Muitas vezes, a vitrine é o primeiro ponto de contato do público com a sua loja. Por isso, saber como montar uma vitrine atrativa pode fazer toda a diferença para atrair, vender mais e fidelizar clientes.
E além da vitrine tradicional, no estabelecimento, ter seus produtos expostos na internet também ajuda na atração e retenção de clientes. Sendo assim, compor essa “vitrine digital” com fotos de qualidade deve ser um ponto de atenção.
Por outro lado, é comum ter dúvidas sobre o assunto, mais ainda quando o negócio não pode contratar uma pessoa especialista. Então, preparamos este artigo recheado de dicas práticas de como montar uma vitrine atraente e funcional. Confira!
Dicas de como montar uma vitrine atrativa para encantar o público
Montar uma vitrine atrativa é uma das principais formas de capturar a atenção do público e despertar o interesse para o que a loja tem a oferecer.
Até porque, em muitos casos, é por meio da vitrine que a clientela tem o primeiro contato com o estabelecimento.
Logo, é fundamental que ela esteja bem elaborada e transmita a essência do negócio. Nesse sentido, você pode aplicar as dicas a seguir para montar uma vitrine atraente.
1. Inclua elementos da identidade visual da marca
É importante que a vitrine esteja alinhada à identidade visual da empresa, conferindo aquele toque de autenticidade à composição.
Para isso, é possível utilizar elementos que remetam à marca, como as cores de seu logotipo, tipografia e algum símbolo associado, caso tenha.
Por exemplo, se uma loja de roupas infantis tem um arco-íris em seu logotipo, esse elemento pode ser aproveitado de diferentes formas na vitrine.
2. Explore cores e luzes na montagem
Cores e iluminação podem fazer toda a diferença na montagem da vitrine. Assim, é possível utilizar uma paleta alinhada à identidade visual da empresa ou pensar em cores para temas específicos.
Da mesma forma, dá para brincar com a iluminação para destacar os produtos e criar uma experiência visual ainda mais agradável para o público.
Porém, vale dosar com cuidado a intensidade da iluminação, visando evitar qualquer desconforto para quem olha a vitrine.
3. Aproveite produtos em alta e novidades
Os produtos em alta e as novidades são ótimas opções para chamar a atenção do público.
Mais ainda quando o comércio busca se antecipar no lançamento de tendências, o que pode ser um diferencial competitivo, inclusive. Assim, procure destacar essas novidades na sua vitrine.
4. Inove com texturas e objetos inusitados
É possível criar um cenário mais atrativo e impactante utilizando objetos e texturas inusitados na montagem da vitrine.
Porém, esses elementos devem ter conexão com a imagem que a empresa quer transmitir, além de considerar o perfil de seu público-alvo.
5. Mantenha a vitrine atualizada
Renovar a vitrine estimula o público a conferir as novidades do estabelecimento. Por isso, é recomendável mudar sua composição com alguma frequência.
Aliás, essas mudanças podem se conectar às inovações do segmento e sazonalidades.
6. Invista em decorações temáticas
Datas comemorativas, festividades e estações do ano são ótimas oportunidades para investir em decorações temáticas na vitrine.
Lembrando que você pode aproveitar eventos específicos do seu setor, além de datas tradicionais para o comércio, como Natal e Dia do Consumidor.
Portanto, caprichar nas decorações temáticas é uma forma de criar um clima especial na loja e chamar a atenção do público, o que pode resultar em mais vendas.
7. Agrupe os produtos por categorias
Agrupar os produtos por categorias facilita a visualização dos itens na vitrine da loja. Também é importante que os produtos estejam organizados seguindo uma lógica, facilitando para a pessoa consumidora encontrar o que procura.
8. Coloque a quantidade certa de itens
Colocar a quantidade certa de itens na vitrine é importante para conseguir um bom resultado na construção do cenário. Nesse sentido, colocar produtos em excesso pode deixar o visual sobrecarregado e confuso.
Por outro lado, com muitos espaços vazios, a vitrine pode ficar “sem graça”. Então, é preciso usar o espaço com estratégia e buscar um equilíbrio.
9. Programe as remontagens da vitrine
É recomendável programar remontagens da vitrine, para aproveitar melhor as datas e os eventos que fazem sentindo para a loja.
Com isso, você evitar ter que pensar nas mudanças em cima da hora, podendo criar uma experiência visual mais elaborada para atrair e encantar o público.
Vale dizer que as dicas acima podem ser adaptadas para compor vitrines em lojas de diferentes segmentos.
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Como montar uma vitrine atrativa na internet?
Mesmo empresas que só vendem na loja física podem ter benefícios com uma vitrine virtual, ou seja, expondo seus produtos no Instagram e outros canais online.
Para isso, você pode aproveitar as dicas abaixo para tirar fotos atrativas dos produtos e chamar a atenção da audiência.
10. Escolha um fundo adequado
Escolha um fundo que não “brigue” com o produto. Para isso, prefira fundos simples e neutros, como paredes e superfícies de cor única.
11. Use iluminação natural
A iluminação natural costuma ser a melhor opção para iluminar os produtos. Então, se possível, tire as fotos durante o dia, em um local com luz natural.
Outra dica é evitar o uso do flash, que pode criar sombras e prejudicar a aparência dos itens.
12. Mostre os detalhes dos produtos
Mostrar os detalhes e dos produtos é outra estratégia que faz a diferença nas fotos. Assim, você pode usar o zoom da câmera ou chegar bem perto dos itens para garantir que as fotos mostrem seus diferenciais.
13. Inove nos ângulos
Experimente tirar fotos de ângulos diferentes para obter imagens variadas e interessantes. Além disso, você pode inovar na forma de dispor os produtos na cena para obter fotos autênticas e chamativas.
14. Use um tripé ou suporte
Usar um tripé ou suporte ajuda a estabilizar a imagem, evitando fotos tremidas ou desfocadas. Além disso, o tripé garante mais liberdade para fotografar as composições.
15. Humanize as imagens
Inserir um elemento humano, como alguém usando o produto, traz autenticidade à imagem. Isso pode fazer com que o público se sinta mais conectado à sua marca e ao produto da foto.
16. Edite as fotos dos produtos
Editar as fotos ajuda a aumentar sua qualidade e torná-las mais atraentes. Então, é válido usar aplicativos de edição de fotos para ajustar itens como luz, contraste e brilho.
Mas tome cuidado para não exagerar nas edições e deixar as imagens irreais, já que isso pode arruinar o esforço para ter fotos autênticas.
Essas foram as dicas de como montar uma vitrine para encantar o público e gerar mais vendas no seu negócio. Se gostou, fique à vontade para continuar acompanhando conteúdos para seu negócio no blog da Cora. Até a próxima!