Descobrir como vender mais na Black Friday é um dos principais objetivos de muitos lojistas no segundo semestre. E não é para menos: a data é uma grande oportunidade para aqueles que desejam impulsionar o faturamento.
Olha só esses números: de acordo com um levantamento da Nuvemshop, no ano passado a Black Friday movimentou R$ 5.41 bilhões no comércio eletrônico brasileiro — 5,8% mais do que em 2020. E as projeções para 2022 também são bastante positivas.
Pensando nisso, preparamos cinco dicas essenciais para que você possa começar a planejar esse momento de grandes descontos e muitos negócios fechados. Confira!
Dicas essenciais sobre como vender mais na Black Friday
Neste ano, a Black Friday cairá no dia 25 de novembro.
Nos dias que antecedem a sua chegada, você pode planejar promoções apenas para a sexta-feira, para todo o final de semana, para a semana completa ou mesmo para o mês de novembro inteiro — muitos comércios, inclusive, adaptam o nome da data para “Black November”.
A decisão sobre estender ou não as suas ofertas depende dos seus objetivos e das suas estratégias.
A partir dessa definição podemos começar a pensar nas dicas para potencializar as suas vendas. Vamos lá!
1. Organize e prepare seu estoque para não ter problemas
Esse é o primeiro cuidado que toda empresa precisa ter. Com pelo menos dois meses de antecedência, verifique a quantidade e a variedade dos produtos.
O ideal é que eles consigam suprir a demanda e, ao mesmo tempo, não haja muitas sobras, para não prejudicar o seu lucro.
Nesse momento, vale a pena encomendar mais itens com seus fornecedores, principalmente aqueles que têm bastante saída independentemente das promoções. Afinal, pode ser que seus clientes aproveitem os descontos para finalmente fazer aquela aquisição que sempre desejaram.
Também use a ocasião para separar aqueles produtos que estão parados no estoque há meses. Assim, você pode aproveitar os preços baixos e até mesmo os combos para fazê-los circular.
2. Ofereça descontos interessantes, mas sempre dentro das suas possibilidades
É importante pensar que os consumidores esperam que a Black Friday seja um momento de ofertas melhores e mais agressivas. Ou seja, diferentes daquelas que acontecem em outros momentos do ano. Caso contrário, dificilmente vão sentir a urgência de aproveitar as oportunidades.
Lembre-se que esse é um momento em que as pessoas estão mais inclinadas a gastar dinheiro; portanto, precisam se sentir incentivadas a isso.
Ainda assim, quando pensamos em precificação, é preciso levar em consideração três pontos principais:
- Custos operacionais, como compra de itens e logística.
- Despesas recorrentes, como água, luz e telefone.
- Lucro, ou seja, quanto você deseja faturar com as suas vendas.
Portanto, primeiro decida qual postura você vai adotar diante da concorrência (preços mais baixos ou mais altos, mas com valor agregado).
Depois, leve em consideração se essa estratégia não irá prejudicar o seu faturamento ao invés de beneficiá-lo.
Aqui, também deixamos um alerta: seja sempre transparente e coerente com seus clientes. Ou seja, nada de aumentar muito o valor dos seus produtos só para oferecer promoções que parecem imperdíveis.
O compromisso que você tem com o seu público e com a imagem que a sua empresa transmite deve vir antes de qualquer coisa.
Leia também | Precificação: como definir os melhores preços para produtos e serviços
3. Prepare sua equipe para oferecer um atendimento acolhedor e respeitoso
Claro que esse é um cuidado que todo empreendimento precisa ter em qualquer fase do ano. E ele é ainda mais importante durante a Black Friday, quando espera-se que mais pessoas entrem em contato com o seu negócio.
Para conseguir dar conta desse alto volume sem perder a qualidade do suporte oferecido, é preciso reforçar o treinamento do seu time com bastante atenção. Talvez também seja interessante contratar uma pessoa extra para esse período.
Além disso, no site e nas redes sociais, atualize a sua página e posts de Perguntas Frequentes (o famoso FAQ) com mais detalhes, estenda seu horário de atendimento e ofereça tutoriais completos sobre os seus produtos. Essas são algumas estratégias para que a sua empresa não perca clientes em meio à correria.
Preste atenção sobretudo nas redes sociais e no WhatsApp, canais muito utilizados atualmente e por meio dos quais os clientes esperam respostas rápidas.
Procure sempre manter um diálogo respeitoso e acolhedor, mesmo em meio às dificuldades, pensando sempre em oferecer a melhor experiência possível.
No fim, a Black Friday também é um momento de mostrar para mais consumidores todos os pontos fortes do seu empreendimento. E isso inclui um suporte diferenciado.
Lembre-se: datas comemorativas são ótimas oportunidades para atrair clientes pela primeira vez e fidelizá-los para o resto do ano. Então, capriche no atendimento!
4. Organize a sua loja de forma estratégica
Se você tem um estabelecimento físico, existem algumas ideias interessantes que podem contribuir para potencializar as suas vendas. São elas:
- Coloque mais produtos à mostra para aumentar a percepção de preços baixos.
- Agrupe-os de acordo com a numeração, se houver, ou com os descontos para facilitar para os consumidores na hora da escolha.
- Exponha as ofertas mais atraentes à direita da entrada da loja, pois esse é o lugar que a maioria dos clientes se dirige logo que passam pela porta.
- Organize itens de menor valor e preço cheio em locais estratégicos, como ao lado do caixa. Isso incentiva as compras por impulso e permite que o seu negócio também ganhe por quantidade.
Uma dica extra: procure manter a organização o máximo possível. Esse período normalmente atrai mais pessoas e naturalmente fica mais difícil manter tudo em ordem, mas a bagunça excessiva pode prejudicar a imagem que as pessoas têm do seu estabelecimento quando passam por ele.
5. Invista em divulgação online
Para finalizar, não se esqueça que as ferramentas digitais são parceiras poderosas para fazer com que os seus descontos cheguem nas pessoas certas.
Nos dias de promoção, mantenha seu site e redes sociais atualizados com as promoções para que os usuários fiquem por dentro de todas as oportunidades. Também aposte em vídeos e anúncios para que as ofertas ganhem um alcance maior nos ambientes digitais.
Quanto antes você começar a planejar a sua divulgação, maiores serão as chances do seu negócio ter uma Black Friday de sucesso.
Organize e acompanhe suas finanças com o apoio da Cora
Em períodos de alta demanda, como a Black Friday, é ainda mais importante acompanhar as finanças de perto. Essa é uma forma de garantir que as suas ações estão trazendo bons resultados, além de identificar e corrigir eventuais problemas com mais agilidade.
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Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis e que a Black Friday traga ótimos resultados para você. Até a próxima e bons negócios!