Quem tem uma empresa precisa saber como usar o Pix para receber e realizar pagamentos. Afinal, é uma forma muito prática e ágil de fazer transações em qualquer horário ou dia da semana.
Se você quer entender como funciona o Pix, está no lugar certo. Por aqui, você pode tirar as suas dúvidas e conhecer as vantagens desse meio de pagamento que revolucionou a vida de milhões de brasileiros desde o seu lançamento. Vamos lá?
O que é o Pix?
Para quem não sabe, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos lançado em 2020 pelo Banco Central.
O seu maior diferencial em relação aos outros métodos de pagamento é a agilidade e a praticidade, além dos custos baixos ou inexistentes.
As transações podem ser realizadas a qualquer horário e dia da semana, inclusive feriados, sábados e domingos. Além disso, não é necessário ter os dados bancários do recebedor. Apenas com a chave Pix você consegue transferir o valor desejado.
E, para completar, o dinheiro cai na conta em poucos segundos. Ou seja, nada de ficar esperando vários dias úteis para receber.
Quais são as vantagens do Pix?
Para as empresas, esse método de pagamento é bastante vantajoso pelos seguintes motivos:
- Agilidade: as transações são realizadas em poucos segundos, além de não ser necessário ter os dados bancários do recebedor;
- Custo baixo ou inexistente: por mais que o Banco Central permita a cobrança de tarifas de pessoas jurídicas, alguns bancos isentam os seus clientes de taxas do Pix;
- Segurança: conta com medidas e mecanismos que garantem segurança nas transações;
- Disponibilidade: é possível fazer um Pix a qualquer hora do dia ou da semana, inclusive em feriados e finais de semana;
- Acessível: o Pix é um método de pagamento que pode ser utilizado por quem não tem cartões de crédito ou débito;
- Versatilidade: pode ser utilizado para pagamentos independentemente do tipo e do valor da transação;
- Eletronização dos meios de pagamento: redução do uso de dinheiro físico, instrumento que é socialmente mais custoso.
Leia também | Limite do Pix na Cora: como funciona e como definir
Como usar o Pix na sua empresa?
O Pix pode ser utilizado tanto para fazer pagamentos como para receber.
O passo a passo pode variar de acordo com o aplicativo do banco, mas, no geral, o processo é bem parecido. Confira:
Como fazer um Pix
Após entrar no app da instituição financeira, você pode realizar um Pix de diferentes formas:
- Informando a chave Pix do recebedor, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail, telefone ou chave aleatória;
- Lendo o QR Code com a câmera do smartphone;
- Utilizando a opção “Pix Copia e Cola” para colar o código do QR Code;
- Usando o serviço de iniciação de transação de pagamento;
- Digitando manualmente os dados da conta do recebedor, caso o mesmo não tenha uma chave Pix.
Além disso, se preferir, é possível realizar um agendamento de Pix para uma data futura. O único requisito é ter saldo o suficiente na conta na data em que a transação foi agendada.
Como receber um Pix
Já para receber um Pix, há os seguintes caminhos:
- Criar um QR Code estático ou dinâmico e enviá-lo a quem irá fazer o pagamento;
- Informar a sua chave Pix ao pagador;
- Informar os dados bancários completos ao pagador, caso você não tenha uma chave Pix.
Leia também | Entenda os motivos pelos quais a Cora não cobra taxas do Pix PJ
Por que a Cora não cobra tarifas do Pix?
A Cora é uma conta digital PJ criada com o objetivo de eliminar burocracias e descomplicar a gestão financeira das empresas.
Por isso, entre as diversas facilidades oferecidas aos seus clientes, está a possibilidade de realizar Pix ilimitados e gratuitos — o mesmo vale para transferências via TED, independentemente do agente financeiro de destino. Lembrando que este serviço muitas vezes é tarifado por outros bancos.
Como o valor cobrado pelo Banco Central por cada transação do Pix é de R$ 0,01 a cada 10 transações efetuadas, a Cora entende que não há sentido em repassar este custo ao cliente.
Sem contar que esse tipo de cobrança pode até mesmo desencorajar pequenos e médios negócios a utilizarem o Pix, um método de pagamento muito vantajoso para qualquer empresa.
Como enviar e receber Pix sem tarifa na conta Cora?
Agora você precisa saber como usar o Pix na conta Cora.
O passo a passo é bem simples. Primeiro, você deve cadastrar as suas chaves Pix fazendo os seguinte:
- No aplicativo da Cora, selecione “Pix” e escolha as chaves que deseja utilizar na sua conta;
- Preencha as informações do cadastro das chaves;
- Confirme as informações e finalize o processo;
- Prontinho, as chaves foram cadastradas.
Leia também | Como fazer Pix sem taxa na sua conta PJ? Confira o passo a passo
Feito isto, você já pode começar a receber e enviar pagamentos via Pix de diferentes formas:
Chave Pix
Para realizar transações, basta informar a chave Pix do recebedor, selecionar o valor, confirmar a operação e, em poucos segundos, o dinheiro já está na outra conta.
E, para receber, você apenas precisa compartilhar a sua chave Pix com quem irá fazer o pagamento.
Pix manual
Caso você não tenha a chave Pix do recebedor, é possível realizar um Pix como se fosse uma transferência via TED, informando os dados completos (nome, banco, número de agência e conta).
O mesmo vale para receber valores: se não tiver ou não quiser compartilhar sua chave Pix, envie os seus dados bancários a quem vai fazer o Pix.
Leitura de QR Code Pix
Se o pagamento for realizado com um QR Code, é necessário escaneá-lo com a câmera do celular para que as informações de pagamento apareçam na sua tela.
Você também pode gerar o seu próprio QR Code, que é uma identificação da sua conta Cora, e compartilhá-lo com outras pessoas para receber via Pix.
Compartilhamento de link
Nessa opção, para realizar um Pix você deve selecionar o link, copiar e, após acessar o app da Cora, clicar em “Copiar Pix Link” para que apareçam as informações referentes ao pagamento.
Dessa forma, se quiser receber por este meio, no momento em que você compartilha um QR Code, junto é enviado um link Pix referente a este código. Basta selecionar esse link, clicar em copiar e enviar ao pagador.
Pix cobrança: boleto + QR Code
Outra funcionalidade interessante de cobranças na Cora é a opção de emitir um boleto e nele incorporar um QR Code Pix com as mesmas configurações de multas, juros e descontos.
O cliente escolhe como vai pagar. Assim, se o pagamento for via Pix a compensação é feita na hora, mas se for via código de barras, o prazo de compensação é de até 3 dias úteis.
Agora você já sabe como utilizar o Pix. Viu só como é simples e prático? E o melhor é que existem bancos, como a Cora, que não cobram taxas de pessoas jurídicas. Comece agora mesmo a aproveitar todas as vantagens!