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Como fazer um planejamento estratégico em 10 passos

31 de outubro de 2021
como fazer um planejamento estratégico

Uma das etapas mais importantes para quem deseja empreender ou impulsionar o crescimento de um negócio é a hora de elaborar a estratégia que irá nortear todas as decisões da empresa.

Mas, apesar disso, muitas pessoas empreendedoras têm pouca noção de como fazer um planejamento estratégico e acabam prorrogando e tomando ações sem uma visão clara e estratégica do negócio.

E é aí que mora o perigo. O plano estratégico de uma empresa é determinante para que você saiba exatamente o caminho que quer seguir, quais resultados irá acompanhar e, principalmente, as ferramentas que irá usar para atingir o objetivo.

Se você está em busca de aprender a como fazer um bom planejamento estratégico, continue a leitura e conheça 10 passos para criar o seu. 

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O que é planejamento estratégico?

Como o próprio nome sugere, planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial que orienta e norteia sua empresa. Este planejamento será o guia das ações que você e todos os envolvidos na sua empresa devem tomar para alcançar seus objetivos.

Seja para montar um modelo de negócio ou otimizar os resultados de um negócio existente, o plano de ação estratégico funciona como um roteiro que determina onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir essa jornada.

Neste planejamento, você irá mapear as oportunidades e ameaças do negócio, incluir visão e valores e definir os objetivos. Isso ajudará a tomar decisões certas para a saúde geral da sua  empresa.

Qual é a importância do planejamento estratégico?

Saber como fazer um bom planejamento estratégico é essencial para o sucesso do seu negócio desde o início. Ou seja, antes mesmo de definir o tipo de empresa que você quer montar, o planejamento estratégico precisa estar desenhado.

Mas não pense que, depois das portas abertas, essa necessidade desaparece. Muito pelo contrário, é aí que esse plano se faz ainda mais necessário. Isso porque, com o andamento dos negócios, você começa a analisar as métricas e observar se o resultado faz ou não sentido.

Empresas bem planejadas já nascem com uma identidade própria e um diferencial competitivo. Assim, é possível desenvolver seus processos, produtos e serviços com base nos propósitos designados. E é através desse planejamento que você irá entender se o caminho e as ações tomadas estão certas ou não.

Agindo de forma estruturada desde o início, será possível enxergar de longe o caminho para crescer e ganhar espaço no mercado, além de ter mais informações para ajustar a rota quando necessário. Assim, você evita apostar no lucro a curto prazo, correndo risco de ter vida curta.

E agora que você já entendeu o que é planejamento estratégico e a importância de se fazer um, é hora de colocar a mão na massa.

Leia também | Marketing Digital para empreendedores: 5 passos para montar uma estratégia

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Como fazer um planejamento estratégico?

A seguir, você vai conhecer o passo a passo para fazer um planejamento estratégico empresarial. Anote tudo e bom trabalho!

1. Faça um diagnóstico da sua empresa

É nesta etapa que você irá conhecer o mercado e sua força para lutar por ele. Um bom diagnóstico irá te ajudar a entender tudo sobre o que você está se propondo a fazer.

Pense que aqui será como um raio X completo do negócio. Você irá avaliar o seu planejamento financeiro empresarial, construção de marca, desempenho de processos, interesse dos consumidores, qualidade dos produtos/serviços que você irá vender/ prestar, entre outros fatores.

Para te ajudar nesta etapa, há um método muito difundido e útil para avaliar as condições externas e internas de um negócio. Este método é conhecido como análise SWOT.

Mas não se assuste com o nome. Se você nunca ouviu falar sobre isso, descomplicamos tudo pra você: 

SWOT é uma sigla em inglês para strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em tradução livre, significa: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.  

  • Forças: pontos fortes da empresa e vantagens sobre a concorrência no momento, como percepção de valor superior e eficiência operacional.
  • Fraquezas: pontos fracos e vulnerabilidades, como mau posicionamento da marca ou oscilação de faturamento.
  • Oportunidades: eventos e situações que podem favorecer a empresa no mercado em uma projeção futura, como a abertura de crédito ou uma tendência de consumo.
  • Ameaças: fatores externos que têm impacto negativo sobre o negócio em uma projeção futura, como uma crise ou entrada de um novo concorrente.

