Produzir conteúdo para redes sociais de contabilidade pode trazer ótimos resultados para quem empreende na área contábil, incluindo maior visibilidade, captação e fidelização de clientes, além de construir autoridade.
Até porque, cerca de 70% da população brasileira utiliza redes sociais, conforme dados do relatório Digital Brasil 2023. Sendo assim, é muito provável que você consiga atingir seu público-alvo nas redes!
Mas sabemos que iniciar uma estratégia de conteúdo para redes sociais de contabilidade pode parecer um baita desafio. Aliás, é normal ter dúvidas, como: quais redes usar? Como escolher os temas das publicações?
Além disso, é bom lembrar que toda estratégia de marketing de conteúdo para contadores precisa respeitar os limites previstos no Código de Ética da profissão.
Pensando em todos esses pontos, preparamos este guia para você tirar do papel seu projeto de produzir conteúdo sobre contabilidade, com dicas para planejar, executar e avaliar a sua estratégia.
Conteúdo para redes sociais de contabilidade: primeiros passos
Os primeiros passos para implementar uma estratégia de conteúdo para redes sociais de contabilidade incluem a definição de objetivos e o planejamento das linhas editoriais da empresa.
Pois, sem traçar metas e definir os pilares da produção, será difícil manter a constância necessária para alcançar resultados.
Sendo assim, confira, abaixo, por onde começar na produção de conteúdo sobre contabilidade para redes sociais.
Identifique os objetivos da estratégia
Ao iniciar uma estratégia para redes sociais, é importante identificar os objetivos da contabilidade, que podem incluir:
- Aumentar a visibilidade da marca;
- Ampliar a base de clientes,
- Fidelizar clientes;
- Construir autoridade com a produção de conteúdo para redes sociais.
Inclusive, ter objetivos definidos é importante para acompanhar e avaliar a produção de conteúdo contábil, permitindo escolher as métricas mais adequadas.
Conheça o público-alvo
É fundamental conhecer bem o público-alvo da sua empresa de contabilidade para obter resultados com a produção de conteúdo nas redes.
Para isso, é recomendável criar personas — perfis semifictícios de clientes ideais da empresa, com informações como: idade, interesses, hábitos de consumo, entre outros.
Aqui, também é importante considerar os setores específicos atendidos pela contabilidade, como:
- Profissionais liberais;
- Micro e pequenas empresas optantes pelo Simples;
- Contabilidade para restaurantes;
- Lojas virtuais;
- Microempreendedores Individuais (MEIs).
Analise a concorrência e busque referências
Procure referências para a produção de conteúdo contábil, analisando perfis de empresas concorrentes e instituições do setor, por exemplo.
Aqui, o objetivo não é copiar, e sim ter ideias para usar na sua própria estratégia. Nesse sentido, você pode buscar inspiração de formatos e temáticas para explorar.
Da mesma forma, você pode aproveitar lacunas, usando uma rede na qual a concorrência ainda não está presente ou é pouco ativa, por exemplo.
Defina os temas principais
Com base nos objetivos e no público-alvo, é possível definir os temas principais que serão abordados nas redes sociais da contabilidade.
Veja alguns exemplos de temáticas:
- Dicas de gestão financeira;
- Orientações sobre como abrir e gerir uma empresa;
- Novidades e atualizações sobre a legislação tributária e trabalhista;
- Análises e comentários sobre o mercado financeiro e as tendências econômicas;
- Explicações sobre impostos e tributos, como calcular e pagar corretamente;
- As funções da contabilidade para uma empresa;
- Dicas de organização financeira para pessoas empreendedoras e gestoras;
- Abordagem de temas específicos, conforme o segmento-alvo da contabilidade;
- Apresentação da equipe contábil e seu dia a dia de trabalho.
Escolha os formatos de conteúdo
Quando falamos em formatos de conteúdo para redes sociais de contabilidade, as opções básicas são: texto, vídeo e imagens.
Desse modo, cada formato exige recursos específicos para sua produção. No caso dos vídeos, por exemplo, as gravações exigem cenário, equipamentos, ferramentas de edição, roteiros, etc.
Já a produção de imagens requer o uso de programas de edição, lembrando que existem opções gratuitas, como o Canva.
Da mesma forma, os textos da contabilidade devem ter uma linguagem adequada ao público, além de passar por revisões para evitar erros de português.
