Blog

Dark store: o que é, como funciona e quais são as vantagens de ter uma?

25 de dezembro de 2022
dark-store

O nome pode parecer estranho à primeira vista… pois, na tradução literal do inglês, “dark store” significa “loja escura”. Mas, na prática, esse formato melhora a experiência de consumo ao garantir entregas mais rápidas.

Aliás, o relatório Megatendências 2023, do Sebrae SC, aponta que o tempo de entrega é uma das principais dores das pessoas consumidoras, intensificando a busca por entregas ultra-rápidas.

A seguir, você confere o que é uma dark store, como esse formato logístico funciona, seus benefícios e como implementar.

O que é uma loja dark store?

Dark store é um espaço utilizado para armazenar, separar e enviar produtos vendidos pela internet.

Daí o nome “dark store” (loja escura) já que o local fica fechado ao público, embora mantenha estoques, como uma loja. 

Certo, mas, qual a diferença de uma dark store para um centro de distribuição tradicional?

Nesse sentido, as dark stores se diferenciam pelo tamanho menor, além da localização em centros urbanos. 

Tais características permitem fazer entregas mais rápidas — em poucas horas, em certos casos — ou ainda, oferecer a retirada no local.

Aliás, embora fiquem fechadas para o público, as dark stores uma têm estrutura semelhante à das lojas tradicionais.

Isso porque é preciso facilitar o acesso aos produtos pelas pessoas colaboradoras, no intuito de agilizar a preparação dos pedidos, para coleta pela transportadora ou retirada.

Assim, o modelo representa uma opção para aplicar o chamado omnichanel, estratégia que integra diferentes canais de comunicação e vendas para aprimorar o processo de compra.

 

Leia mais | Confira como criar um site de vendas para vender mais

 

Como a dark store funciona?

Como vimos, a dark store fica fechada, no sentido de não permitir a entrada de pessoas consumidoras. Na prática, sua operação inclui as seguintes etapas:

 

  • Clientes compram os produtos pela loja online ou aplicativo da empresa;
  • Os pedidos chegam pelo sistema interno da loja;
  • As encomendas são separadas e embaladas pela equipe na dark store;
  • Os pedidos são enviados por uma empresa de logística ou ficam disponíveis para retirada no local.

 

Aprenda a montar uma estratégia de marketing na terceira rede social mais usada no Brasil

Ebook Marketing para Instagram

 

Quais segmentos costumam usar o formato dark store?

As dark stores são uma tendência no segmento de alimentos e bebidas, com destaque para os supermercados. 

Imagine só, pedir um ingrediente que faltou para o jantar e receber a encomenda em menos de 15 minutos. Uma baita comodidade para quem consome, não? Em algumas localidades, isso já é possível graças às dark stores. 

Aliás, a busca pela comodidade é uma das principais demandas do público consumidor, segundo o relatório Megatendências 2023. Logo, quem procura se diferenciar no mercado precisa ficar de olho nesse aspecto.

Além disso, um desdobramento das dark stores no setor de alimentação são as dark kitchens — estabelecimentos que oferecem apenas refeições para viagem, com pedidos feitos por um sistema próprio e/ou aplicativos de entrega.

Mas, o formato logístico também é utilizado em outros segmentos, incluindo farmácias, moda e vestuário, eletrônicos e decoração, entre outros.

Quais as vantagens das dark stores?

Agora que você já saber o que é e como funciona uma dark store, conheça as principais vantagens desse formato logístico a seguir:

Entregas mais rápidas

Como vimos, as dark stores se localizam em grandes centros urbanos, além terem espaços menores e otimizados para o preparo de pedidos. Isso permite oferecer entregas mais rápidas ao público.

Acesso a um público maior

Como a venda dos produtos da dark store é feita online, a empresa pode alcançar um público maior, em comparação a uma loja física.

Entretanto, para isso também é preciso investir em estratégias para divulgar a marca na internet, assim com garantir uma boa experiência de compra pelo site ou aplicativo da empresa.

 

Leia mais | Saiba como aumentar as vendas de uma loja online

 

Melhora a experiência de consumo

Entregas super rápidas e a possibilidade de retirar pedidos no local contribuem para uma melhor experiência de consumo.

Dessa forma, empresas que adotam o formato tem um diferencial competitivo para fidelizar clientes e fortalecer sua estratégia de vendas.

Menor custo de implantação e operação

Os custos de implantação de uma dark store são menores que os de uma loja física convencional. 

Isso por não exigir adequações necessárias para o atendimento ao público. Do mesmo modo, existem menos custos de operação.

Redução de custos com transporte

Devido às menores distâncias até os locais de entrega, além de possibilitar a retirada no local, as dark stores proporcionam a redução nos custos com transporte. Quem compra também se benefício com fretes mais baratos.

O que é preciso para ter uma dark store?

A dark store pode fazer parte da estratégia de expansão de lojas virtuais, já que proporciona maior produtividade e eficiência.

Do mesmo modo, o formato pode ser aplicado em negócios físicos que estão migrando para o comércio eletrônico.

Aliás, é possível transformar pontos de venda com menor movimento e lucratividade em dark stores, visando aumentar o retorno financeiro.

Além disso, existem negócios que funcionam de forma híbrida, com um espaço para o atendimento ao público e outro dedicado às atividades da dark store.

De todo modo, é importante considerar os seguintes fatores para abrir uma dark store:

Localização estratégica: além de situado em área urbana, o local deve ser viável para a descarga de mercadorias.

Segmentação de público: conhecer bem o perfil do público é fundamental para definir os itens do estoque e fazer uma gestão eficiente dos pedidos.

Qualificação da equipe: as pessoas que trabalham na dark store devem receber treinamento com foco em agilidade e precisão no preparo dos pedidos.

Investimento em tecnologia: a automatização é necessária para ter uma gestão eficiente de estoque e entregas nesse formato.

Coletar e analisar feedbacks do público: as avaliações são fundamentais para aprimorar a operação da dark store, visando melhorar a experiência de compra.

Vale frisar que a adoção de uma nova estratégia sempre requer estudo e planejamento, independente do segmento. 

Por isso, antes de investir em uma tendência, é fundamental fazer um estudo de demanda, além de considerar a situação financeira do negócio.

Agora você já sabe o que é e como funciona uma dark store. Agradecemos pela sua companhia e também sugerimos a leitura de um artigo sobre marketing de e-commerce, já que estamos falando de vendas pela internet.

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Já vai? Gostaríamos de oferecer um cafezinho, mas por enquanto, oferecemos uma conta sem burocracia e sem taxas abusivas. Saiba mais e #SejaCora

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.