Blog

Como reduzir custos na empresa: 6 dicas práticas   

8 de outubro de 2023
como reduzir custos na empresa

Como reduzir custos na empresa? Eis uma questão presente na cabeça de todo mundo que empreende. Afinal, um negócio que se mantém com as contas equilibradas, possui muito mais chances de passar por momentos de turbulência de forma mais tranquila, de aproveitar oportunidades de crescimento e de oferecer produtos e serviços cada vez melhores.

Por isso, separamos dicas que podem ajudar você na hora de passar um pente fino nas contas da sua empresa e garantir a saúde financeira (e a longevidade) do seu negócio. Quer conhecer essas dicas? Então, continue a leitura! 

Como reduzir custos na empresa? Por que esta é uma questão importante?

Vamos aos fatos: quanto menor o custo operacional da sua empresa, maior é o seu lucro, certo? E maior também é a chance de você oferecer um produto ou serviço a seu cliente de boa qualidade e com preço justo. E, quanto maior o seu lucro, mais você consegue investir no colaborador que faz parte da sua empresa, não é mesmo? 

Guarde essa ideia e vamos a um exemplo prático! Você já se perguntou por que os bancos digitais, como a Cora, conseguem cobrar mais barato (ou não cobrar nada) dos seus clientes, enquanto os bancões tradicionais seguem aplicado taxas altíssimas para oferecer serviços básicos? 

Um dos motivos é que o custo operacional destas empresas digitais é infinitamente menor que o custo operacional de um “bancão”, já que utilizam a tecnologia como aliada, resolvem tudo de forma digital e nem agências físicas possuem (muitos, nem escritório possuem, já que, no geral, acreditam e incentivam que seus colaboradores trabalhem de casa). 

Parece uma fórmula do sucesso: gastar pouco para produzir, entregar um produto bacana para os clientes, manter o colaborador satisfeito e lucrar por tudo isso. Quando isso ocorre, todos estes “públicos” estão satisfeitos, significa que a empresa alcançou um excelente equilíbrio. Isso é fundamental! Afinal, se qualquer uma dessas pontas estiver insatisfeita, a empresa não está saudável, está desequilibrada. Faz sentido, não é mesmo? 

E encontrar formas de gastar menos é uma preocupação constante de qualquer empresa. Até porque fica mais fácil construir reservas de emergência e de oportunidades, de reinvestir o lucro para crescer e de passar por crises de forma mais tranquila (quem não se lembra da quantidade gigantesca de empresas que fecharam as portas quando o coronavírus chegou por aqui?) 

Assim, saber como reduzir custos na empresa é realmente preocupação constante de quem empreende. Em um País onde quase 50% dos negócios vão à falência em menos de três anos, cuidar atentamente das finanças, eliminar até mesmo os custos menores, que parecem insignificantes mas que, somados, podem fazer uma boa diferença no orçamento, é fundamental. 

Leia também | Qual é o melhor banco para empresas? Veja como escolher

Como reduzir gastos na empresa: 6 dicas práticas

Antes de citarmos as dicas práticas, tenha em mente que a redução de custos nas empresas não deve ocorrer “a qualquer custo”. Saiba que:

  • não é na mão de obra que você deve pensar em economizar (demitindo colaboradores e sobrecarregando outros, por exemplo, ou contratando mão de obra não especializada);
  • não é baixando a qualidade do produto ou serviço que você entrega;
  • não é repassando altos custos ao seu cliente.

Combinado? Isso tudo é o caminho para uma tragédia anunciada. Pense em outras formas de economizar no seu negócio, procurando sempre manter o equilíbrio em todas as pontas. 

Por isso, para ajudar você neste processo,  separamos 6 dicas práticas. Vamos lá? Confira!

1. Reduza gastos com consumo 

Água, luz, telefone, internet são gastos básicos, toda empresa que possui um espaço físico deve se atentar ao quanto gasta mensalmente com as contas de consumo. E a boa notícia é que estes são gastos que podem ser mais facilmente gerenciáveis e reduzidos.

