O Carnaval é uma das festas mais animadas e esperadas do ano — inclusive para quem empreende. De acordo com o Ministério do Turismo, em 2024, a folia deve gerar cerca de R$ 8,2 bilhões para a economia do Brasil. Os setores com mais oportunidades são: turismo, alimentos e bebidas, entretenimento, vestuário e acessórios e serviços de beleza.
Mas, para quem tem empresa, esse também pode ser um período de muita ansiedade e dor de cabeça. Isso porque funcionários e fornecedores geralmente se ausentam durante o feriado, o que pode prejudicar o andamento dos negócios.
A boa notícia é que, com um bom planejamento, é possível pausar as atividades da sua empresa durante o Carnaval sem trazer grandes prejuízos aos seus resultados.
Quer saber como fazer isso? A seguir, listamos algumas orientações para ajudar a preparar o seu negócio para o feriado.
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Dicas para preparar a sua empresa para o Carnaval
A menos de um mês do feriado, algumas empresas ainda não têm uma definição sobre como vão se organizar para fazer essa pausa. Se esse for o seu caso, confira algumas dicas que separamos:
1. Defina o período de pausa
Antes de mais nada, é importante decidir por quanto tempo a sua empresa ficará fechada durante o feriado.
O Carnaval é uma festa que dura vários dias, e é importante considerar seus prazos de entrega e a organização da sua equipe antes de decidir por quantos dias seus negócios serão pausados.
2. Comunique sua equipe
Depois de definir por quanto tempo a empresa ficará fechada, é importante comunicar isso à equipe com o máximo possível de antecedência.
Isso ajuda os seus funcionários a se prepararem melhor para o feriado e faz com que eles tenham tempo suficiente para organizar suas entregas — e até mesmo planejar o período de descanso, se houver.
3. Prepare-se para atender seus clientes
Durante o Carnaval, é possível que seus clientes ainda tenham dúvidas ou precisem de suporte. Nesse período, considere escalar uma ou mais pessoas para responder a essas solicitações.
Isso pode incluir o uso de serviços remotos de atendimento ao cliente ou a contratação de um profissional temporário para lidar com as solicitações.
Esta última alternativa é mais interessante quando planejada com mais antecedência; afinal, para oferecer o suporte adequado para o seu público, é fundamental que essa pessoa ou equipe tenha passado por um bom treinamento.
Se sua empresa for do tipo que não pode parar completamente, é importante designar funcionários responsáveis por lidar com problemas e manter a operação funcionando sem problemas.
Por outro lado, se você considerar que não há necessidade ou possibilidade de deixar profissionais disponíveis para atendimento nesse período, lembre-se de informar seu público sobre essa pausa em todos os canais de comunicação da empresa.
4. Garanta a segurança das informações
Antes de sair de folga, é importante garantir que as informações da sua empresa estejam seguras.
Isso inclui fazer backups regulares dos seus dados, instalar um software de segurança atualizado e limitar o acesso de funcionários a informações sensíveis.
5. Avalie o impacto da pausa na sua empresa
Por fim, é importante avaliar o impacto do recesso na sua empresa antes de tomar essa decisão e, também, depois que o feriado passar.
Analise se o tempo com as portas fechadas afetou o andamento dos negócios e se a sua escolha de interromper ou não a operação foi acertada.
E sobre os funcionários, o que diz a legislação?
Para quem tem funcionários contratados em regime CLT, é muito importante entender o que a legislação determina sobre os feriados e como funciona a remuneração do trabalho realizado nesse período. No fim das contas, esse pode ser um fator determinante na decisão de manter ou não a sua equipe trabalhando.
De acordo com as regras, as empresas localizadas nas cidades em que a terça (21) é Carnaval não podem praticar desconto na remuneração de seus funcionários por conta da folga.
Se a empresa optar por funcionar na terça de Carnaval, a remuneração referente ao dia trabalhado deve ser dobrada, assim como em outros feriados. Na prática, há um acréscimo de 100% no valor do dia de trabalho sem afetar o descanso semanal remunerado.
Por outro lado, se nas empresas que atuam em cidades que consideram o Carnaval como ponto facultativo, não há remuneração especial. Nesse caso, elas podem escolher se as atividades seguirão normalmente ou se serão interrompidas, e não precisam se atentar a nenhuma regra adicional.
Funcionários que trabalham em escala 12×36 não têm o horário alterado, mesmo nas cidades onde o Carnaval é considerado feriado. Nesse modelo de jornada de trabalho, o salário já inclui o expediente em feriados, então não há remuneração extra ou folga compensatória.
Se a escala de folga já contemplar o trabalho em feriados, como normalmente ocorre com a jornada 6×1 adotada em call centers e shoppings, a orientação é seguir a definição da CLT, concedendo uma folga compensatória ao funcionário.
Esperamos que este conteúdo ajude você a planejar o Carnaval e os próximos feriados na sua empresa com mais tranquilidade. Seja qual for a decisão tomada, desejamos que este período traga ótimos resultados para o seu negócio e que você conte com a Cora para alcançá-los. Até a próxima!
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