Uma conta PJ com rendimento traz as vantagens de uma conta jurídica com o adicional da rentabilidade. Assim, além de separar as finanças do negócio e aproveitar serviços específicos para empresas, o dinheiro ainda rende.
Porém, é normal ter dúvidas sobre como a modalidade funciona, e também sobre como escolher uma conta.
Então, preparamos este conteúdo explicando como uma conta PJ com rendimento funciona, além de dicas para escolher a sua.
O que é uma conta PJ com rendimento?
Uma conta PJ com rendimento é uma conta de pessoa jurídica que oferece rentabilidade sobre os valores depositados. Para simplificar a explicação, vejamos as definições de conta com rendimento e conta PJ.
Como funciona uma conta com rendimento?
Uma conta com rendimento é uma conta bancária que oferece uma remuneração sobre o saldo que você deixa na conta. Aliás, a modalidade também é conhecida como conta remunerada.
Assim, a remuneração é calculada com base em uma taxa de referência, geralmente o CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
O CDI é a taxa média dos empréstimos realizados entre as instituições financeiras. Então, quanto maior o percentual do CDI que a conta oferece, maior o rendimento proporcionado.
Por exemplo, se a conta oferece 100% do CDI e o CDI está em 10% ao ano, significa que o seu dinheiro vai render 10% ao ano na conta.
No mesmo exemplo, se a conta oferece 200% do CDI, o dinheiro renderá 20% ao ano. E assim por diante.
A propósito, o valor do rendimento desse tipo de conta vêm de aplicações que a instituição faz com o saldo depositado.
Logo, se for uma conta PJ com rendimento diário, o valor começa a render desde o primeiro dia de depósito. Mas existem opções que só oferecem rendimento se o dinheiro ficar por 30 dias ou mais na conta.
Nesse caso, os valores em conta podem ser sacados a qualquer momento. Porém, o acréscimo de rendimentos só ocorre se o dinheiro permanecer pelo prazo mínimo.
Existem ainda opções de conta PJ com rendimento em que é possível separar uma parte do saldo principal para ter rentabilidade. Dessa forma, somente os valores separados rendem.
Outra alternativa são as contas PJ que oferecem investimentos. Nesta situação, é preciso escolher o investimento e aplicar o valor desejado manualmente.
Como funciona uma conta PJ
Uma conta PJ é aberta em nome de uma empresa e atrelada a seu CNPJ. Assim, ela deve se destinar às movimentações financeiras da pessoa jurídica, ficando separadas das da pessoa física.
Desse modo, além de centralizar as finanças da empresa, a conta PJ costuma oferecer serviços específicos.
Tais serviços incluem diferentes meios de recebimento para o negócio, como boletos de cobrança e QR Code Pix.
Da mesma forma, a conta jurídica pode ter ferramentas para facilitar o controle financeiro empresarial, como gestão de cobrança.
Além disso, a conta jurídica pode servir como domicílio bancário, para receber o saldo das vendas com a maquininha de cartões.
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Como escolher a melhor conta PJ com rendimento?
Agora você confere os principais critérios que ajudam a decidir qual a melhor conta PJ com rendimento.
Mas devemos frisar que a melhor opção é a que se alinha melhor às características e necessidades da sua empresa.
Rentabilidade
Vimos no tópico anterior que a rentabilidade da conta com rendimento PJ geralmente é um percentual do CDI. Logo, quanto maior o percentual do CDI, mais rendimento a conta gera.
Prazo mínimo para obter rendimento
Como adiantamos, em algumas contas o dinheiro só rende após ficar depositado por um tempo mínimo (30 dias, em geral). Portanto, essa é outra informação a checar na hora de escolher uma instituição.
Opções de investimento
Analise as opções de investimento da conta PJ remunerada. Ou seja: veja se existem produtos específicos, além do rendimento automático sobre o saldo depositado na conta.
Pois, dependendo dos objetivos da empresa, pode ser interessante ter parte do dinheiro separada em uma aplicação. Se a ideia for montar uma reserva de emergência, por exemplo.
De todo modo, um dos aspectos fundamentais a observar nos investimentos disponíveis é a liquidez. A liquidez é o prazo mínimo para retirar o dinheiro investido, ou seja, o tempo que o dinheiro fica “preso”.
Tributos e taxas
Também é preciso conferir se existem tributos e taxas aplicados sobre os rendimentos da conta PJ. Um tributo geralmente cobrado é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Assim, o IOF costuma ser cobrado regressivamente, com alíquota de 96% no primeiro dia de aplicação e zerada no 30º dia. Portanto, quanto mais tempo o dinheiro fica na conta, menor é o valor do IOF.
Além disso, a conta PJ pode ter taxas de movimentação e manutenção. Por isso, é preciso verificar todas as tarifas, tributos e taxas aplicáveis antes de escolher.
Facilidade de abertura e uso
A facilidade de abrir e usar a conta PJ com rendimento é outro critério básico. Sendo assim, verifique se a conta tem abertura simples e rápida.
Nesse contexto, uma conta digital PJ com rendimento pode ser a melhor escolha para quem busca praticidade. Isso porque as opções digitais costumam ter abertura simplificada e rápida pelo celular.
Confira ainda se o aplicativo oferece uma boa experiência, para que você possa conhecer e usar todas as funções de um jeito fácil e intuitivo.
A conta PJ Cora tem rendimento?
Ainda não oferecemos a função de conta PJ com rendimento. Mas, em breve traremos novidades para quem busca opções de investimento.
Por enquanto, clientes Cora podem aproveitar facilidades como:
- Abertura rápida e livre de burocracia;
- Pix PJ gratuito e ilimitado;
- Emissão gratuita e ilimitada de boletos de cobrança;
- Isenção de anuidade no cartão de crédito e débito;
- Gestão de cobranças.
A conta digital Cora está disponível para todas as categorias de CNPJ, incluindo LTDA, ME, SLU, etc. Leva menos de 10 minutos para preencher o cadastro e não tem tarifa de manutenção.
Fique à vontade para conhecer mais sobre os serviços e vantagens da Cora. Estamos sempre buscando soluções para simplificar o dia a dia de quem empreende. Agradecemos pela sua companhia e, até a próxima!