2. Conheça seus objetivos

A partir do momento que você fez a análise SWOT e já conhece todas as oportunidades e ameaças da sua nova empresa, é hora de definir os objetivos.

Uma dica importante para esta etapa é definir os objetivos estratégicos em metas realizáveis por período. Imagine como um jogo de videogame: você precisa passar fases para alcançar o objetivo principal.

3. Mapeie o mercado e concorrentes

Se for possível, faça uma pesquisa de mercado e mapeie os concorrentes. Assim, você entenderá o que a concorrência está fazendo de certo para te servir de base – e também o que não fazer, como:

  • Usa redes sociais? 
  • Interage com o público? 
  • Há preocupação com produção de conteúdo relevante?
  • Pratica preço competitivo?
  • Qual abordagem usa para vender seus produtos e serviços?
  • Anuncia online?
  • Há recorrência de compra?

 

Respondendo essas perguntas, você conseguirá entender como será a estrutura do seu negócio, quais fornecedores você irá precisar e até mesmo como ser melhor que seu concorrente e como criar um produto/ serviço que seu público está atrás.

4. Crie ações que você realmente consiga desenvolver

É comum, ao se fazer um planejamento estratégico, pensar em diversas ações para executar a fim de se alcançar os objetivos. E neste momento, com a cabeça a mil, a pessoa empreendedora começa a ter milhões de ideias.

No entanto, saber definir qual delas será executada e qual a ordem de execução é bem importante. Pense na sua estrutura, até mesmo financeira, e valide qual é possível executar agora e qual o resultado ela trará.

Cuidado para não pensar em ações simples demais, que não trarão resultados consideráveis. Nao eprca seu tempo.

5. Defina métricas de sucesso

Saber o que medir e por que medir é muito importante. Não deixe de mapear nenhuma métrica, mas também não dê importância demais para métricas que não fazem sentido para o negócio.

Aqui, é importante entender o que seus concorrentes validam como métrica de sucesso e o resultado que eles têm alcançado, como margem de lucro, por exemplo: qual é a comum e saudável para o seu nicho de mercado?

6. Prepare um cronograma

Após fazer seu planejamento, é hora de começar a executar as ações. Mas é claro que, muitas vezes, é impossível executar tudo de uma vez.

Para isso, um bom cronograma de ações é imprescindível. Ele te ajudará a entender qual executar primeiro, o que você terá de retorno e qual métrica usar para definir o sucesso dessa ação.

7. Tem uma equipe? Inclua todo mundo

Se você já tem funcionários ou sócios, deixe todos saberem e conhecerem seu planejamento estratégico. Envolta todos do seu ambiente interno.

Assim, é mais fácil conseguir envolver todos e colocá-los em direção ao mesmo objetivo.

Leia também | Funil de vendas: definição, etapas e como usar a favor do seu negócio

8. Hora de colocar o plano em prática

Após o planejamento construído, métricas definidas e cronograma de ações pronto, é hora de colocar o plano de ação em prática. E caso no decorrer do caminho você perceba que algo não está claro ou faltando uma etapa, não se preocupe em recuar e planejar novamente. 

O importante é ter todas as ações bem mapeadas e não executar nada que não esteja no plano. Isso te ajudará a não se perder no caminho.

9. Monitore os resultados conquistados

Com o planejamento em execução, é hora de colher os dados para analisar os resultados. Você precisa olhar bem para o passo 5 e entender o que medir como resultado de cada etapa.

Se algo não estiver saindo conforme o planejado, volte, reavalie e entenda se as ideias estão sendo bem executadas ou não.

10. Avalie tudo e revise o plano periodicamente

Como já dito anteriormente, um bom planejamento estratégico nunca terá fim. É importante sempre revisitá-lo. Afinal, com o passar do tempo, você irá conhecer mais sobre seu mercado, entender melhor as dificuldades e ter mais clareza sobre como chegar ao seu objetivo.

Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico e como isso te ajudará nas tomadas de decisão da sua empresa, continue acompanhando os conteúdos do Cora Blog para conhecer outras ações importantes para o sucesso da sua empresa.

Até a próxima e bons negócios!

Por Equipe Cora
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