Com a chegada do segundo semestre do ano, um dos principais objetivos da maioria dos negócios é descobrir como vender mais no Dia dos Pais. Afinal, essa é uma das datas comemorativas mais relevantes dos próximos meses.
E os números apoiam essa meta: em 2022, a atividade do comércio físico brasileiro teve alta de 7% durante a semana dessa comemoração em comparação ao ano anterior, segundo levantamento da Serasa Experian.
Para que a sua empresa não perca a chance de aumentar as vendas no Dia dos Pais, confira, a seguir, algumas dicas para levar em consideração na hora de montar o seu planejamento.
Como vender mais no Dia dos Pais: orientações práticas para o seu empreendimento
Quando falamos sobre estratégias durante datas comerciais, um dos cuidados mais importantes é fazer um estudo aprofundado sobre as preferências dos seus clientes e como elas podem ser aproveitadas nessas ocasiões.
Vamos imaginar, por exemplo, que você possui uma clínica de estética e percebe que as pessoas que visitam seu espaço gostam de ir acompanhadas.
Talvez valha a pena, por exemplo, fazer uma promoção na qual o consumidor faz um procedimento e ganha outro para presentear o pai, como uma massagem.
Outra ideia, dessa vez para quem possui loja de cosméticos: talvez o Dia dos Pais seja uma oportunidade de lembrar o seu público que você também possui produtos voltados para o bem-estar masculino.
Dito isso, vamos explorar, a seguir, as dicas gerais para potencializar seu negócio durante as próximas semanas. Confira!
1. Crie kits especiais e exclusivos para a ocasião
Um dos melhores jeitos de fazer com que seus clientes levem mais de um produto é combinando aqueles que possuem funções ou objetivos parecidos em um combo, seja ele personalizado ou não.
As datas comemorativas são os períodos nos quais os consumidores estão mais propensos a adquirir esses tipos de kits, já que eles facilitam na hora de presentear.
Também deixe claro nas suas comunicações que estes conjuntos estarão disponíveis apenas por um período específico, aumentando o senso de urgência.
2. Ofereça brindes e vale-presentes
Todo mundo gosta de receber um mimo junto com a compra, certo? Esse é um jeito carinhoso de agradecer quem escolheu o seu estabelecimento entre tantos disponíveis na concorrência.
Assim, aproveite o Dia dos Pais para oferecer canecas, chaveiros, canetas ou outros itens personalizados especialmente para essa celebração.
No caso dos vale-presentes, são alternativas ideais para quem não tem certeza sobre o que comprar para os pais e prefere que eles escolham algo depois. Não se esqueça de criar mais de uma opção, com preços variados.
3. Planeje descontos progressivos
Essa estratégia funciona assim: quanto mais o cliente compra, maior o desconto que vai conseguir no final.
Trata-se de outra possibilidade interessante para datas comemorativas, já que a pessoa pode aproveitar a promoção e comprar algo para mais de um familiar, como para o pai, avô e tio, por exemplo.
4. Faça promoções especiais para os contatos da sua base de e-mail ou WhatsApp
Uma forma de permitir que os usuários que acompanham as novidades do seu negócio de perto se sintam mais especiais é oferecendo promoções exclusivas nos seus canais.
Assim, com a proximidade do Dia dos Pais, avise a sua base que você disponibilizará um cupom especial apenas para quem tiver um cadastro na sua loja; ou que determinados produtos e serviços estarão com descontos.
5. Jamais atrase as suas entregas
Dica importante, sobretudo para quem vende on-line: como nesses períodos do ano a demanda de entrega é ainda maior, contrate para o serviço de entrega apenas empresas terceirizadas responsáveis e com boa reputação.
Isso porque, caso o cliente não receba o produto comprado a tempo de presentear seu pai, por exemplo, com certeza direcionará uma reclamação para o estabelecimento.
E, caso você tenha um local físico, transforme-a em um ponto de “clique e retire” para quem preferir essa alternativa.
6. Prepare seu ambiente virtual
Se possível, uma excelente ideia é criar uma identidade visual exclusiva para as ações comemorativas e aplicá-la em diversos pontos de contato, como site, redes sociais e e-mail marketing.
As comunicações, de preferência, devem possuir um toque emocional, carinhoso e nostálgico, fazendo com que o cliente sinta vontade de homenagear uma pessoa querida com os seus produtos ou serviços.
Além disso, lembre os consumidores, de tempos em tempos, sobre as promoções disponíveis, sobretudo se elas tiverem prazo máximo para acabarem.
7. Invista em anúncios
Por fim, apostar em anúncios patrocinados é uma excelente maneira de colocar a sua marca em evidência para o público que você deseja alcançar.
Esse é um investimento bastante inteligente quando bem feito, uma vez que as chances da sua mensagem chegar a quem tem conexão com a sua marca é muito maior.
Nesse caso, é necessário um estudo minucioso da sua audiência e das melhores formas de conversar com ela, baseando-se em dados disponíveis nas ferramentas digitais.
Leia também | Como amenizar os prejuízos financeiros de um feriado para a empresa?
Garanta uma boa gestão de cobranças durante o Dia dos Pais com o suporte da Cora
Como você já deve saber, as datas comemorativas são períodos nos quais as operações financeiras do seu negócio aumentam consideravelmente.
Assim, torna-se essencial que você conte com recursos internos para controlar essas transferências e garantir que os seus clientes estejam realizando os pagamentos corretamente.
Na Cora, as pessoas empreendedoras têm acesso a um dashboard de cobranças no qual é possível acompanhar todos os recebimentos de maneira bastante visual e prática. Sem falar, claro, de muitos outros recursos disponíveis gratuitamente.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
E agora, já sabe como vender mais no Dia dos Pais? Estamos à disposição para responder qualquer dúvida que você possa ter sobre o nosso banco digital. Até a próxima e boas vendas!