Blog

Conheça 7 tipos de empréstimo empresarial e aprenda como solicitar

24 de setembro de 2020
empréstimo empresarial

Recorrer a um empréstimo empresarial pode ser a solução quando o negócio precisa equilibrar as finanças ou realizar investimentos para crescer.

Porém, antes de escolher e contratar, é obrigatório conhecer as diferentes opções disponíveis no mercado. Assim fica mais fácil escolher a alternativa mais alinhada aos objetivos e perfil da empresa.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo explicando os principais tipos de empréstimo empresarial. Além disso, você saberá o que é preciso para pedir um empréstimo pelo CNPJ.

Empréstimo empresarial: conheça 7 modalidades

Para escolher a modalidade de empréstimo empresarial mais adequada para o seu negócio, você deve considerar aspectos como:

  • A finalidade do crédito, ou seja: para que a empresa vai usar o valor contratado;
  • As exigências para solicitar o empréstimo;
  • Custos (juros e demais encargos);
  • Prazo para pagamento.

 

Além disso, é necessário avaliar a capacidade de pagamento do negócio antes de contratar um empréstimo. 

Sendo assim, as parcelas têm que caber no orçamento da empresa. Logo, elas devem ser incluídas no planejamento financeiro empresarial para os próximos meses ou anos.

Agora você confere os principais tipos de empréstimo para empresas e suas características:

1. Empréstimo para capital de giro

Esse tipo de empréstimo empresarial é indicado para cobrir necessidades financeiras de curto prazo de uma empresa. Isso inclui a compra de mercadorias e matérias-primas. 

Além disso, o empréstimo para capital de giro pode ser usado no pagamento de salários, fornecedores, contas e despesas operacionais.

Mas vale dizer que não é preciso informar como a empresa utilizará o recurso no momento da solicitação.

Geralmente, as taxas de juros dessa alternativa são mais altas, comparando a empréstimos com garantia. Isso ocorre porque o risco para a instituição credora é maior.

2. Empréstimo com garantia

Esse tipo de empréstimo exige que a empresa forneça um ativo como garantia, reduzindo o risco para a intuição credora. Aqui, os ativos podem incluir propriedades, equipamentos e outros bens de valor. 

Essa modalidade está disponível em alguns bancos tradicionais e também em fintechs do setor de crédito. E o processo para solicitar envolve avaliação do ativo, normalmente exigindo documentação e avaliação do valor do bem. 

Assim, o empréstimo com garantia é recomendado para empresas que possuem ativos substanciais e desejam taxas de juros mais baixas.

3. Antecipação de recebíveis

Nessa modalidade, a empresa consegue antecipar valores que só receberia no futuro. Isso inclui vendas com cartões de crédito, feitas pela maquininha ou links de pagamento. 

Dessa forma, os recebíveis servem como garantia, proporcionando taxas de juros mais baixas. Instituições como bancos, financeiras e empresas de fomento mercantil (factoring) podem oferecer essa alternativa de empréstimo.

Ele é indicado para empresas que enfrentam períodos de baixa liquidez, mas têm recebíveis garantidos a curto prazo.

4. Empréstimo empresarial peer to peer

Essa alternativa envolve a obtenção de empréstimos diretamente de investidores individuais ou grupos, sem a necessidade de intermediários tradicionais, como bancos.

Nesse sentido, existem plataformas online de peer-to-peer lending, que conectam empresas a investidores. A propósito, o processo de solicitação nessa modalidade pode ser menos burocrático. Mas as taxas podem ser mais altas.

Esse tipo de empréstimo é uma alternativa para empresas que podem não se qualificar para empréstimos tradicionais. 

5. Microcrédito empresarial

Essa modalidade oferece valores reduzidos de empréstimo destinados a MEIs e microempresas. Geralmente, envolve menos burocracia, sendo focada em apoiar negócios de menor porte.

Esse tipo de empréstimo empresarial pode ser obtido por meio de instituições financeiras, organizações sem fins lucrativos e órgãos governamentais que oferecem programas de microcrédito.

O microcrédito é uma alternativa para MEIs e microempresas que precisam de capital modesto para iniciar ou expandir seus negócios.

6. Cartão de crédito empresarial

O cartão de crédito PJ também funciona como um empréstimo empresarial de curto prazo.

Afinal, o negócio pode usar o cartão empresarial para cobrir despesas do dia a dia sem comprometer o fluxo de caixa.

Mas, assim como em outras linhas de crédito, é preciso passar por uma avaliação de risco para obter a aprovação. E as taxas de juros podem variar, dependendo da instituição.

É possível solicitar o cartão de crédito empresarial em bancos tradicionais, bancos digitais e fintechs.

7. Financiamentos

O financiamento empresarial se destina a obter fundos para adquirir bens para o negócio, como equipamentos, veículos ou imóveis.

Nesse sentido, os recursos devem ser usados para comprar um ativo específico. Mas a transação envolve juros e encargos, além de ter um prazo para quitação, como num empréstimo.

Bancos e instituições financeiras tradicionais são os principais fornecedores de financiamentos para empresas. 