Inclusive, como cada rede social é focada em formatos específicos, ter esse direcionamento ajuda na escolha dos canais de conteúdo.
Defina a voz da marca
A voz da marca é a personalidade da contabilidade nas redes sociais, ou seja, como ela se comunica com o público.
Por isso, é importante definir o tom de voz da marca segundo a cultura da empresa e seu público-alvo, podendo ser mais formal ou informal, por exemplo.
Aqui, reforçamos a importância de conhecer o público-alvo para definir um tom de voz alinhado à audiência que a contabilidade quer atrair e fidelizar por meio das redes.
Afinal, fica muito mais fácil capturar a atenção da pessoa enquanto ela rola o feed quando a mensagem gera identificação imediata, certo?
Leia mais | Como contratar e qual é a importância da contabilidade para pequenas empresas?
Em quais redes sociais publicar conteúdos de contabilidade?
As principais redes sociais que uma empresa de contabilidade pode usar para se conectar com clientes e promover seus serviços são:
O LinkedIn é uma rede social profissional que é especialmente útil para empresas B2B (que atendem outras empresas), como as de contabilidade.
Logo, é um ótimo lugar para se conectar com pessoas empreendedoras e gestoras, compartilhando informações e novidades da área contábil.
O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo e pode ser um recurso útil para se conectar com clientes locais.
Assim, uma página no Facebook pode ser usada para compartilhar atualizações e notícias da contabilidade, além de fornecer um canal para o atendimento ao cliente.
O Instagram é uma rede social visual que pode ser usada para compartilhar fotos e vídeos sobre a empresa contábil e seus serviços.
Logo, usar a rede é uma forma de humanizar a marca e mostrar a cultura da empresa.
O Twitter é uma rede social de microtextos que pode ser usada para compartilhar atualizações rápidas e informações importantes sobre a empresa. Inclusive, é um canal relevante de conexão com clientes e outras empresas.
YouTube
O YouTube é uma plataforma que pode ser usada para compartilhar vídeos informativos e educacionais sobre contabilidade e finanças.
Portanto, usar a essa rede é um caminho para construir a autoridade da marca usando o marketing de conteúdo.
Tik Tok
O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos que permite a criação de conteúdo divertido e envolvente. Isso pode ser útil para contabilidades que desejam se diferenciar da concorrência.
Desse modo, é importante escolher as plataformas que são mais relevantes para o público-alvo da empresa e que permitam a criação de conteúdo valioso e interessante, conforme os recursos disponíveis.
Então, após definir quais redes serão usadas na estratégia, é importante explorar os recursos de cada uma e as ações recomendadas para otimizar o alcance e o engajamento das publicações.
Leia mais | Como abrir um escritório de contabilidade do zero
Redes sociais e o Código de Ética
Como falamos no início do artigo, é importante observar as regras do Código de Ética Profissional do Contador ao criar conteúdo para as redes sociais de uma contabilidade.
Assim, o Código estabelece os seguintes princípios para a publicidade de serviços contábeis:
- “A publicidade, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, dos serviços contábeis, deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização.”
- “A publicidade dos serviços contábeis deve ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta.”
Dessa forma, os conteúdos devem ter foco em informar o público sobre leis, processos e funções da contabilidade, considerando o público-alvo do negócio.
De todo modo, as disposições do Código de Ética não inviabilizam o uso das redes como meio para atrair clientes na contabilidade. Só é preciso cuidado para não extrapolar as regras, o que pode a afetar a imagem da empresa, inclusive.
Leia mais | 5 dicas de marketing digital para pequenas empresas
Criando um calendário editorial de contabilidade
Para garantir uma variedade de conteúdos relevantes e atrativos nas redes sociais da contabilidade, é importante criar (e cumprir) um calendário editorial.
Aqui, estamos falando de um cronograma para planejar e acompanhar as postagens nas redes escolhidas.
Assim, após trabalhar na definição do público-alvo/personas, temas principais e voz da marca, o calendário editorial deve conter:
- Data e horário de cada publicação;
- Rede social onde a postagem será feita;
- Informações necessárias para criar os conteúdos (formato, temática, descrição, referências, etc.).
A propósito, existem várias ferramentas que simplificam a organização do cronograma de redes sociais da contabilidade, como planilhas do Excel ou Google Sheets, Notion, Trello e Google Agenda.
Lembrando que é vital considerar o tempo e outros recursos disponíveis para investir na criação de conteúdo ao pensar na frequência de publicação nas redes.
