O Dia do Consumidor é inspirado em um discurso do ex-presidente americano John Kennedy, feito em 15 de março de 1962, que reconheceu a importância da proteção aos direitos do consumidor. Aqui no Brasil, a data foi instituída em 2014 e foi pensada para lembrar tanto os consumidores quanto as empresas a importância de respeitar as leis que protegem os clientes.
Embora ela ainda não tenha um destaque tão grande quanto a Black Friday, essa é uma data que está cada vez mais popular. Um estudo realizado pela companhia de dados Social Miner em conjunto com a Opinion Box em 2020 revelou que cerca de 65% dos consumidores já conheciam a data e mais da metade aproveitam a ocasião para fazer compras.
Então, como aproveitar o Dia do Consumidor para vender mais?
Quem empreende sabe que os clientes estão cada vez mais exigentes e atentos, especialmente em datas comerciais, pois querem fazer bons negócios.
Em 2023, um levantamento recente da Shopee, plataforma global de comércio eletrônico, mostrou que 75% das pessoas só pretendem fechar negócio no Dia do Consumidor depois de comparar preços em vários lugares para garantir que estão fazendo a melhor escolha.
Isso só contribui para que as empresas repensem suas estratégias de vendas e, ao invés de colocar apenas o produto ou serviço em destaque, passem a trabalhar com foco no cliente durante toda a jornada de compra, começando por anunciar ofertas reais e se comunicar com o público de forma transparente.
Sendo assim, nada melhor do que aproveitar a data do Dia do Consumidor para criar estratégias baseadas na experiência do cliente e reforçar boas práticas no atendimento, como empatia, cordialidade, atitudes prestativas e buscar por soluções que agreguem valor ao seu cliente. Confira algumas dicas que preparamos para você aumentar o faturamento nesse período e construir uma relação especial com o seu público.
1. Conheça os direitos dos consumidores
O Dia do Consumidor foi criado justamente para reforçar a importância dos direitos direcionadas a eles. Por isso, é importante ficar atento ao Código de Defesa do Consumidor e estar alinhado com parceiros e fornecedores para que todos tenham o mesmo propósito e estejam cientes da importância de avaliar as condições dos produtos ofertados, das promoções e dos prazos de entrega com muita cautela.
Além disso, é importante estar atento aos principais direitos do consumidor, como direito à informação, à segurança, à escolha e ao atendimento. Para te ajudar nessa questão, separamos algumas perguntas para você refletir sobre as condições do seu negócio hoje:
- Sua loja está disponibilizando todas as informações necessárias sobre as promoções anunciadas, bem como as condições para ganhar descontos especiais?
- Você e as pessoas que trabalham na sua empresa atendem os clientes com eficiência, respeito e agilidade?
- O seu estabelecimento está oferecendo diferentes opções de pagamento e um ambiente seguro para as transações financeiras?
Se a sua resposta foi sim para todas as perguntas, muito bem! Continue com essa visão para o seu negócio. Contudo, se você ficou em dúvida sobre alguma, o ideal é procurar entender o procedimento interno da sua loja e fazer os ajustes necessários para garantir todos os direitos do seu consumidor.
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2. Ouça o que seus clientes dizem
No Dia do Consumidor, procure abrir ainda mais o canal de comunicação entre a loja e o cliente. Não deixe de ouvir o que o consumidor deseja, as suas sugestões, reclamações e elogios. Em seguida, trace um plano de ação para que você possa colocar em prática as melhorias sugeridas e desenvolver novos produtos e soluções alinhados ao que eles esperam.
Lembre-se de que o negócio existe com o propósito de gerar lucro mas, também, encantar e fidelizar clientes. Mostre a eles que a sua marca se importa com o que eles pensam e os resultados certamente serão positivos.
3. Programe suas ações com antecedência
Como já mencionamos, o Dia do Consumidor é uma data que vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. Para se ter ideia, no ano passado, o faturamento das empresas com ações desse período cresceu 22% e chegou a R$ 722 milhões.
Os números também são de um estudo da Social Miner e revelam a importância de fazer um bom planejamento para aproveitar todo o potencial de aumentar as vendas nesse período.
Por isso, o ideal é que a sua empresa tenha suas ações definidas com pelo menos uma semana de antecedência. Preparamos um conteúdo com 25 sugestões de frases para usar em comunicações com o seu público no Dia do Consumidor. Vale a pena conferir.
4. Venda bem para vender sempre
Existem algumas alternativas que podem te ajudar a manter os consumidores engajados, mesmo depois que o período de aumento das vendas acabar. Oferecer cupons de desconto para novas compras, criar promoções exclusivas para clientes que consumirem durante o mês de março e dar pontos extras em um programa de fidelidade para aqueles que fecharem negócio durante o Dia do Consumidor são algumas ideias interessantes.
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O que você precisa ter atenção é na abordagem de comunicar essas vantagens. Quando você oferece cupons de desconto para seu cliente, é interessante que eles sejam válidos apenas para o mês seguinte, ou seja, que tenham data marcada para expirar. Essa estratégia estimula o seu cliente a aproveitar não só as promoções do Dia do Consumidor, mas a retornar para uma outra compra em um futuro próximo.
