Saber como fazer um comunicado de reajuste de prestação de serviços é um cuidado importante que deve ser tomado pelo setor comercial das empresas.
Adaptar o preço do seu serviço à realidade do mercado é necessário para acompanhar os custos relacionados a ele, como matéria-prima e também demais despesas relacionadas ao seu negócio.
No entanto, principalmente quando seu serviço costuma ser feito de forma recorrente, ao perceber esse aumento de preço, o cliente pode ficar incomodado e começar a buscar alternativas na concorrência.
Para evitar isso, manter um bom relacionamento com o público é uma decisão estratégica, principalmente quando o comunicado desse reajuste é feito de forma correta.
Pois é exatamente sobre isso que este conteúdo vai tratar. Então, continue a leitura e anote as dicas para evitar problemas com seu aumento de preço.
Por que os preços precisam ser reajustados?
Quando uma empresa define os preços de seus serviços, uma atividade importante é considerar todos os custos envolvidos, seja manutenção do local, matéria-prima, transporte e até mão-de-obra.
É importante considerar também o que se paga em impostos ou outras taxas relacionadas ao tipo de serviço que você presta.
Sendo assim, acompanhar a alta de preços desses itens é importante para deixar seu serviço condizente com essa realidade, reduzindo o impacto negativo disso na sua lucratividade.
Outro fator que pode influenciar num reajuste de preço é a estratégia comercial da sua empresa, principalmente quando se refere ao reposicionamento de marca, redefinição da margem de lucro ou até a expansão do negócio.
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Como fazer um comunicado de reajuste de prestação de serviços
Após fazer as análises necessárias e definir seu reajuste, é hora de tratar isso com sua clientela. A ideia é mostrar como o reajuste ajuda a manter a qualidade do serviço que ela está acostumada.
Veja a seguir como fazer isso em etapas organizadas:
Prepare os argumentos do reajuste
Em algumas situações, informar o que levou a esse reajuste pode contribuir muito para o entendimento por parte do cliente, evitando que ele busque preços melhores na concorrência.
Então, é hora de organizar argumentos sólidos e baseados em dados de mercado que comprovem a necessidade deste novo valor. É claro que, se o reajuste é baseado apenas no reposicionamento de marca, o argumento não será convincente.
Por isso, defina um bom discurso que servirá de base para que todos da sua empresa mantenham o tom da comunicação.
Analise a concorrência
Trabalhar seu preço baseando-se na concorrência nem sempre é uma boa estratégia, porém, ela não deve ser desconsiderada na hora do reajuste.
Busque, então, entender o preço médio do seu segmento e se ele está condizente com a realidade.
Entenda quanto a concorrência está cobrando e avalie como o seu preço se compara aos demais, de acordo com o que é oferecido. Isso ajuda na percepção do público.
Defina uma comunicação padrão
Este ponto aqui é um complemento do mapeamento e documentação dos argumentos. A comunicação precisa ser padrão e uniforme, evitando ruídos ou desconforto, principalmente pelo fato de que seus clientes podem ser amigos e falarem sobre este assunto.
Não pegaria nada bem se eles descobrissem que os motivos para os reajustes foram diferentes para cada um deles.
Treine seus vendedores
Ainda para evitar ruídos como citado acima, treine todos os seus vendedores para que entendam o motivo do discurso e tenham propriedade para explicar os detalhes.
Inclusive, pode ser bem interessante envolvê-los na hora de fazer o reajuste. Afinal, a equipe conhece seus clientes e podem até ajudar na hora de criar o discurso.
Reforce os pontos positivos do seu serviço
Agregar valor ao seu serviço é uma forma de evitar que seu cliente só enxergue o preço. Isso não pode ser o principal fator de compra por parte dele.
Lembre-se que o valor pode ser percebido de formas diferentes para cada tipo de cliente, então, mostre a eles que a qualidade da sua prestação deve continuar incontestável.
Sendo assim, nesta comunicação, considere mostrar como o seu serviço agrega qualidade na vida de quem compra, ajudando na justificativa do aumento.
Avalie possibilidades de desconto
Quando fizer o reajuste, é interessante já pensar numa possibilidade de desconto para clientes mais antigos.
Pense que isso não pode impactar na sua margem, mas é uma forma de mostrar ao cliente que ele é importante para sua empresa e você já pensou numa forma de ajudá-lo diante desse cenário.
Ofereça facilidade no pagamento
Além do desconto, traga para a negociação boas opções de pagamentos, seja no boleto, cartão, Pix ou até a possibilidade de uma cobrança recorrente, caso você tenha esse serviço.
Cuidado apenas para que as taxas desses serviços de pagamento também não impactem negativamente sua margem de lucro. Como dica, considere que, na conta Cora, você não paga para receber Pix, o que é um grande diferencial.
Respeite o momento do cliente
Quando você enviar o comunicado de reajuste de prestação de serviços ao seu cliente, pense que ele talvez não esteja preparado para isso. Então, precisará reavaliar a situação.
Isso quer dizer que não necessariamente ele terá uma resposta imediata para te dar. Sendo assim, respeite o tempo e o momento dele, sem pressioná-lo para entender se irá ou não fechar.
É importante sim trabalhar com o sentimento de urgência do cliente, mas cuidado para que isso não vire uma pressão desnecessária que terá impacto negativo na parceria de vocês.
Avise com antecedência
Ainda no sentido de respeitar o momento e evitar pressões desnecessárias ao cliente, considere enviar o comunicado com antecedência.
Pense que pode ser não ser muito agradável ser pego de surpresa, principalmente numa notícia que envolva aumentar os gastos.
Por isso, avise, em todos os meios de comunicação possíveis, que os valores vão subir e já trabalhando a comunicação sobre os motivos e argumentos.
A ideia aqui foi te ajudar a criar uma mensagem assertiva e que reduza o impacto nas suas vendas quando for necessário fazer o comunicado de reajuste de prestação de serviços.
Leve em consideração aquilo que faz sentido para o seu negócio e sua empresa, mas não esqueça que seu cliente precisa de atenção e cuidado para continuar com sua parceria.