos de forma automática, como foi citado. Portanto, a decisão de pagar ou não um boleto é sempre sua. Isso garante maior controle financeiro, ao evitar pagamentos indevidos.
4. Se necessário, é possível contestar ou entrar em contato com o emissor
Caso um boleto tenha sido gerado por engano, esteja com erro ou não seja reconhecido, você pode entrar em contato com o emissor para solicitar correções ou o cancelamento. Também é possível acionar o banco para investigar a cobrança em caso de suspeita de fraude.
Porém, as ações acima não são feitas via DDA, e sim contatando o emissor do boleto ou a instituição financeira diretamente.
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Por que excluir um boleto do DDA?
O DDA facilita a visualização e gestão dos boletos emitidos no seu CNPJ. Mas nem sempre um boleto listado ali deve ser pago. Sendo assim, a exclusão de um boleto do DDA pode ser necessária para evitar confusão ou até mesmo um pagamento indevido, em certos casos.
Veja alguns dos principais motivos para querer excluir um boleto do DDA:
Boleto emitido por engano
Erros acontecem. Pode ser que um fornecedor tenha emitido um boleto incorretamente, seja por um valor errado ou um simples erro no sistema. Logo, se esse boleto aparecer no seu DDA, o ideal é entrar em contato com o emissor para verificar o problema antes de realizar qualquer pagamento.
Cobrança indevida ou possível fraude
Infelizmente, fraudes em boletos são uma realidade. Por isso, se um boleto que você não reconhece surgir no DDA, o mais seguro é não autorizar o pagamento. Em seguida, verifique a origem da cobrança com a instituição emissora, para confirmar se o boleto foi gerado indevidamente no seu CNPJ.
Pagamento já realizado
Mesmo após ser pago, um boleto pode continuar aparecendo no DDA. Isso ocorre porque o sistema bancário pode levar um tempo para registrar o pagamento. Nesses casos, não é necessário pagar novamente: somente confirme com o emissor se o pagamento foi compensado.
Duplicidade de boletos
Às vezes, um boleto pode ser registrado duas vezes no sistema bancário, seja por erro do emissor ou uma falha no processo de registro. Este problema no processo pode levar a cobranças repetidas no DDA. Então, se perceber esse problema, entre em contato com o emissor para cancelar o boleto duplicado.
Como excluir um boleto do DDA: confira o passo a passo
Veja o passo a passo que você deve seguir caso precise ocultar ou excluir um boleto no DDA Cora:
- Acesse sua conta Cora pelo app ou desktop (Cora Web);
- No menu “Pagar”, selecione a opção “Boletos do DDA”;
- Na tela “DDA”, visualize todos os boletos emitidos para o seu CNPJ, separados entre vencidos e pendentes;
- Selecione o boleto que deseja excluir e clique em “excluir boleto do DDA”. Em seguia, confirme a solicitação.
- O boleto excluído estará visível a aba “excluídos” para consultas futuras.
É importante lembrar que a exclusão do boleto não cancela a cobrança. Nesse caso, o boleto ficará oculto da listagem do DDA, ou seja, apenas o remove a exibição. Se o boleto é indevido ou contém erros, é necessário falar diretamente com a empresa emissora para solicitar o cancelamento ou correção.
Dúvidas frequentes sobre exclusão de boletos do DDA
Além de apresentar o passo a passo de como excluir um boleto do DDA, trouxemos as respostas para algumas perguntas frequentes sobre o tema, confira:
Se eu excluir um boleto do DDA, ele desaparece do sistema?
Não. O DDA apenas exibe boletos eletronicamente. Logo, se o boleto for válido, ele continuará existindo e poderá ser cobrado.
Excluir um boleto do DDA cancela a cobrança?
Não. Para cancelar uma cobrança, é preciso que o emissor do boleto faça seu cancelamento no sistema bancário.
Como evitar o pagamento de boletos indevidos no DDA?
Sempre confira a origem do boleto e, se notar algo estranho, entre em contato com o emissor ou com a sua conta antes de autorizar o pagamento.
Agora você já sabe como excluir um boleto do DDA, além de ter conferido dicas para evitar pagamentos indevidos por meio deste recurso. Esperamos ter solucionado suas dúvidas.Lembrando que o Blog da Cora está cheio de conteúdos para simplificar a vida de quem empreende. Fique à vontade para conferir mais artigos!