Blog

Como consultar dívida no CNPJ de forma gratuita

7 de abril de 2022
consultar divida no cnpj

Cuidar da saúde financeira de uma empresa é a principal atividade que a pessoa que administra a companhia pode ter. E consultar dívida no CNPJ é uma das formas de manter o score alto para conseguir crédito saudável no mercado.

Esse crédito pode ser necessário na hora de expandir o negócio, comprar novos maquinários ou aproveitar uma grande oferta de matéria-prima que te fará ter mais lucro.

Saber se há pendências no nome da empresa te ajuda a ter clareza do que a empresa deve, evitar pagar juros desnecessários e não perder oportunidades de bons negócios.

Então, este texto vai te ajudar na missão de controlar melhor sua empresa e consultar dívida no CNPJ dela, caso exista.

 

Passo a passo para consultar dívida no CNPJ

Indo direto ao ponto, há algumas formas de se fazer essa consulta. Confira as principais:

 

Dívida ativa

A dívida ativa é a união de todos os débitos, de CNPJs e CPFs, apontadas pelos governos federais, estaduais e municipais. Caso essas dívidas não sejam quitadas, a empresa pode ser impedida de operar e ter seu CNPJ cancelado.

A consulta e emissão da guia para pagamento pode ser feita diretamente com o Ministério ou Secretaria da Fazenda. Em alguns casos, é possível fazer diretamente pelo site do órgão responsável.

CADIN

Oficialmente, o nome é Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal. Mas popularmente, todos conhecem como CADIN e trata-se de um banco de dados que registra dívidas de pessoas físicas e jurídicas nos órgãos e entidades federais do país.

A regulamentação é feita diretamente pelo site do Banco Central, na parte de Registrato PJ. Após se cadastrar, basta acessar o Sisbacen com o login e senha criados e emitir o relatório completo de dívida do CNPJ. Lá também é possível emitir o boleto para pagamento.

 

Dívidas Serasa

Talvez este seja o serviço de proteção ao crédito mais conhecido. A Serasa Experian é uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.

Para realizar a consulta, basta acessar o site da empresa, ir em Serasa Recupera PJ e checar se o CNPJ está negativado e quais os débitos pendentes, além de ocorrências de títulos protestados.

Será necessário informar os dados de contato pessoal e da empresa consultada. É possível, em alguns casos, renegociar a dívida diretamente com os credores parceiros, às vezes até mesmo com desconto.

 

Débitos trabalhistas

Ter pendências com a Justiça do Trabalho também é um sério problema. Então, para fugir disso, é preciso consultar dívida CNPJ no site  do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Você vai em “Serviços” e “Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas” e terá um relatório completo de todos os processos da empresa no período, se houver.

 

Dívida FGTS

Ainda sobre colaboradores, é possível consultar a regularidade da empresa com o FGTS de forma online no site da Caixa Econômica Federal.

Por lá, você também conseguirá regularizar o débito, caso haja. Para ter acesso, é preciso ter o certificado digital e, se não tiver, é só ir a uma agência física da Caixa Econômica.

 

Consequências de uma dívida no CNPJ

Uma das grandes consequências de se ter uma dívida no CNPJ é ficar mal visto no mercado. Sua empresa passa a ter mais dificuldade em ter acesso a crédito e fechar novas parcerias.

Além disso, dependendo do tipo de cliente que sua empresa trabalha, eles podem não se sentir seguros em fazer negócio com uma empresa negativada nos sistemas de proteção ao crédito, tendo em vista que podem ter o CNPJ cancelado a qualquer momento, o que é uma outra consequência de se manter a dívida.

 

5 dicas para quitar dívidas no CNPJ

Agora que você já viu como consultar dívida no CNPJ, aproveite esse bônus de leitura com 5 dicas sobre como quitar as dívidas da sua empresa.

 

1- Fazer o planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro te ajuda, principalmente, a evitar situações de dívidas, seja no CNPJ ou no CPF. Mas caso você já esteja nessa situação, vale a pena revisitar seu planejamento para entender o que houve e buscar uma forma de regularizar a dívida existente.

Para isso, você precisa entender tudo o que deve, desde o montante real até os juros que já foram aplicados e estão correndo sobre o valor.

2- Negociar dívidas

Entendido todas as dívidas e valores, é hora de começar a negociar. Você pode começar aproveitando os feirões que normalmente ocorrem, como os feitos pela Serasa Experian, por exemplo.

Tentar um contato direto com o credor também é uma boa saída, tendo em vista que ele precisa receber e pode ter uma boa negociação para fazer com sua empresa. 

3- Diminua os gastos do negócio

Para conseguir quitar as dívidas, é importante entender também todos os gastos e prospecção de gastos, como salários dos funcionários, impostos e décimo terceiro

Essa visão será possível ter com o planejamento financeiro que foi comentado lá no tópico 1 das dicas. Esse planejamento vai te dar visibilidade de tudo que é possível cortar sem prejudicar o sustento da sua empresa. Cortando, sobrará mais dinheiro para honrar os compromissos.

4- Procure crédito mais saudável

Altas taxas de juros são um grande malefício para a saúde financeira da empresa. Um exemplo é o cartão de crédito, conhecido por ter a taxa mais alta do mercado.

Por isso, se você tem essa dívida, procure imediatamente um empréstimo com taxas de juros mais baixas para quitar a dívida com o cartão – e também o cheque especial, que costuma ter juros muito altos também.

 

5- Priorize negociar as dívidas que mais impactam o negócio

Caso não seja possível pagar todas as dívidas de uma vez, avalie quais serão pagas primeiro. Para facilitar essa tarefa, busque priorizar as com juros mais altos.

Outra opção é preferir quitar dívidas de fornecedores de matéria-prima, por exemplo. Isso porque você depende deles para continuar produzindo seu produto e gerando receita.

Conta de luz e água também podem ser priorizadas, tendo em vista que sem esses insumos básicos, não dá para manter sua empresa funcionando.

Conseguir controlar bem a vida financeira da sua empresa é um grande desafio, mas com muita análise e estudo, tudo fica mais fácil.

E para te ajudar nessa missão, acesse o Box Descomplica o Financeiro, um material muito rico produzido pela Cora que com certeza fará a diferença no dia a dia da sua empresa.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.