Criando conteúdo sobre contabilidade nas redes sociais
Depois de muito estudo e planejamento, é hora de colocar em prática a estratégia de conteúdo contábil nas redes.
Nesse momento, você pode usar as dicas abaixo para aumentar as chances de ter resultados satisfatórios:
Foque na sua audiência
Como já vimos, o conteúdo contábil nas redes deve focar em resolver dúvidas da sua audiência e oferecer informações úteis a ela.
Então, para isso funcionar, é preciso pensar na contabilidade da perspectiva do seu público-alvo, trazendo o que de fato lhe agrada e interessa.
Sendo assim, cuidado para não exagerar nos conteúdos institucionais. E lembre-se de adequar a linguagem de acordo com o seu público. Afinal, sue conteúdo pode ser destinado a profissionais de contabilidade ou a pessoas que precisam de serviços contábeis.
Tenha consistência
É provável que os resultados com a produção de conteúdo não sejam imediatos. Ainda assim, é preciso manter o calendário editorial e apostar na melhoria contínua da qualidade das postagens.
Responda aos comentários
Os comentários são um espaço de interação com o público, que deve ser aproveitado da melhor forma.
Por isso, procure responder aos comentários com rapidez e humanização, evitando respostas padronizadas.
A propósito, as respostas aos comentários são vistas pelo público como parte do atendimento prestado pela contabilidade. Logo, não se pode negligenciar esse canal.
Determine quais métricas são relevantes
Escolha quais métricas de desempenho fazem sentido para os objetivos da sua estratégia e as redes utilizadas, como visualizações, seguidores/inscritos, comentários, menções, etc.
Desse modo, você terá métricas adequadas para acompanhar a produção e fazer ajustes ao longo do processo.
Faça testes e inove
Mesmo com um calendário já definido, é possível testar novidades nas suas linhas editoriais nas redes, explorando novas temáticas e recursos.
Aliás, as redes costumam lançar funcionalidades novas de tempos e tempos, trazendo oportunidades para surpreender sua audiência.
Acompanhe os resultados
Acompanhar os resultados, vendo o que está funcionando ou não e o que pode melhorar, é necessário para ter eficiência com o conteúdo nas redes.
Portanto, a estratégia deve ser encarada como um processo dinâmico e sempre aberto a otimizações.
Sendo assim, é possível usar ferramentas de análise oferecidas pelas próprias redes sociais para fazer esse acompanhamento.
Leia mais | Marketing para Instagram: 6 passos para sua empresa começar
8 ideias de conteúdo para redes sociais: contabilidade
Agora você confere algumas sugestões de pautas para redes sociais de contabilidade, com opções para explorar em diferentes formatos:
1. Dicas financeiras e tributárias
Compartilhe dicas úteis sobre como gerenciar as finanças empresariais ou informe sua audiência sobre mudanças nas leis tributárias .
2. Histórias de sucesso
Compartilhe histórias de sucesso de clientes, destacando como a assessoria contábil ajudou a resolver um problema financeiro ou tributário.
3. Frases e citações
Publique frases e citações inspiradoras relacionadas a finanças, contabilidade e empreendedorismo. Da mesma forme, aproveite as datas comemorativas para fazer postagens especiais.
4. Informações sobre a empresa
Compartilhe notícias e informações relevantes sobre sua empresa, como prêmios recebidos ou novos serviços oferecidos (lembrando de não exagerar no conteúdo institucional).
5. Perguntas e respostas
Sessões de perguntas e respostas em que seguidores possam enviar dúvidas sobre finanças e contabilidade, conforme seu nicho de atuação.
Aqui, você também pode usar ferramentas para entender sobre o que as pessoas pesquisam na internet (palavras-chave) e criar conteúdos com respostas.
6. Imagens e gráficos
Compartilhe imagens e gráficos que representem conceitos de forma simples, como demonstrações contábeis e resumos de leis.
7. Eventos e workshops
Informe sobre eventos e workshops relacionados à contabilidade e finanças que sua empresa está promovendo ou participando.
8. Curiosidades
Publique curiosidades interessantes relacionadas à contabilidade, como fatos históricos ou estatísticas surpreendentes.
Esperamos que o post funcione como um guia para colocar em prática uma estratégia de conteúdo de contabilidade na sua empresa. E agora que você já está por dentro deste assunto, confira nosso artigo que explica como divulgar sua contabilidade. Até a próxima!