Empreender traz muitas possibilidade e também dúvidas, ainda mais quando o orçamento é enxuto e a pessoa empreendedora precisa tomar a maioria das decisões sozinha. Nesse contexto, vem a pergunta: como gerenciar uma empresa?
Para ajudar, preparamos esse artigo com os principais pontos de atenção para administrar seu negócio de forma sustentável, um guia você organizar a gestão da sua empresa.
O que é necessário para gerir um empreendimento?
Vários motivos podem levar uma pessoa a escolher o empreendedorismo, como o desemprego e a busca por maior liberdade e satisfação profissional.
Mas, independente da motivação, é preciso desenvolver algumas habilidades para gerenciar uma empresa com sucesso:
Organização
Empreender traz obrigações burocráticas e financeiras, como elaborar relatórios, gerenciar a emissão de notas fiscais e pagar tributos.
Sendo assim, você precisa ter organização para manter tudo em dia. Isso evita inclusive perdas financeiras por conta de atrasos de pagamento, por exemplo.
Por isso, todas as informações e documentos relacionados à gestão da empresa devem ficar organizados e acessíveis. Você também vai precisar de organização pessoal para dar conta de todas as atividades.
Disciplina
Ter o próprio negócio é um caminho para conquistar mais liberdade financeira e de tempo, sem dúvida.
Mas, a disciplina é fundamental para que o negócio cresça e chegue a um patamar onde será possível desfrutar desses benefícios.
Portanto, é necessário ter uma boa gestão do tempo, além de persistência para seguir dando o seu melhor até o fluxo de caixa ficar positivo.
Também é preciso disciplina para manter a separação entre as finanças da empresa e seus gastos pessoais.
Comunicação
Desenvolver uma comunicação eficiente é outra habilidade básica que uma pessoa empreendedora deve trabalhar.
Isso porque, você precisa se comunicar bem com clientes, fornecedores e pessoas funcionárias para garantir produtividade, vendas e lucro para o negócio.
Seja para negociar uma compra, fechar um contrato ou delegar tarefas, a comunicação faz toda a diferença, seja na forma de conversa ou por escrito.
Flexibilidade
Mesmo investindo em estudo e planejamento, é provável que as coisas não saiam como o esperado em vários momentos na gestão de uma empresa.
Por isso, é necessário ter flexibilidade para lidar com os erros e buscar novas soluções. Empreender inclui o aprendizado baseado em tentativas e erros.
Além disso, as mudanças rápidas do mercado são comuns em praticamente todos os setores, exigindo uma postura flexível da pessoa empreendedora para lidar com os desafios.
Baixe gratuitamente nosso Guia Completo de Gestão de Cobrança e saiba como reduzir a inadimplência sem impactar o bom relacionamento com seu cliente.
7 Dicas de como fazer uma boa gestão
Agora vamos apresentar sete dicas para gerenciar sua empresa que funcionam como um guia para um negócio saudável e lucrativo.
1. Conheça bem seu mercado
O estudo de mercado não deve estar presente só na fase de implantação da empresa, mas ser um exercício constante, parte das tarefas de gerenciamento.
Conhecer o mercado significa analisar a concorrência, entender seu público-consumidor e acompanhar inovações tecnológicas que possam aumentar a produtividade.
2. Leve o planejamento a sério
O planejamento é a base para uma boa gestão do seu negócio, independente do porte. Afinal, primeiro você precisa definir objetivos e metas para depois traçar um plano de ação.
Existem diferentes níveis de planejamento em uma empresa. Enquanto o planejamento estratégico é responsável por definir a visão, missão e objetivos a longo prazo da empresa, o planejamento operacional cria o plano de trabalho para tirar os projetos do papel.
3. Invista sempre na captação e fidelização de clientes
Para manter a lucratividade, seu negócio precisa vender, sejam produtos ou serviços. E para vender, você precisa captar novos clientes e fidelizar os atuais.
Isso pode ser feito a partir da sua estratégia de marketing, incluindo o marketing digital, a partir das redes sociais, anúncios e um site próprio. Também é importante manter um bom atendimento e desenvolver estratégias para manter os clientes atuais.
4. Separe as finanças pessoais e as da empresa
Separar as finanças pessoais das do negócio é uma tarefa básica para quem deseja fazer uma boa gestão. Isso porque, dessa forma você entende exatamente o fluxo de caixa do seu negócio.
Uma ação simples para fazer a separação é abrir uma conta PJ para a sua empresa e centralizar todas as contas a pagar e receber nela. Para saber mais, você pode ver nosso artigo sobre abertura de conta PJ.
Precisando de uma forcinha com a sua gestão financeira?
Baixe gratuitamente o nosso ebook e aprenda os conceitos básicos sobre finanças empresariais
5. Conheça todos os gastos e ganhos
Detalhar tudo que a empresa gasta e recebe é o ponto de partida para tomar decisões relacionadas à precificação, assim como para elaborar seu orçamento empresarial.
Sem saber exatamente quais são suas despesas e receitas, fica impossível analisar se a empresa está dando lucro.
6. Tenha serviços financeiros que atendam suas necessidades
Os serviços financeiros que sua empresa contrata devem trazer vantagens e facilitar a rotina de gerenciamento.
Uma conta PJ sem tarifas, por exemplo, reduz despesas, podendo ainda oferecer serviços como emissão de boletos de cobrança e gestão de cobrança automatizado. Com a Cora você pode aproveitar essas e outras vantagens.
7. Saiba escolher as pessoas funcionárias
Não importa o seu modelo de negócio e número de pessoas funcionárias: é preciso escolher bem quem vai trabalhar na sua empresa, seja pelo regime CLT ou por contrato de trabalho.
Saber escolher significa definir bem as competências e habilidades que a pessoa funcionária deve ter e usar esses critérios na hora de contratar.
A Cora pode ajudar na gestão da sua empresa
A Cora é feita por e para pessoas empreendedoras. Por isso, oferecemos soluções para descomplicar a gestão da sua empresa, reduzindo custos e burocracias, para você ter mais produtividade e lucro.
Além da conta PJ gratuita completa, com emissão de boletos ilimitados pelo app e sem tarifas ocultas, a Cora oferece para a sua empresa:
Cartão empresarial sem anuidade
Lembra que falamos sobre a importância de separar as contas do negócio das finanças pessoais? Ter um cartão de crédito exclusivo para o seu negócio ajuda nessa hora.
Gestão de cobrança
Tenha todas as contas a receber em um único painel, com a opção de filtrar por status de pagamento. O sistema ainda permite configurar alertas automáticos de cobrança, ajudando a reduzir a inadimplência.
Proporcionar educação financeira descomplicada para pessoas empreendedora também é nosso compromisso. Se você gosta de conteúdos em vídeo, pode aproveitar o canal da Cora no YouTube.