Quanto às condições para conseguir um financiamento, a análise de crédito e a avaliação do projeto são fundamentais. E as taxas de juros variam conforme a instituição credora.

Como solicitar um empréstimo empresarial?

Agora você confere os passos essenciais para solicitar um empréstimo para o seu negócio:

1. Determine o objetivo do empréstimo

O primeiro passo é analisar a necessidade da empresa. Então, determine a quantia exata que o negócio precisa e para que fins o dinheiro do empréstimo será utilizado. 

2. Faça um planejamento financeiro

Determine quanto a empresa pode pagar pelas parcelas do empréstimo sem comprometer sua capacidade financeira. Além disso, inclua o pagamento empréstimo nas projeções financeiras e no orçamento empresarial.

3. Escolha o tipo de empréstimo

Como vimos, existem diferentes modalidades de empréstimo empresarial. Então, escolha a mais alinhada ao perfil da sua empresa e finalidade do crédito.

4. Selecione possíveis credores

Pesquise e compare instituições que oferecem empréstimos para empresas. Para tal, avalie pontos como taxas de juros e encargos, prazo de pagamento e outras condições. 

Aliás, o site do Banco Central tem tabelas com as taxas de juros para diferentes linhas de crédito PJ, com valores médios por instituição.

5. Verifique os requisitos para solicitar 

Verifique os requisitos para obter o empréstimo. Afinal, cada instituição tem critérios específicos de concessão. Tais critérios podem incluir: histórico de crédito, receitas anuais, tempo de operação, entre outros.

6. Prepare a documentação

Reúna todos os documentos necessários para solicitar o empréstimo. Em geral, você pode obter a lista de exigências no site da instituição. Você também pode solicitar essa informação nos canais da empresa.

7. Solicite o empréstimo

Envie uma solicitação formal para a instituição escolhida. Certifique-se de enviar todas as informações e documentos exigidos.

8. Aguarde a resposta de instituição

A empresa credora avaliará sua solicitação, analisando pontos como a capacidade de pagamento, histórico de crédito, entre outros.

9. Utilize o valor do crédito

Após a aprovação e a aceitação dos termos, o dinheiro será disponibilizado para a sua empresa. Certifique-se de usar os fundos conforme o planejado.

Finalmente, uma conta PJ feita para quem empreende

Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com  atendimento ágil pelo aplicativo.

Em que momento devo optar por um empréstimo empresarial?

A sua empresa pode ter uma necessidade de empréstimo em diversos momentos. No entanto, o mais indicado é que o empréstimo empresarial seja tomado e utilizado para momentos de investimento e expansão do negócio. 

Isso porque o dinheiro captado no financiamento tem um custo. O ideal é que ele seja usado para algo que te traga um retorno bom o suficiente para, além de fazer a empresa crescer, te dar espaço para quitar as parcelas com tranquilidade. 

Um exemplo comum de uso de crédito para investir no negócio é quando o empreendedor contrata um empréstimo empresarial para comprar um novo equipamento industrial. Nesse cenário, ao investir em um equipamento novo, você precisa entender quanto de retorno deve refletir no seu negócio.

Por exemplo, uma padaria pode comprar um forno industrial, e com ele produzir duas vezes mais o volume de pães por dia do que o normal. Para comprar este novo equipamento, o empreendedor pode contratar um empréstimo e fazer o investimento na sua padaria. Com a maior produção diária de pães, a padaria passa a também vender mais pães todos os dias, assim aumentando o faturamento do negócio.

Este aumento no faturamento é o que te ajudará a pagar as parcelas do empréstimo sem ter um impacto negativo no seu fluxo de caixa mensal. 

Agora você já tem uma base para escolher o empréstimo empresarial mais adequado para o seu negócio.

No momento, a única linha de crédito empresarial que a Cora oferece é o cartão de crédito PJ. O cartão da Cora é sem anuidade e tem bandeira Visa. Até a próxima!

Por Equipe Cora
É da sua Conta!

Junte-se a mais de 100.000 negócios e receba a newsletter da Cora para alavancar os resultados da sua empresa.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termos da Política de Privacidade
A Conta PJ gratuita e sem burocracia que o seu negócio merece.

Cadastre a sua empresa em menos de 10 minutos e abra uma conta PJ totalmente sem custos. Junte-se a mais de 100.000 empreendedores, economize tempo e dinheiro e foque no que importa: no seu negócio.

5/5

“Excelente app, bem simples e entrega o que promete. Cobrança gratuita de boleto que reduziu bastante os custos na empresa” Guilherme Silva

Perfeito! A Cora é para a sua empresa!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.

Ao preencher o formulário, concordo em receber comunicações de acordo com os meus interesses e aceito os termo da Política de Privacidade.

Recebemos seus dados!

Enviamos um email de confirmação para você. Não esquece de checar a sua caixa de entrada depois! 

Se você quiser, você pode continuar a sua leitura agora.

Quase lá!

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e clique no link que aparecerá para baixar o app!

Importante: você precisa de um CNPJ ativo para abrir a sua conta.