Dizer que “juntos somos mais fortes” ou que “a união faz a força” são afirmações tão conhecidas que já são consideradas clichês. Mas é verdade que saber como fazer parcerias estratégicas nada mais é do que unir forças e amplificar a potência e o alcance de cada um dos lados envolvidos na parceria.
Neste conteúdo, elaboramos um guia completo para quem quer aprender a fazer parcerias poderosas e valiosas e utilizá-las como recursos para tornar sua marca mais conhecida e alavancar as vendas. Confira agora.
Por que utilizar a estratégia de fazer parcerias com outras empresas?
O dicionário da língua portuguesa define parceria como a “reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum; companhia, sociedade”. E parcerias de sucesso e duradouras são aquelas nas quais os dois lados são beneficiados com a união, não somente um deles.
Por exemplo, na vida cotidiana, duas pessoas que compartilham uma mesma casa e dividem as tarefas domésticas e as contas de forma igualitária podem representar, para muitos, uma parceria de sucesso. Afinal, nenhum dos dois integrantes dessa parceria fica sobrecarregado e ambos ficam satisfeitos com os resultados obtidos. Ou seja: sucesso!
O mesmo acontece no ambiente dos negócios, onde a ideia de parcerias valiosas é firmar acordos do tipo “ganha-ganha”, aqueles nos quais todos os envolvidos colaboram entre si e conquistam resultados que, sozinhos, não conseguiriam. Ou que demoraria longos prazos para alcançarem.
No caso da parceria entre duas empresas, o sucesso pode significar:
- Aumentar o universo de clientes, pois soma-se os públicos das duas empresas parceiras.
- Subir o número de vendas.
- Tornar-se mais competitivo no mercado, pois com auxílio de um parceiro é possível que as empresas se desenvolvam com mais velocidade.
- Ganhar mais autoridade, já que associar sua marca à empresas já conhecidas e respeitadas é uma forma de aumentar a confiança do público no seu empreendimento.
- Ganhar tempo ao se aliar com empresas especializadas em assunto que sua empesa não domina.
- Reduzir custos, ao somar as forças de trabalho.
- Satisfazer o público mais plenamente, oferecendo soluções mais completas por conta da parceria.
- Ajudar na evolução do mercado, já que no lugar de focar em concorrência, foca-se na resolução de problemas.
Como fazer parcerias com empresas na prática?
Agora que já ficou claro qual é a importância de firmar parcerias, chegou a hora de compreender como conseguir, na prática, encontrar bons parceiros e se associar a eles. Confira nossas dicas abaixo:
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Procure por empresas com o mesmo público-alvo
Uma boa forma de começar a desenvolver parcerias para o seu negócio é procurar por quem tem os mesmos clientes que você. Não é preciso ter medo disso, pois a ideia não é exatamente se unir aos concorrentes diretos, mas sim àqueles que atuam com as mesmas personas que o seu negócio.
Por exemplo, um salão de beleza que oferece apenas os serviços de cabelo, manicure e pedicure tem as mesmas clientes em potencial de um salão de depilação a laser e outros procedimentos estéticos. Dessa forma, o salão pode ajudar a estética e a estética pode ajudar o salão, aumentando o alcance dos dois negócios e fazendo com que a parceria seja positiva para os dois lados.
Neste exemplo, o sucesso da parceria pode ser ainda maior se as empresas estiverem localizadas na mesma região.
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Fique de olho nos concorrentes indiretos
Pode parecer estranho, mas concorrentes indiretos podem ser grandes parceiros, O importante, nesse caso, para que uma empresa não “canibalize” a outra é garantir que o produto ou serviço ofertado seja realmente diferente.
Por exemplo, uma loja que vende acessórios e peças de carros online pode estar “perdendo” público na internet para uma oficina mecânica que tem um blog sobre questões automotivas, mas que só vende o serviço final e não peças e acessórios.
Se unir à oficina pode ser uma ótima ideia para puxar possíveis compradores para sua loja online .