Além disso, promoções exclusivas para compradores antigos também garantem um retorno positivo para o seu negócio. Isso acontece porque os clientes gostam de serem lembrados e, principalmente, reconhecidos. Por isso, aproveite o maior volume de vendas para planejar uma ação de pós-venda, fidelização, cartão desconto, cupons ou brindes.
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5. Avalie seu estoque para criar promoções mais estratégicas
Datas comerciais são uma ótima oportunidade para movimentar o estoque parado. E, lembre-se: o que o consumidor mais espera desta data são descontos e oportunidades de economizar em serviços, como um frete grátis.
O segredo para ter sucesso em períodos como esse é conciliar a oferta de produtos e serviços que vão despertar o interesse do seu público com itens que você precisa vender. Montar kits com descontos, fazer sorteios envolvendo esses produtos parados ou oferecê-los como um brinde para aqueles que fizerem compras maiores, por exemplo, são algumas opções.
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Lembre-se de avaliar como foi o comportamento do seu público nesse período nos últimos anos. Se você acredita em um crescimento expressivo das vendas, tão importante quanto selecionar os itens que precisam ser desovados é entender se você precisa reforçar a compra ou produção de algum deles para não deixar seus clientes frustrados.
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6. Programe o lançamento de produtos exclusivos
Esse pode ser o momento certo para lançar as últimas novidades da sua empresa ou até aproveitar para dividir isso com os seus clientes mais fiéis e engajados de forma exclusiva ou com mais antecedência, para que realmente se sintam especiais.
Produtos de edição ilimitada também são uma ótima maneira de gerar interesse nos consumidores e alavancar as vendas.
7. Ofereça um atendimento ainda melhor
Entender o que o seu público espera da sua empresa nessa data é o primeiro passo para realizar um bom atendimento e atender suas expectativas com os produtos e serviços certos.
Além disso, é importante ter em mente que uma estratégia realmente efetiva de vendas só é possível quando entendemos que, mais do que observar as necessidades do público enquanto consumidores, é preciso entendê-los e tratá-los bem antes, durante e após o atendimento.
Seus clientes são movidos por emoções e ter a sensibilidade de flexibilizar suas formas de abordagem é o verdadeiro segredo para um bom atendimento. Além disso, nada melhor do que demonstrar para o seu público que a marca que deseja lhe vender algo o valoriza. Por isso, esteja próximo e disponível quando o consumidor mais precisar de você.
Se achar interessante, organize novos treinamentos e reforce boas práticas de atendimento com a sua equipe.
8. Construa a jornada do cliente
A experiência do cliente não depende só do agente de atendimento. Na verdade, todos os processos do negócio impactam a forma como o consumidor percebe a marca. Por isso, para que seja possível melhorar a experiência de compra, é preciso ter uma visão geral de todas as etapas.
Às vezes, uma falha no fluxo de comunicação interna, como a demora para finalização de uma compra, pode impactar negativamente o atendimento e fazer com que você perca vendas. Por isso, é necessário colocar em prática a visão do cliente e reavaliar todos os pontos de contato que ele tem com a sua marca.
9. Aposte em uma abordagem multicanal
Como já mencionamos, o público não se relaciona com a empresa apenas pela loja. Os pontos de contato que o cliente tem com a empresa podem incluir, por exemplo, loja física, loja virtual, redes sociais e telefone. Por isso, é essencial que o atendimento seja muito bom em todos os canais. Você já parou para avaliar como tem sido a experiência dos consumidores em cada um deles e já mapeou as oportunidades de melhorias que existem?
Uma ótima alternativa para isso é adotar o atendimento omnichannel ou multicanal.
O objetivo da abordagem omnichannel é integrar os diversos canais de comunicação do seu negócio. Sendo assim, não basta estar presente em vários canais, mas também é necessário garantir que as informações que circulam neles estejam alinhadas e reunidas em um só lugar.
Se você garante esse tipo de abordagem, os seus clientes terão uma experiência diferenciada, Com a integração das informações, o seu time de atendimento ganha agilidade e simplifica os processos.
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10. Ofereça as opções de pagamento que seus clientes preferem
Você já procurou saber qual é a melhor opção de pagamento para os seus clientes? Se não, esse é o momento de pensar nisso, pois essa é uma questão que também pode potencializar ou prejudicar as suas vendas em datas especiais.
No Dia do Consumidor deste ano, as opções mais utilizadas serão, nesta ordem, cartão de crédito, Pix e boleto bancário, de acordo com um levantamento divulgado pelo portal Consumidor Moderno.
Por isso, a nossa dica é: procure diversas opções de pagamento para os seus clientes, conheça as particularidades e as vantagens de cada uma e adeque a rotina do seu negócio à preferência do seu público.
Mas, afinal, no seu caso é melhor vender por boleto, TED, QR Code Pix ou Pix? Se você ficou em dúvida entre essas alternativas, saiba que a Cora oferece gratuitamente todas essas facilidades por meio da nossa conta PJ.
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Gostou das dicas? Esperamos que elas tenham sido úteis para você e que, por meio delas, a sua empresa possa alcançar resultados ainda melhores neste Dia do Consumidor. Até a próxima e bons negócios!