Afinal, como montar uma clínica veterinária do zero? Essa é a dúvida de muitos profissionais que fizeram medicina veterinária e gostariam de contribuir com o bem-estar dos seus pacientes com mais liberdade e autonomia.
Sem falar que essa é uma área em grande ascensão no Brasil, com uma demanda cada vez maior vinda dos tutores de pets. De acordo com dados do IBGE, já somos o segundo país com mais animais de estimação.
Ainda que as chances de você obter sucesso sejam grandes, pensando que seu negócio nascerá em um terreno bastante fértil, o seu crescimento sustentável dependerá principalmente de entender os primeiros passos fundamentais para montar uma clínica veterinária, garantindo uma base sólida desde o início para que o empreendimento prospere por muitos e muitos anos.
Confira, a seguir, cinco dicas práticas para começar essa nova jornada.
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Mas, antes… Como anda o mercado pet no Brasil?
Os dados são interessantes: segundo estimativas do Instituto Pet Brasil (IPT), o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação deve ter um crescimento de 14% em 2022, com um faturamento de R$ 58,9 bilhões.
A verdade é que, após a chegada da pandemia da COVID-19, o crescimento desse mercado se acentuou, com um aumento de 30% no total de pets no Brasil em 2021. Os números são do levantamento Radar Pet. O que não é nenhuma surpresa já que os bichinhos foram excelentes companhias durante o isolamento social e o trabalho remoto facilitou os cuidados.
Como montar uma clínica veterinária?
Agora, podemos entender quais são os principais passos para finalmente estruturar o seu novo empreendimento. Vamos lá:
1. Faça um bom plano de negócio
Essa é uma ferramenta que não só auxilia na organização das etapas de construção da sua clínica veterinária, definindo as suas características, como garante a sua viabilidade econômica. É uma das melhores formas de visualizar como será a sua empresa para que ela possa, enfim, sair do papel.
Algumas das informações que precisam constar nesse documento são: ramo de atividade, mercado consumidor, fornecedores e concorrentes, produtos e serviços que serão disponibilizados, localização, processo operacional, volume de produção e análise financeira.
Também vale a pena investir em um estudo de viabilidade para saber se a sua clínica dará lucro antes mesmo de começar as atividades.
Leia também | Como abrir um CNPJ? Saiba como formalizar o seu negócio
2. Cuide da parte legal
Antes de iniciar qualquer negócio, é preciso decidir se você trabalhará com sócio(s) ou sozinho(a), uma decisão que irá definir o registro da empresa.
Em seguida, vale a pena contratar um contador para ajudar nesse processo de abertura do CNPJ, que orientará sobre os melhores caminhos a serem seguidos para que o seu empreendimento prospere dentro da legalidade. Os registros que a sua clínica veterinária precisará obter nesta etapa são:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Prefeitura Municipal da sua cidade para conseguir o alvará de funcionamento;
- Registro na Secretaria da Receita Federal, para retirar o CNPJ da clínica;
- Registro pela Caixa Econômica no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Registro no Corpo de Bombeiros Militar para ter a autorização de funcionamento público;
- Registro na Entidade Sindical Patronal;
- Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
Leia também | Como escolher um bom contador para a sua empresa
3. Obtenha a estrutura básica exigida por lei
Além dos documentos citados no tópico anterior, é preciso entender que a legislação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) determina uma estrutura básica obrigatória para a operação desse tipo de empresa. De acordo com a resolução nº 1.015, é necessário oferecer aos clientes:
- Setor de atendimento e consultas;
- Setor de diagnóstico (radiologia, ultrassonografia e análises laboratoriais);
- Setor de apoio e sustentação;
- Setor cirúrgico (opcional);
- Setor de internação (opcional).
Aproveitamos para lembrar que todas as clínicas veterinárias precisam ter a presença de um médico veterinário devidamente registrado, que será o responsável técnico pelos atendimentos.
Também é importante fazer com que o estabelecimento seja agradável por dentro e por fora, unindo beleza, conforto e funcionalidade para pets e seus tutores. Cuidados na limpeza, na manutenção do local e no atendimento aos clientes é o que fará com que eles continuem voltando e indiquem o local para cada vez mais pessoas.
4. Abra uma conta PJ para a sua clínica
Quando falamos sobre saúde financeira empresarial, esse é um dos passos essenciais. Ao formalizar o seu negócio desde o início e abrir uma conta bancária específica para as transações financeiras que serão realizadas, você consegue separar as finanças pessoais das profissionais, identificando com mais facilidade se o empreendimento está gerando os resultados esperados e cumprindo as metas estabelecidas.
Com a Cora, você pode abrir uma conta PJ gratuita em poucos passos e, a partir daí, usufruir de todos os benefícios que oferecemos, como:
- Gestão de cobranças completa e simplificada (com régua de cobrança automática);
- Projeção de fluxo de caixa com recebimentos futuros;
- Emissão ilimitada de boletos — incluindo os recorrentes;
- Transferências 100% gratuitas (TED e Pix PJ);
- Perfis de acesso personalizados;
- Parcelamento via boleto.
A Cora é uma conta digital criada por pessoas empreendedores para quem empreende. Por isso, compreendemos profundamente os desafios de ter um negócio e estamos aqui para simplificar ao máximo possível a sua jornada rumo ao sucesso.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
5. Contrate funcionários e inicie seus atendimentos
Finalmente chegou a hora de colocar a mão na massa e colocar a sua clínica veterinária para funcionar. A equipe que será contratada para atuar junto com você precisa transmitir segurança e credibilidade aos clientes em todos os momentos. Por isso, escolha com cuidado quem serão esses profissionais.
Alguns dos membros que podem fazer parte do seu time, além do médico veterinário responsável, que já citamos por aqui, são:
- Auxiliar veterinário: cuida do estoque de medicamentos e vacinas e faz o monitoramento dos animais internados.
- Especialistas em banho e tosa, caso a sua empresa ofereça esses serviços.
- Recepcionista: responsável pelos atendimentos, encaminhamento de casos clínicos, organização de arquivos, recepção de tutores, realização de cadastros e agendamento de consultas.
Com a equipe definida e o local pronto, encomende um bom plano de marketing para a abertura com a ajuda de uma agência de comunicação especializada e comece a tirar o seu sonho do papel. Bons negócios!