Hoje em dia, abrir uma conta online jurídica tem se tornado cada vez mais fácil devido à variedade de bancos que oferecem esse tipo de conta.
No entanto, em meio a tantas ofertas, é preciso ficar de olho em alguns pontos para entender se aquele é um bom parceiro para sua empresa.
Pontos como reputação da empresa, propósito e até a forma como ela atende seus clientes é tão importante quanto saber as taxas que serão cobradas.
Então, buscar conhecer mais a fundo o banco digital que você está pensando em abrir sua conta é uma das primeiras coisas a se fazer antes de enviar a proposta.
Confira, neste conteúdo, mais detalhes sobre esses pontos e porque eles são importantes para serem analisados.
O que fazer antes de abrir uma conta online jurídica
Quando você vai fechar um contrato ou uma parceria com os fornecedores da sua empresa, você costuma ir atrás de algumas referências a respeito da empresa, certo?
Onde fica a sede? Se os atuais clientes estão satisfeitos com os produtos ou serviços prestados? Se é de confiança? E o que fazer caso tenha algum problema a ser resolvido?
Então, quando o assunto é a conta online jurídica do seu negócio, é importante investigar para evitar problemas no futuro.
-
Entenda os objetivos e necessidades do seu negócio
Antes de ir atrás de um banco digital para abrir a conta da sua empresa, é interessante ter claro quais são os seus objetivos com este serviço.
Se isso está claro na sua cabeça, fica mais fácil buscar empresas que tenham serviços que vão de encontro a essas necessidades, além de terem um propósito parecido com o seu.
-
Conheça a reputação da empresa
Se você nunca ouviu falar da empresa que está te oferecendo uma proposta incrível e quase irrecusável, desconfie e faça uma boa investigação.
É claro que com a chegada de cada vez mais empresas do ramo financeiro no mercado – principalmente as fintechs – nem sempre é possível conhecer todas.
Por isso, tente entender a fundo qual a reputação dessa instituição financeira. Uma boa forma de descobrir isso é acessando o site do Reclame Aqui.
Este é um site de pesquisa gratuito onde consumidores buscam informações sobre empresas, marcas e serviços.
O objetivo é ajudar os consumidores a fecharem negócios com segurança e confiança, mostrando índices de solução, volume de reclamações recebidas, as experiências de outros consumidores e a reputação.
Ao final, cada consumidor que usou o RA para resolver um problema, tem a possibilidade de dar uma nota para a empresa em questão. Quanto maior a nota, maior a reputação.
-
Acesse os perfis das redes sociais
As redes sociais são outra opção excelente para entender como as empresas lidam com seus problemas e como resolvem com seus clientes.
A primeira a se analisar aqui é se o perfil da instituição financeira que você está interessado é verificado ou não. A conta verificada reflete um perfil exclusivo, com autoridade e credibilidade naquilo que apresenta.
Para conferir isso, basta certificar-se de que ela tem aquele selo azul destacado junto do nome do perfil no Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok, entre outras.
-
Entenda o propósito da empresa
O propósito de uma marca representa sua essência, a verdadeira razão dela existir. Quando a empresa é comprometida com a sua responsabilidade social, maior sua probabilidade de encantar clientes.
Mas o propósito dela vai de encontro ao propósito da sua empresa? Se a resposta a esta pergunta for sim, significa que você está prestes a fechar negócio com uma companhia que pensa como você.
Por isso, conheça a razão de existir das instituições financeiras que você pretende se tornar cliente. Assim, será possível descobrir, inclusive, se esse discurso é ou não real.
-
Verifique se a conta é autorizada pelo Banco Central
O Banco Central do Brasil é responsável por regular e autorizar as instituições financeiras que podem funcionar no país.
Saber se a instituição financeira que você tem interesse é autorizada pelo BC garante mais segurança e te ajuda a se manter protegido de fraudes.
Isso porque esse órgão é o responsável por fiscalizar irregularidades de bancos, corretoras, cooperativas de crédito, administradoras de consórcio e outras.
Para fazer a pesquisa, basta acessar o site do Banco Central, digitar o nome do banco ou instituição financeira no campo “Nome da instituição” e clicar em “Pesquisar”.
Passo a passo para abrir uma conta online jurídica na Cora
Depois que você já fez as análises necessárias, conforme mostrado acima, e já se decidiu por qual instituição irá abrir sua conta online jurídica, é hora de seguir o passo a passo de abertura.
Cada banco tem por liberdade criar esse processo da forma que julgar mais necessária e conveniente. Sendo assim, o passo a passo pode variar de acordo com cada uma.
Mas para você ter uma noção de como se trata de uma etapa simples, a seguir, você vai ver como abrir sua conta na Cora.
Quem é a Cora?
Falando rapidamente sobre a Cora, é uma conta digital PJ criada por quem empreende para quem empreende.
Sua ideia é libertar as pessoas empreendedoras de burocracias e taxas abusivas, descomplicando a gestão financeira dos negócios.
Por isso, na Cora, você não paga taxa de manutenção de conta e ainda pode ter acesso a um cartão de crédito que também não cobra anuidade.
Além disso, ainda é possível trabalhar a gestão de cobrança dos seus clientes, com emissão de boletos gratuitos e ilimitados, receber via Pix sem pagar taxas e também fazer TED sempre que precisar gratuitamente.
Duas curiosidades sobre a Cora: 1) suas redes sociais são verificadas e tem o selo RA1000 no site do Reclame Aqui, com alguns indicadores bem interessantes, como:
- 100% das reclamações atendidas;
- 92,1% dos problemas resolvidos;
- 73% voltariam a fazer negócio com a gente.
5 passos para abrir sua conta
Para abrir sua conta na Cora, é importante, primeiro, certificar-se de que sua empresa está apta. Para isso, é preciso que:
- Você seja sócio ou representante legal da empresa;
- Sua empresa tem CNPJ ativo.
Depois disso, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Baixe o aplicativo Cora no Google Play (para Android) ou na App Store (para iOS);
- Após o download, na tela inicial, clique em Quero fazer parte;
- Cadastre sua empresa preenchendo os dados solicitados:
- E-mail;
- CNPJ;
- Nome fantasia/razão social;
- Média de faturamento anual;
- Endereço.
- Em seguida, cadastre seus dados pessoais:
- CPF;
- Nome completo;
- Endereço residencial;
- Foto do seu RG, CNH ou RNE.
- Aguarde o email de aprovação, que normalmente chega em até 3 dias úteis.
Pronto, agora você já sabe o que pesquisa fazer antes de abrir uma conta online jurídica e que a Cora tem alguns dos requisitos que comprova ser uma empresa de confiança para sua empresa.