Recorrer ao crédito PJ é uma atividade comum no meio corporativo, principalmente para quem busca impulsionar o crescimento dos negócios.
No entanto, muitas pessoas pensam que buscar um empréstimo pode ser sinônimo de que a empresa está passando por um aperto, ou com saldo negativo. Acontece que, em determinadas situações, recorrer a um crédito de qualidade pode ser a melhor solução visando o crescimento da empresa ou o aumento da lucratividade.
Se isso é novidade para você, este conteúdo vai te apresentar 7 situações onde a linha de crédito pode ser primordial para impulsionar o sucesso da sua empresa.
O que é linha de crédito?
Antes de te mostrar como o crédito PJ pode ajudar sua empresa, vale definir o que é esse empréstimo. As linhas de crédito são recursos monetários oferecidos por bancos ou financeiras via empréstimo ou financiamento, seja para pessoas jurídicas ou físicas.
Trata-se de um valor que um banco, cooperativa ou financeira está disposto a te emprestar, podendo ter como base de avaliação o seu perfil de pagador. Em resumo, o crédito é um facilitador de aquisições de alto valor, permitindo o pagamento em parcelas.
Olhando para dentro da sua empresa, ele pode ser usado para fins diversos ou específicos. Isso significa que existem opções que foram criadas para atender alguns tipos de necessidades da pessoa que está empreendendo, como o financiamento de maquinário, por exemplo.
Quem pode pedir uma linha de crédito?
No geral, não existe uma restrição para quem pode solicitar uma linha de crédito. Ou seja, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem ter acesso.
No entanto, é necessário saber o seu objetivo, pois existem linhas específicas como as de financiamento de imóvel, automóvel ou outras que podem ser utilizadas para fins diversos.
Como funciona o crédito empresarial?
Pode-se dizer que o crédito empresarial é como um empréstimo normal feito a uma pessoa física ou como o crédito oferecido por cartão ou financiamento, por exemplo.
No entanto, a diferença é que, neste caso, como quem está solicitando o crédito é uma empresa. Existem instituições que oferecem condições diferenciadas, levando em consideração algumas particularidades de cada caso e cada negócio.
Principais linhas de crédito PJ
Agora é hora de conhecer as linhas de créditos para quem tem interesse em adquirir um capital extra, seja para desenvolver o seu plano de negócio ou para impulsionar o crescimento da companhia.
Financiamento
Este tipo de empréstimo ocorre quando uma empresa solicita o capital com uma finalidade já definida. Normalmente, esta linha de crédito é utilizada para a aquisição de bens, como imóveis, maquinário e veículos para a empresa.
Investimento fixo
Esta opção aqui é ideal para quem busca investir na infraestrutura do negócio necessária para que opere corretamente. Dentre as principais vantagens, os destaques são os juros baixos e prazo maior para pagamento.
Nele estão inclusos os itens básicos que serão comprados para início das suas atividades, de acordo com o seu segmento, como, por exemplo:
- maquinários;
- móveis;
- equipamentos eletrônicos;
- decoração;
- estoque;
- veículos.
Capital de giro
Como o próprio nome já diz, esse crédito PJ é específico para pequenas empresas que desejam impulsionar o negócio. Um bom exemplo é a procura por soluções de curto e médio prazo por meio do capital interno.
Refinanciamento
Aqui nessa modalidade, a garantia fica por conta de um imóvel ou um veículo. Neste caso, o capital concedido está de acordo com o valor total da propriedade ou do carro que esteja em nome da pessoa responsável pela empresa.
Como utilizar o crédito recebido estrategicamente
1. Para necessidades urgentes
Quando a empresa precisa de dinheiro rápido para organizar despesas, aproveitar oportunidades ou garantir o funcionamento do negócio, a melhor opção é contar com uma linha de crédito específica, em vez de ficar devendo para o cartão de crédito, por exemplo.
Aqui, o indicado é o crédito por Capital de Giro, que funciona como um empréstimo parcelado com o objetivo de atender as necessidades de caixa do seu negócio.
Leia também | Anuidade do cartão empresarial: como se livrar dessa taxa?
2. Para abrir franquias
Se você acredita que chegou a hora de expandir com novas franquias, o empréstimo é uma boa alternativa para realizar esse investimento.
Tendo acesso ao crédito, você não precisa mexer no seu Capital de Giro e têm mais controle e autonomia sobre a saúde financeira da empresa.
3. Compra de maquinários e equipamentos
Seja para adquirir ou renovar seus maquinários e equipamentos, a melhor opção é poder contar com o crédito PJ para isso.
O avanço da tecnologia cada vez mais apurado e poder contar com máquinas novas pode simbolizar, inclusive, mais economia de energia, tempo e mão-de-obra. Portanto, considere sempre que este seja um bom momento onde o empréstimo é uma boa opção.
4. Investimento em ações de marketing
Uma boa estratégia de marketing pode impulsionar, e muito, as vendas do seu produto ou serviço. No entanto, investir no Google ou até nas redes sociais nem sempre tem um baixo custo, apesar de costumarem ser bem compensatórios.
Neste caso, considere todos os riscos. Afinal, como todo investimento, é claro que tem um custo, mas vale a pena principalmente se o objetivo for atrair mais pessoas para o estabelecimento ou site.
5. Equilibrar o fluxo de caixa
Considere utilizar crédito de qualidade para equilibrar seu fluxo de caixa. Aqui, é necessário ser bem estratégico, pois, se você não tem dinheiro para quitar a fatura do seu cartão de crédito, os juros cobrados do crédito rotativo com certeza será maior do que outros que possam estar disponíveis para sua empresa.
6. Contratação de funcionários:
Se sua empresa está expandindo, a mão-de-obra atual da sua empresa pode não dar conta de tantos novos clientes.
Neste caso, para conseguir contratar pessoas, treiná-las e engajá-las para trabalhar a favor da empresa pode ter um custo extra inicial.
Sendo assim, considere tomar empréstimos também para conseguir passar por essa expansão sem muitos problemas e sendo competitivo na contratação de novos colaboradores.
7. Troca de dívidas com juros altos:
Esta é a possibilidade de obter um crédito com condições melhores para a saúde financeira da empresa, onde o objetivo seja quitar uma dívida passada com juros excessivos.
Isso funciona como uma portabilidade, permitindo que os clientes negociem taxas e solicitem a transferência de suas operações de crédito, como empréstimos e financiamento, de uma instituição financeira para outra.
Pronto, agora sua empresa já está por dentro das linhas de crédito estratégicas para expandir o negócio, além de conhecer as modalidades de crédito PJ que podem fazer a diferença no crescimento sustentável da companhia.