Uma das grandes preocupações de quem empreende é ter sempre um bom crédito para capital de giro, afinal, é com ele que se compra a matéria-prima ou as mercadorias necessárias para gerar lucros.
Como nem sempre é possível conseguir levantar recursos financeiros por conta própria, às vezes é necessário recorrer a empréstimos para consegui-lo e manter a operação da empresa ativa.
Sendo assim, o objetivo deste conteúdo é te apresentar as principais opções de linhas de crédito para capital de giro sem perder dinheiro com altas taxas. Continue a leitura e confira todas as dicas.
O que é crédito para capital de giro?
Quando se busca uma definição para o termo capital de giro, chega-se à conclusão de que trata-se de todos os recursos financeiros que a empresa precisa para se manter operando regularmente.
Sendo assim, pode-se dizer que é a parte do investimento total que fica reservada para o pagamento de custos e despesas ao longo do tempo.
Quando se abre uma empresa, o cálculo de quanto crédito para capital de giro é necessário é feito após avaliar quanto será preciso ter em caixa para cumprir com as obrigações do negócio baseado no planejamento efetuado pré-lançamento.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que não é apenas antes do início da empresa que se faz necessário avaliar este indicador. Ele é uma ferramenta de controle e avaliação financeira de CNPJ bem importante que dita o direcionamento e as probabilidades de sucesso da companhia.
Além disso, o capital de giro da empresa demonstra quanto a empresa já em atividade tem disponível em seu ativo de alta liquidez, como bens e direitos que podem ser convertidos rapidamente em dinheiro e conseguir cumprir suas obrigações de curto prazo como: fornecedores, salários, impostos, entre outras despesas e custos.
Por que é tão importante controlar o capital de giro?
Acompanhar o capital de giro é fundamental para manter o fluxo de caixa saudável e garantir a continuidade do negócio, evitando até mesmo a falência.
Sendo assim, o valor do capital de giro está relacionado a alguns fatores importantes e particulares de cada empresa. Para ficar mais fácil, conte sempre com o apoio de um profissional de contabilidade que entenda suas necessidades e conheça a operação para ajudá-lo nesta missão.
Acompanhar o capital de giro é interessante para conseguir pensar em ideias estratégicas que, além de tudo, possibilitam gerar mais vendas, como:
- Oferecer vendas vendas a prazo aos clientes sem atrapalhar o fluxo de caixa;
- Manter os estoques abastecidos;
- Pagar fornecedores, impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.
Principais linhas de crédito para capital de giro
Então, para manter seu capital de giro seguro e conseguir cumprir com todas as obrigações e estratégias da empresa, conheça, agora, as principais linhas de crédito disponíveis no mercado.
1. Cartão de crédito
É muito comum ouvir dizer por aí que o cartão de crédito é ruim para a organização financeira pessoal ou da empresa. Isso nem sempre é verdade, tendo em vista que, caso seja administrado de perto, o cartão pode proporcionar um alto poder de compra.
Acontece que quando você consegue acesso a um cartão de crédito pelo CNPJ, o limite de crédito oferecido tende a ser muito maior que aquele ofertado às pessoas físicas. A partir disso, é preciso trabalhar muito nas estratégias financeiras.
Isso porque, caso você consiga aproveitar uma boa promoção de matéria-prima, por exemplo, pagando com o cartão de crédito em 12 vezes, você pode criar uma grande campanha, cobrando mais barato para aqueles clientes que comprarem à vista.
Logo, o cartão de crédito vai funcionar como um empréstimo, porém sem cobrança de juros, e conseguir ser o meio para levantar um bom capital de giro de forma rápida e estratégica.
Algumas empresas, como a Cora, por exemplo, disponibilizam este meio de pagamento sem cobrar anuidade. Isso deixa tudo ainda mais interessante, tendo em vista que só a economia com essa taxa por si só já entra como capital de giro.
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
2. Antecipação de recebíveis
Essa é uma linha de crédito que poucas pessoas conhecem. O adiantamento de recebíveis é um recurso financeiro que permite o adiantamento do recebimento de valores futuros. Isso quer dizer que você pode receber antecipadamente por vendas que foram fechadas em parcelas, a prazo, com cheques, carnês ou até duplicatas.
Por ser um crédito baseado numa venda já feita, a taxa de juro costuma ser muito menor devido às instituições financeiras entenderem que o risco de inadimplência é quase nulo. Assim, essa vira uma opção bem atrativa, mas que ainda assim precisa ser pensada antes de contratar.
Leia também | Antecipação de recebíveis e empréstimo: quais são as diferenças?
3. Empréstimo com garantia
Outra modalidade de crédito que costuma ter taxas de juros bem atrativas é o empréstimo com garantia.
Para conseguir tomar esse crédito, você precisa apresentar algum bem – normalmente imóvel ou automóvel – como garantia e, caso não pague, o banco credor tem direito a tomar posse do bem.
Por conta dessa dinâmica, o banco ou financeira entende que o risco de inadimplência envolvido na operação é baixo, afinal, ninguém quer perder uma casa ou um carro, por exemplo, por falta de pagamento. Como consequência, as taxas aplicadas diminuem e as chances de aprovação são maiores.
Leia também | O que é risco de crédito, como e por que ele é calculado
Agora você já sabe a importância de controlar o capital de giro e conhece um pouco mais sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado, ficou mais fácil escolher a opção mais saudável para a sua empresa quando precisar.Vale lembrar que a única modalidade que a Cora oferece no momento é o cartão de crédito para empresas, mas em breve apresentaremos novidades. Fique de olho!
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.