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Analise as parcerias dos seus concorrentes
Olhe para seu mercado e procure os concorrentes diretos para saber quais parcerias de sucesso eles já fizeram. Estudar a concorrência e o que ela faz nesse sentido de unir forças com outras marcas ajuda a ter uma visão mais clara sobre o que pode funcionar bem no seu segmento.
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Verifique o perfil, a reputação e a qualidade do produto ou serviço dos possíveis parceiros
Para uma parceria fazer sentido é preciso que as empresas estejam alinhadas na visão, nos valores e até mesmo na missão. E mais: que a futura parceira tenha o padrão de qualidade que sua empresa já oferece aos clientes. Afinal, assim como uma parceria pode elevar o status de uma marca, ela também pode derrubar o que foi construído durante anos.
Portanto, antes de se associar a outras empresas, busque conhecer profundamente como a futura parceira trabalha e qual a qualidade do que ela entrega, para que o seu cliente que já é fiel fique realmente satisfeito com a novidade e não decepcionado.
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Mantenha sua empresa aberta a parcerias e faça networking sempre
Quem atua em qualquer mercado e tem medo de parcerias, fechando-se na sua zona segura, e isolado-se de qualquer conexão, pode estar perdendo dinheiro, tempo, alcance.
Para fazer parcerias poderosas é preciso estar aberto a isso e também por dentro do que acontece no segmento em que atua, participando de eventos na área, acompanhando de perto o mercado, fazendo networking.
Este monitoramento ajuda, inclusive, a fortalecer a rede de contatos e a conhecer outras empresas e seus representantes e aproveitar oportunidades de parcerias que surgirem.
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Tenha claro o que sua empresa pode oferecer para o parceiro e o que a união de forças irá entregar ao cliente
Uma parceria nunca é feita para dar errado, por mais que, se não planejada e feita com cuidado, possa dar… Mas a ideia é que ela seja positiva para todos os envolvidos e tão boa que deixe o cliente satisfeito e feliz com a união das forças das empresas.
Assim, para que seja possível atrair e desenvolver parcerias com outras empresas, é necessário saber o que seu empreendimento pode oferecer, qual valor agregará à união.
Por isso saiba, por exemplo, os dados sobre as vendas do seu negócio no último ano (quantidade de clientes, perfil, ticket médio, etc). Todas essas informações podem ser bons argumentos para justificar a união com o parceiro.
Quais critérios considerar ao escolher um parceiro?
Para aumentar as chances de fazer parcerias de sucesso e evitar erros é preciso considerar:
- Se o público-alvo das empresas é o mesmo, para saber se a união faz sentido;
- Se a parceria agrega realmente valor ao produto ou serviço que é oferecido ao cliente;
- Se a qualidade do produto ou serviço oferecido pelo futuro parceiro mantém o padrão de qualidade estabelecido na sua empresa;
- Se o custo da parceria não irá encarecer o produto ou serviço ofertado ao consumidor final;
- Se a missão, valores e visão da empresa parceira é semelhante à da sua empresa;
- Se a parceria vai trazer benefícios reais para os dois lados.
E agora, já sabe como fazer parcerias valiosas no seu negócio? Esperamos que sim!
Que tal aprender de forma mais descontraída?
Depois de ler este conteúdo, se quiser continuar aprendendo sobre esse assunto de uma forma mais descontraída, a gente tem mais dicas para você.
A série “Maravilhosa Sra. Maisel” conta a história de uma mulher, mãe, dona de casa que se torna comediante “por acidente”. A parceria com outra mulher, que se torna agente da artista, é fundamental para levar a comediante ao topo em poucos anos.
Durante toda a trama, a agente da comediante busca fazer ainda outras parcerias poderosas com pessoas influentes do mercado, mostrando a importância de ter jogo de cintura, maleabilidade, influência e estratégia ao comandar um empreendimento. Além de dar boas risadas, é possível tirar excelentes ensinamentos com a série.
Já o livro “O pequeno mas muito poderoso livro de como fechar negócios”, de Jeffrey Gitomer, se propõe a ser um livro “infalível para ajudar na habilidade de estabelecer relacionamentos e criar novas parcerias, superar resistências, construir uma relação de confiança e fechar negócios com os melhores preços.
Até a próxima e bons negócios!