Recorrer a um empréstimo PJ pode ser uma decisão estratégica para expandir os negócios ou organizar as finanças da empresa. E o primeiro passo para conseguir crédito empresarial é saber onde e como solicitar esse recurso.
A propósito, a dificuldade de acesso ao crédito é um dos principais obstáculos que pequenas e médias empresas enfrentam no Brasil.
Nesse sentido, apenas 3 em cada 10 donos de pequenos negócios que buscam empréstimos conseguem obter o crédito. Os dados são de um levantamento do Sebrae feito em julho de 2023.
Então, para tirar suas dúvidas sobre o empréstimo para pessoa jurídica, preparamos este conteúdo. Nele você conhecerá os tipos de empréstimo, instituições que oferecem crédito para PJ e como solicitar.
Como funciona o empréstimo PJ?
O empréstimo PJ funciona de maneira semelhante ao empréstimo para pessoa física. Nesse sentido, a instituição credora empresta um valor à empresa e, em contrapartida, a pessoa jurídica devolve esse valor acrescido de juros.
Aqui, o prazo para começar a quitar as parcelas (carência), o número de parcelas e demais condições são fixadas na contratação do empréstimo. O mesmo vale para a taxa de juros e demais encargos aplicáveis.
Mas o empréstimo PJ também possui particularidades. Em primeiro lugar, a transação fica vinculada ao CNPJ da empresa. Enquanto um empréstimo para pessoa física é atrelado ao CPF.
Também podemos apontar as seguintes diferenças entre empréstimos para pessoas físicas e jurídicas:
Objetivo do empréstimo
Empréstimos para pessoas físicas podem ser utilizados para diversas finalidades. Por exemplo: aquisição de bens, pagamento de dívidas, educação, entre outros.
Já os empréstimos para empresas visam investimentos no negócio. Isso inclui capital de giro, compra de equipamentos e expansão operacional.
Avaliação de crédito
A avaliação de crédito para pessoas físicas considera a renda, histórico de crédito, entre outros fatores pessoais.
Enquanto que, para empresas, a avaliação de crédito inclui a análise das demonstrações financeiras e do histórico de crédito da pessoa jurídica.
Taxa de juros
As taxas de juros para empréstimos pessoais costumam ser mais altas. Isso porque o risco para o credor é considerado maior, em comparação a empréstimos empresariais.
Sendo assim, as taxas de juros para empréstimos PJ podem variar. Mas, em geral, são mais baixas, devido à percepção de menor risco associado a empresas.
Quais tipos de empréstimo PJ existem?
Existem diferentes modalidades de empréstimo PJ. Assim, as diferenças incluem a finalidade do crédito, a exigência ou não de garantias e o perfil da empresa solicitante. Conheça agora os principais tipos de empréstimo para CNPJ:
Empréstimo para capital de giro
Indicado para suprir necessidades do fluxo de caixa do negócio, como pagar fornecedores, salários, contas e despesas operacionais. Porém, a empresa decide como aplicará o dinheiro do empréstimo.
Mas os juros e os demais encargos dessa modalidade podem ser maiores, comparando a empréstimos com garantia.
Microcrédito
Empréstimos de valores reduzidos, destinados a MEIs e microempresas. Podem ter taxas de juros mais baixas e um processo menos burocrático de liberação.
Empréstimo com garantia
Nessa modalidade, a empresa oferece um bem como garantia de quitação do empréstimo. Logo, as taxas de juros costumam ser mais baixas, já que o risco para quem oferece o crédito é menor.
Financiamento empresarial
No financiamento, o crédito deve ser utilizado para a compra de bens específicos, como máquinas e veículos para o negócio.
Antecipação de recebíveis
Consiste em antecipar recebíveis da empresa, como vendas feitas pela maquininha de cartões ou links de pagamento.
Portanto, é como se a empresa pegasse um empréstimo usando seus recebíveis como garantia. Em contrapartida, é descontada uma taxa de juros do valor antecipado.
Cartão de crédito PJ
O cartão de crédito PJ também funciona como um empréstimo de curto prazo. Pois, a empresa pode usar o limite para custear despesas do dia a dia, como a compra de mercadorias e insumos.
Sem falar que o cartão tem a vantagem de não cobrar juros, desde que se pague a fatura até o vencimento.
Onde conseguir um empréstimo para CNPJ?
Agora você confere as principais alternativas de onde conseguir um empréstimo empresarial:
1. Bancos públicos e privados
Bancos públicos costumam oferecer linhas de crédito especiais para empresas. Entre eles, podemos citar: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Nesse perfil de instituição, os empréstimos PJ podem ter condições vantajosas e taxas de juros mais baixas, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs).
Vários bancos tradicionais privados também oferecem linhas de crédito para CNPJ. Porém, as condições variam conforme o banco e o perfil da empresa, envolvendo ainda a análise de garantias e capacidade de pagamento.
2. Fintechs
Empresas de tecnologia financeira (fintechs) vêm ganhando espaço com soluções de crédito para empresas mais ágeis e flexíveis.
Em geral, as fintechs utilizam tecnologias inovadoras para analisar o crédito, proporcionando processos mais rápidos e menos burocráticos.
3. Plataformas P2P (Peer-to-Peer)
Plataformas P2P conectam empresas que buscam empréstimos a investidores interessados em emprestar dinheiro. Esse modelo permite condições mais flexíveis e taxas de juros muitas vezes competitivas.
Entretanto, o processo de concessão pode variar em termos de velocidade e exigências.
4. Cooperativas de crédito
Cooperativas de crédito são formadas por membros que têm interesses financeiros comuns. Elas oferecem serviços bancários, incluindo empréstimos PJ, e muitas vezes oferecem condições especiais para PMEs.
5. Agências de desenvolvimento
Algumas regiões contam com agências de desenvolvimento econômico que oferecem linhas de crédito e incentivos para empresas locais. Essas agências podem ser governamentais ou parcerias público-privadas.
6. Programas de incentivo governamental
Estados e municípios, assim como o governo federal, podem oferecer programas de incentivo e linhas de crédito especiais para empresas.
Assim, os requisitos para participar e as condições oferecidas variam conforme o programa.
Como solicitar um empréstimo empresarial?
Em resumo, para solicitar um empréstimo PJ você deve:
- Definir o valor de crédito necessário;
- Analisar se a empresa pode arcar com o empréstimo sem comprometer sua gestão financeira;
- Escolher o tipo de empréstimo;
- Comparar custos e prazos em diferentes instituições;
- Decidir em qual instituição solicitará o empréstimo;
- Conferir os documentos para fazer o pedido e deixar tudo preparado;
- Fazer a solicitação, enviando os dados e documentos exigidos;
- Aguardar a resposta da análise de crédito;
- Ler com atenção o contrato do empréstimo antes de aceitar;
- Aguardar a liberação do crédito na conta PJ.
Como vimos, existem vários tipos de empréstimo PJ. Além disso, é possível recorrer a diferentes instituições na hora de obter crédito empresarial.
Vale dizer que, no momento, o único tipo de crédito PJ que oferecemos é o cartão de crédito da Cora. Ele é livre de anuidade e tem bandeira Visa. É um prazer ter você por aqui, até a próxima!
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio