No Dia do Cliente, ações especiais podem ser ótimas aliadas para alavancar as vendas. Mas como criar essas ações de forma inteligente e estratégica na data?
Neste conteúdo, vamos contar como trazer alguns exemplos de ações que foram verdadeiros sucessos entre os clientes para você se inspirar. Vamos lá?
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Como surgiu o Dia do Cliente?
Antes de listarmos algumas ações criativas para o Dia do Cliente que fizeram sucesso, é importante deixar claro quando esta data surgiu e com qual objetivo.
O Dia do Cliente existe desde 2003. A data comercial é comemorada no Brasil no dia 15 de setembro e foi idealizada pelo empresário gaúcho João Carlos Rego.
O objetivo dele era, com a data, fidelizar e estreitar ainda mais o relacionamento dos consumidores com as empresas, homenageando e agradecendo o público com ações especiais (sorteios, descontos, brindes, entre outros meios).
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Ações de marketing para o Dia do Cliente: 7 ideias criativas para se inspirar
Selecionamos algumas ações feitas por empresas de todos os portes (pequenas, médias e grandes), de pizzarias a grandes redes de varejo, em edições recentes do Dia do Cliente.
Assim, é possível perceber que todos os tipos de comércios (seja loja online, seja loja física) podem aderir ao Dia do Cliente e pensar em ações diferenciadas.
Mas é importante deixar claro que essa data é diferente do Dia do Consumidor (e da Semana do Consumidor), que é comemorado em 15 de março.
Outro ponto relevante a se saber, é que como o objetivo do Dia do Cliente é fidelizar o público, muitas ações são focadas em descontos, brindes e fretes grátis. E, por isso, geralmente os estabelecimentos com lojas online são os que mais aproveitam a data.
Confira agora alguns exemplos de ações para o Dia do Cliente:
1. Casas Bahia: ineditismo, pagamento diferenciado e sorteio
Em 2016 a Via Varejo decidiu comemorar o Dia do Cliente unindo a Casas Bahia e o Pontofrio (hoje chamada apenas de Ponto) em um filme publicitário, utilizando a hashtag #todospelocliente.
A ideia foi mostrar que as marcas se uniram para fazer boas vendas, homenagear os clientes e trazer ainda mais benefícios aos consumidores.
Apesar de antiga, a ação foi marcante por se tratar da primeira campanha institucional da Via Varejo unido as empresas.
Os clientes puderam se beneficiar adquirindo, no Pontofrio (Ponto), ofertas em 18 vezes sem juros no cartão da loja.
Já a Casas Bahia possibilitou o pagamento das compras em 18 vezes no carnê, sendo a última parcela paga pela rede e com a possibilidade de participar da promoção “Carnê Premiado”, que sorteou, na época, 300 prêmios de R$ 1,5 mil cada.
2. Pizza Prime: produtos gratuitos como brindes
Na edição de 2022 do Dia do Cliente, a Pizza Prime colocou à disposição dos consumidores a promoção “compre uma e ganhe outra”, exclusiva para compras pelo aplicativo próprio da marca.
Funcionou assim: na compra de uma pizza de 35cm, o cliente ganhava uma pizza doce de 20cm e um refrigerante de 350 ml.
3. Amazon: descontos em todas as categorias de produtos e criação de um “evento dentro do evento”
A gigante do varejo, Amazon, aproveitou o Dia do Cliente de 2022 para criar o Saldão do Cliente.
No evento, que durou cinco dias, foram oferecidas mais de 30 mil ofertas em produtos nas categorias Livros, Eletrônicos, Videogames, Moda, Cozinha, Casa, itens para Bebês, entre outras.
Além disso, a Amazon ofereceu descontos exclusivos e parcelamento das compras em até 10x sem juros.
4. Makro: cursos e concursos
Em 2018, o atacadista Makro promoveu uma Semana do Cliente especial em toda a sua rede (na época, eram 74 unidades do Makro).
Ao todo, 320 cursos foram oferecidos em parceria com o Sebrae e institutos gastronômicos Aulas de salgados e bolos e de administração de fluxo de caixa foram alguns deles.
Além disso, internamente, o Makro organizou um concurso de jingles criados pelos próprios colaboradores das lojas com o tema “paixão por servir”, um dos valores do supermercado e que tem tudo a ver com o Dia do Cliente.
5. Mercado Livre: frete grátis, descontos e cupons exclusivos para clientes “nível 6”
Em 2022, o Mercado Livre ofereceu na Semana do Dia do Cliente ofertas com até 70% de desconto, milhares de cupons de descontos, entrega rápida e frete grátis em compras a partir de R$79.
Os consumidores assinantes do Nível 6, programa de fidelidade do Mercado Livre, tiveram acesso a cupons exclusivos de até R$ 1.000.
6. Arena Baby: vouchers de desconto
A Arena Baby é a primeira franquia de Brechó e Outlet Infantil do Brasil. Em 2022, entre os os dias 12 e 16 de setembro de 2022, em homenagem ao Dia do Cliente, quem efetuou compras acima de R$ 100,00 ganhou um voucher de R$ 20,00 de “baby bônus” (vale ou crédito que o cliente recebe para trocar nas lojas da marca);
Já quem gastou acima de R$ 200,00, ganhou o vale de R$ 40,00. E quem gastou acima de R$ 500,00 garantiu um voucher de R$ 50,00 em baby bônus.
7. C4 Gym: isenção na matrícula
A rede de academias C4 Gym, que tem como proposta manter a essência de academia de bairro, mas com padrão de grandes redes, ofereceu no Dia do Cliente de 2022, para os novos alunos, um presente especial: isenção na taxa de matrícula nas unidades da marca.
Dicas para criar ações eficientes no Dia do Cliente
Com os exemplos das campanhas acima é possível tirar algumas “lições” que podem ser adaptadas a qualquer negócio na hora de fazer uma ação no Dia do Cliente.
Em resumo, para criar campanhas de sucesso na data, vale a pena:
- Apostar em ideias novas;
- Permitir condições de pagamento diferenciadas;
- Oferecer brindes, descontos e vouchers;
- Realizar sorteios;
- Oferecer frete grátis;
- Disponibilizar cursos gratuitos aos clientes;
- Promover concursos culturais com prêmios;
- Conceder presentes exclusivos.
Agora que você conheceu algumas ideias bem sucedidas de ações de marketing para o Dia do Cliente, já pode pensar em como adaptar esses cases à realidade e possibilidades do seu negócio.
E se quiser descobrir como criar uma campanha para o Dia do Cliente do zero, este conteúdo é para você.
Até a próxima e bons negócios!