Blog

Como funciona o recebimento via cartão de crédito?

3 de agosto de 2022
Empreendedora recebendo pagamentos via máquina de cartão em sua loja

Receber por cartão de crédito é uma facilidade que os lojistas têm hoje em dia para não perder suas vendas e dar mais uma opção de pagamento aos clientes. Afinal, muitos consumidores optam por este meio de pagamento.

Para se ter uma ideia, em 2021, o cartão de crédito teve um aumento de 36,6% nas transações em relação ao ano anterior, de acordo com o site Agência Brasil, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Isso quer dizer que, a cada ano, mais e mais pessoas optam por este meio de pagamento devido à facilidade, comodidade e segurança. Os cartões de crédito dão um poder de compra maior às pessoas, já que podem parcelar suas compras e não comprometer toda a renda para adquirir um bem com valor mais elevado.

Outro fato importante a se destacar aqui é que a popularização também se dá com a chegada das fintechs no país. Isso devido ao fato de essas startups conquistarem mais clientes com a isenção das anuidades dos cartões, seja para a pessoa física ou até para a jurídica. Como no caso da Cora, uma conta digital sem mensalidade que também oferece cartão de crédito PJ gratuito.

Então, se você é uma pessoa que empreende, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona o recebimento via cartão de crédito, continue a leitura e veja como oferecer mais este meio de pagamento aos seus clientes.

O que é cartão de crédito?

Em resumo, trata-se de uma forma de pagamento de produtos ou serviços que conta com um limite de crédito pré-definido. Sendo assim, pode ser entendido como um empréstimo concedido pela instituição financeira responsável pela emissão do cartão, mas que, pago dentro do período acordado, não há incidência de juros.

Para funcionar, o cartão de crédito precisa ter uma bandeira, sendo as mais comuns hoje: Visa, Mastercard e American Express. O objetivo dessas bandeiras é mediar as transações entre o consumidor e a loja ou prestador de serviço.

O critério de análise de crédito para concessão do limite varia de acordo com cada instituição, mas normalmente leva em consideração todo o histórico e perfil financeiro do solicitante. Esse limite pode ir aumentando de acordo com o bom relacionamento entre a operadora cedente e o consumidor, que pode ser pessoa física ou jurídica.

Por que receber por este meio?

É muito comum alguns lojistas pensarem que receber por cartão de crédito não vale a pena, tendo em vista que a operadora administradora do cartão cobra uma taxa do estabelecimento comercial de acordo com a transação, que pode variar entre 2% para vendas no débito e 4% para crédito – essa variação depende de alguns fatores determinados pela própria instituição financeira que cedeu o cartão.

Porém, uma estratégia importante para o lojista é pensar em como não deixar essas taxas inviabilizar os lucros, nem mesmo a venda, tendo em vista que muitos consumidores optam por pagar via cartão.

As vantagens que mais se destacam em receber por cartão de crédito são:

  • Comodidade para o consumidor;
  • Maior segurança para você e o cliente;
  • Aumento nas vendas;
  • Aumento do ticket médio;
  • Maior controle das vendas;
  • Maior mobilidade;
  • Diminuição do risco de inadimplência;
  • Ganho de competitividade.

Como receber com cartão de crédito?

Para começar a oferecer o pagamento via cartão de crédito no seu estabelecimento comercial, é preciso, primeiro, ter uma conta bancária onde o dinheiro recebido será destinado.

Neste tópico, vale lembrar a importância de essa conta ser exclusiva da empresa, de preferência uma conta pessoa jurídica. Lembrando que a Cora é uma conta digital PJ que não tem mensalidade e ainda oferece serviços de gestão de cobrança para seu negócio.

O segundo ponto é sobre o fato de as transações de cobrança serem feitas por meio de um intermediador de pagamentos, que pode ser uma maquininha de cartão, ou uma plataforma de cobranças, por exemplo.

Dessa forma, quando a empresa recebe o pagamento por cartão de crédito, o intermediador de pagamentos faz a conexão entre o cartão e a empresa, enviando o dinheiro para a conta informada dentro do prazo estabelecido e de acordo com a opção de pagamento escolhida:

  • Débito: normalmente compensado entre 1 e 2 dias úteis;
  • Crédito à vista: normalmente compensado no período de 30 dias;
  • Crédito parcelado: normalmente compensado mês a mês, de acordo com a quantidade de parcelas.

Formas de pagar via cartão de crédito

Com o avanço tecnológico, agora há outras formas de se fazer um pagamento via cartão de crédito, e o lojista deve ficar atento para não se confundir no momento em que o consumidor optar por este formato.

Confira agora, então, quais as formas mais comuns e como devem ser realizadas.

1. Inserção do cartão

Essa aqui é simples e com certeza você já vivenciou, seja cobrando via cartão, seja pagamento por esta modalidade. 

Aqui, o cliente insere o cartão de chip dentro da máquina, que faz a conexão com a operadora de cartão, analisa se está tudo certo com o valor cobrado, pede a senha do cartão do cliente e, estando correta, autoriza a transação.

Tudo isso ocorre em apenas alguns segundos, de forma rápida e sem muita burocracia. Lembrando, apenas, que para a comunicação entre a maquininha e a operadora acontecer, é necessário ter uma conexão com uma linha telefônica ou com a internet. 

2. Aproximação

Este modo de pagamento tem ganhado muita relevância, principalmente pelo fato de trazer mais comodidade entre o consumidor e o lojista, principalmente durante a pandemia da Covid-19, já que o cliente não precisava entregar o cartão, nem mesmo encostá-lo na máquina.

Com a tecnologia chamada de contactless, que significa “sem contato”, o pagamento pode ser feito em uma distância de até 4cm entre o cartão e a maquininha. Devido a essa distância, o mais aconselhado é manter o cartão afastado até que você possa conferir o valor da transação.

Normalmente, as compras por aproximação são limitadas a R$200 por transação. Excedendo este valor, será solicitado a senha do portador.

O pagamento por aproximação pode acontecer usando não só o cartão de crédito, mas também outros dispositivos, como celular, tablet e relógios que aceitam essa tecnologia.

Para isso, é necessário confirmar se os aparelhos contam com essa tecnologia e se a instituição financeira do seu cartão tem parceria com os fabricantes dos dispositivos para aceitar essa modalidade.

3. Pagamento online

Você pode receber por cartão de crédito de forma online em duas situações:

4. Loja virtual

Se você tem uma loja virtual, basta comunicar ao intermediador de pagamentos que suas vendas serão online. Assim, todo o processo é feito diretamente no seu e-commerce, sem a necessidade da maquininha de cartão, tendo em vista que seu cliente está geograficamente mais distante do seu estabelecimento.

5. Loja física

Uma informação que muitas pessoas não sabem é que é possível receber por cartão de crédito de forma online também em loja física. Neste caso, é necessário que o intermediador de pagamento que você contratou autorize a opção de gerar link de cobrança.

Ao gerar este link, seu cliente irá recebê-lo via email e efetuar o pagamento por lá, seja com o cartão de crédito ou até mesmo o virtual, caso a instituição financeira escolhida por ele disponibilize este serviço.

Gostou das informações? Foram úteis para você? Então, aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para que suas amizades também possam descobrir como funciona o recebimento via cartão de crédito.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.