Identifique, por exemplo, vazamentos de água e faça trocas de materiais já desgastados. Utilize lâmpadas de baixo consumo e aproveite ao máximo a luz natural. No lugar de telefone, utilize a internet para se comunicar ou faça pacotes empresariais, que são mais econômicos e vantajosos. 

2. Evite documentos em papel e use a tecnologia a seu favor

Já parou para pensar na quantidade de papel que gastamos ainda hoje de forma desnecessária? Nas empresas, principalmente, é muito comum a cultura de imprimir documentos e relatórios. Isso não é necessário e, além do custo para a empresa, com papel, tinta, impressora, tem também o impacto que este hábito causa na natureza. 

Atualmente, até mesmo o departamento de recursos humanos consegue fazer contratações sem utilizar um mísero papel. Tudo de forma digital! Da entrega de documentos, a emissão e assinatura do contrato. Além de otimizar o processo, sendo muito mais rápido, elimina a necessidade de gastar com impressões e também de gastar com espaço físico, armários e pastas para armazenamento da papelada.

3. Aja corretamente para evitar multas e custos judiciais

Declarar o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, pagar todos os impostos da sua empresa corretamente, registrar e pagar todos os direitos dos seus colaboradores é dever das empresas. Não é aqui que você deve economizar, hein? 

Do contrário, “o barato sairá caro” no futuro, sem a menor sombra de dúvida. Colaboradores que não recebem seus direitos processam as empresas. Empresas que não declaram o IRPJ e não pagam seus impostos, caem na malha fina.  Lidar com tudo isso depois vai sair mais caro. Acredite! 

4. Valorize sua equipe 

Está aí uma verdade: colaborador satisfeito, bem pago, com benefícios, que é ouvido e tem suas necessidades atendidas, veste mais facilmente a camisa da empresa e pede menos demissão. 

O turnover (rotatividade de funcionários) na empresa, por exemplo, custa muito caro. Afinal, para cada colaborador que sai, uma série de encargos trabalhistas são acertados. Isso sem falar do tempo de desenvolvimento gasto pela empresa no preparo daquela pessoa para aquela função e o tempo para recrutamento e treinamento do substituto.  

Vale a pena sempre ouvir as necessidades de quem trabalha com você (e não para você) e incentivar o crescimento dessas pessoas. 

5. Negocie com fornecedores

Muitas vezes as empresas podem “se acomodar” em vários sentidos. Com fornecedores ocorre quando se escolhe uma única vez e nunca mais os custos daquele contrato são reavaliados. E segue-se pagando um preço por suprimentos que poderia ser mais vantajoso se fosse adquirido com outro fornecedor.

Assim, revisite seus fornecedores, peça orçamentos no mercado e negocie contratos. Mas, claro, verifique sempre se a qualidade será mantida. Preço baixo não precisa significar qualidade inferior, certo?

6. Tenha uma gestão financeira eficiente

O primeiro erro que muitas empresas cometem, principalmente as menores, é misturar as finanças da empresa com as contas pessoais. Faz parte de uma gestão financeira eficiente separar estas contas desde o início. Assim, com todos os gastos e ganhos organizados, fica mais fácil identificar oportunidades de economizar. 

Outro ponto muito importante é reavaliar as decisões e ferramentas financeiras utilizadas na sua empresa. Muitas vezes, você paga altas taxas de manutenção da conta PJ do seu negócio em bancos tradicionais, paga para emitir boletos, sem nem saber que hoje em dia existem contas desta modalidade, 100% gratuitas, digitais e seguras, como a oferecida pela Cora, por exemplo.  

A Cora é uma conta PJ que você pode abrir e movimentar de forma gratuita. Ela oferece uma gestão de cobrança completa para você cobrar e receber de clientes e cuidar das contas da sua empresa de forma simples e inteligente.

E agora que você já sabe como reduzir custos na empresa, sinta-se livrepara conhecer um pouco melhor os serviços que a Cora oferece às empresas por meio da nossa conta PJ

Até a próxima e bons negócios!  

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.