Muita gente pensa em ter seu próprio negócio, mas no início vêm tantas dúvidas que, muitas vezes, as pessoas desistem sem ao menos tentar. É por isso que separamos aqui algumas dicas para empreendedores iniciantes que desejam ter sucesso na sua empreitada.
São orientações que acreditamos que vão fazer total diferença na sua jornada empreendedora. Continue a leitura para conferir!
Por que é tão importante buscar conhecimento para empreender?
De acordo com o Ministério da Economia, no ano passado, foram abertas mais de 4 milhões de empresas no país, um recorde histórico.
Por outro lado, no mesmo período, cerca de 1,410 milhão de empresas tiveram que fechar as portas. Ou seja, 35% das novas empresas abertas encerraram suas atividades nos primeiros 12 meses de atuação.
As possíveis causas para a falta de êxito são diversas: falta de planejamento, desequilíbrio financeiro, problemas no produto ou serviço sem qualidade são apenas algumas das opções.
Para minimizar estes erros e aumentar as chances de abrir um negócio de sucesso, quem quer empreender precisa descobrir a área em que quer atuar e procurar por informações que ajudem neste processo.
7 dicas de gestão para empreendedores iniciantes
Já deu para perceber como o acesso à informação de qualidade pode ser valioso para quem está começando a empreender, não é mesmo?
Pensando nisso, separamos algumas dicas para empreendedores iniciantes muito valiosas. Confira, a seguir:
1. Ao escolher um segmento, faça uma pesquisa de mercado
Antes de abrir um negócio é preciso definir em qual área quer atuar. Uma empresa de eventos? Uma loja de artigos de pesca? Um salão de beleza? Um banho e tosa? Uma farmácia?
São muitas as opções e não existe segmento ou atividade empresarial melhor ou infalível. O que existem são ramos empresariais que estão em alta e onde valem a pena investir e outros que podem ser mais arriscados e trazer menos retorno.
É por isso que após ter uma ideia do nicho em que quer atuar, é fundamental partir para a pesquisa de mercado. Conhecer os concorrentes, analisar os prós e os contras e fazer uma escolha consciente.
Se estiver em dúvida, é sempre melhor optar pelo ramo empresarial com o qual você tem mais afinidade do que um segmento que você ainda não conhece.
Leia também | Estudo de mercado: o que é e como fazer em 4 passos
2. Não tenha medo de cobrar pelo seu trabalho ou produto
Precificar corretamente seu produto ou serviço é um grande desafio.
Mas saiba que existem técnicas e cálculos específicos que podem ajudar quem empreende a encontrar um preço justo.
Achar que seu produto está muito caro ou baixar o preço do seu serviço por medo da escassez de clientes é até mesmo desvalorizar o que você oferece.
Este é um erro comum que leva muita gente que empreende a ficar no zero a zero e, no fim das contas, desistir do seu negócio.
Quando feito corretamente, o processo de precificação é um ponto de equilíbrio entre preço, valor e margem de lucro. Aprenda como precificar seu produto aqui.
3. Separe as contas da empresa do orçamento pessoal
Um dos principais erros de quem empreende é não separar as contas pessoais das contas da empresa.
Assim, fica muito difícil conseguir enxergar os verdadeiros resultados do seu negócio se você não tem clareza de quanto entrou e de quanto saiu para pagar os custos da empresa.
O ideal é desde o início ter um pró-labore, um salário, que deve ser pago pela empresa ao empreendedor.
Este é o dinheiro que será usado para pagar sua academia, por exemplo, seu supermercado, a conta de luz da sua casa, seu plano de internet etc.
Com essa divisão bem estabelecida, fica mais fácil entender se e quanto a empresa está lucrando, se está em crescimento e quais ajustes precisam ser feitos, por exemplo. Por isso é fundamental ter duas contas: uma pessoal e outra para a empresa.
A Cora é uma conta digital exclusiva para empresas e oferece tudo o que você precisa para gerenciar as finanças do seu negócio. E o melhor: você não precisa pagar nada para abrir e movimentar. Legal, né?
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4. Saiba divulgar seu produto ou serviço e utilize a internet como ferramenta
Mesmo que você tenha uma loja física é preciso estar presente na internet!
Seja por meio de um Instagram para divulgar seus produtos, uma loja virtual gratuita no Mercado Livre ou na Shopee para vender para qualquer lugar do planeta… Não tem motivos para estar fora da internet.
Se não sabe utilizar as redes ou manusear um smartphone, peça ajuda, estude! Sem dúvida você vai ver seu negócio tomar outras proporções.
Leia também | Como vender na Shopee: tudo o que você precisa saber
5. Cuide das finanças da sua empresa de perto
Além de separar a conta PF da conta PJ, é essencial acompanhar todas as movimentações financeiras da sua empresa de perto.
Ter uma boa gestão de fluxo de caixa e uma boa gestão de cobranças ajuda na administração do negócio.
Mesmo quem está em início de empresa deve ter uma preocupação constante com o capital de giro, aquela reserva financeira capaz de manter a empresa funcionando e cobrir as despesas enquanto os retornos financeiros não entram, como lucro de vendas e pagamentos pendentes.
Fora o capital de giro, é essencial também ter em mente a necessidade de construir para sua empresa uma reserva de emergência e uma reserva de oportunidade.
A primeira serve para cobrir “buracos” caso imprevistos aconteçam, como a substituição de um equipamento que quebrou do nada.
Já a segunda é ideal para aproveitar as oportunidades que surgirem sem aviso (uma promoção muito vantajosa para compra de matéria-prima em maior quantidade, por exemplo).
É preciso ter dinheiro em mãos para fazer este tipo de investimento aproveitando descontos.
Leia também | Capital de giro: aprenda o que é e como calcular
6. Recalcule a rota sempre!
Não adianta se fechar em uma ideia e não ouvir ninguém nem observar as mudanças que acontecem no mercado e na vida o tempo todo.
Saiba que ser dono de um negócio requer agilidade na tomada de decisão. Mas agilidade não quer dizer irresponsabilidade, hein?
Claro que as decisões precisam ser pensadas, até para minimizar os riscos de perda de dinheiro e de tempo. Mas só refletir e não agir sem dúvida é o que fará você perder dinheiro no longo prazo.
Não vale a pena ficar com apego à sua ideia de produto ou serviço original se o mercado está pedindo uma atualização. Seja pioneiro para não perder espaço.
Quem não se lembra da Blockbuster que desapareceu depois que a Netflix surgiu?
O primeiro serviço de streaming do planeta podia muito bem ter sido da gigante azul e amarela, não é mesmo? Afinal, eles já estavam no mercado de locação de filmes.
O erro foi não olhar para o mercado, não se atualizar e acreditar que o império era imbatível. Custou caro!
7. Atue com excelência
Não importa qual é a atividade da sua empresa, procure oferecer sempre o melhor que pode.
Trabalhe com o objetivo de alcançar a excelência nas etapas da vida empresarial. Isso vai impulsionar os negócios, trazer reconhecimento e fidelidade dos clientes.
Agora que você já conferiu nossas principais dicas para empreendedores iniciantes, sinta-se livre para continuar acompanhando os conteúdos do blog da Cora.
Aqui, você sempre vai encontrar informações que vão te ajudar a entender mais sobre como funciona o mercado e dicas de gestão para a sua empresa. Até a próxima!