Será que está na hora de contratar um empréstimo para capital de giro para conseguir manter as contas do seu negócio em dia?
Se essa é uma pergunta que começou a aparecer por aí, pode ser que seu negócio esteja precisando de um reforço para pagar as despesas. De fato, existem opções de crédito que podem dar o fôlego necessário para superar um momento de dificuldade temporária do negócio.
Por isso, preparamos esse conteúdo especial! Entenda as características específicas do empréstimo para capital de giro, quais cuidados você precisa ter antes de contratar e confira dicas práticas para realmente conseguir escolher a melhor opção para o momento atual do seu negócio.
Como funciona o empréstimo para capital de giro?
O empréstimo para capital de giro é o tipo de crédito que você pode procurar para colocar as obrigações financeiras e fluxo de caixa da sua empresa em ordem.
Sabe aquele momento em que fica claro que o financeiro não tem os recursos necessários para arcar com as despesas que já estão previstas para o negócio? Entre essas despesas podem estar incluídos, por exemplo, o pagamento de salários, aluguel, contas de água e luz, etc.
Bem, nessa hora o crédito especial para capital de giro pode ser uma alternativa para evitar que falte dinheiro para a manutenção do negócio.
Diferentemente de outras linhas de crédito para empresas, essa costuma ser uma operação de curto prazo, ou seja, com possibilidade de pagamento das parcelas do empréstimo em até 1 ano.
O empréstimo para capital de giro também se diferencia pelo fato de que, nesse caso, as instituições financeiras não te pedirão explicações sobre a finalidade para a qual você destinará o crédito que foi cedido.
Por fim, também é possível negociar o vencimento das parcelas junto a algumas instituições credoras, podendo existir parcelas mensais, bimestrais, semestrais ou apenas um pagamento único, ao final do contrato assinado.
Vantagens e desvantagens do crédito para capital de giro
Como você provavelmente percebeu pela explicação anterior, essa é uma modalidade de crédito bastante versátil e, de certa forma, simples de conseguir. A burocracia não é tão grande quanto a de outras linhas de crédito para PJ e, em geral, é possível negociar a amortização da dívida – para que o vencimento seja mensal, bimestral, etc.
Pela facilidade, também é comum que a liberação do valor solicitado seja mais rápida, o que também é uma vantagem interessante para evitar que outras dívidas se acumulem.
Devido a toda essa facilidade e a ausência de uma garantia de bens materiais, como acontece em financiamentos, por exemplo, normalmente as taxas de juros do empréstimo para capital de giro são maiores que as de outros tipos de empréstimo.
O que você deve analisar antes de buscar o crédito?
O conselho mais importante que temos para você é: antes de contratar o empréstimo, identifique o que está causando a falta de dinheiro: alguma despesa está mais alta que o normal? Teve menos recebimentos esse mês ou nos últimos meses? Teve gastos emergenciais?
Coloque as informações no papel para que a falta de recursos financeiros seja realmente momentânea e você crie um plano de ação para quitá-la.
Além disso, reconhecer a raiz do problema e analisar o cenário também te ajudará a solicitar apenas o crédito realmente necessário, nem mais, nem menos do que o seu negócio precisa para ficar livre do pesadelo das contas atrasadas.
Dicas importantes para escolher o melhor empréstimo para capital de giro
Agora é a hora de entender quais critérios levar em consideração para escolher a melhor opção de empréstimo para capital de giro. Veja nossas dicas:
Use simuladores online
Atualmente, boa parte das instituições financeiras que oferecem empréstimos disponibiliza simuladores online para que você tenha uma noção inicial de como funcionaria a contratação do crédito.
Mesmo que você não vá contratar o empréstimo através dessas empresas, simule alguns cenários para entender as alternativas e ter mais argumentos para negociar.
Verifique a reputação da empresa
Esse é um ponto importantíssimo! Infelizmente, algumas pessoas e empresas se aproveitam do momento delicado do negócio para cobrar taxas abusivas e não agir de forma transparente.
Por isso, antes de contratar, tenha certeza de que está lidando com uma empresa confiável e de boa reputação. Para isso, você pode checar o Reclame Aqui, redes sociais e até mesmo pesquisar no Google para ver o que é falado sobre a organização.
Confirme quais são as taxas cobradas pela operação
Além da taxa de juros que é comumente cobrada em qualquer tipo de empréstimo, podem existir outros valores cobrados para te fornecer o empréstimo.
Por isso, não se prenda apenas à análise da taxa de juros para tomar a decisão de qual alternativa será melhor. Verifique, entre todas as taxas e valores cobrados, qual será o valor final pago pelo empréstimo para capital de giro.
Lembre-se também de considerar linhas de crédito não convencionais, que podem oferecer tarifas menores. A antecipação de recebíveis, por exemplo, permite que a empresa adiante o recebimento de compras feitas a prazo. Como o risco de inadimplência na operação é baixo, as instituições financeiras que oferecem essa opção também costumam praticar juros bem menores.
Leia também | Conheça os tipos de antecipação de recebíveis
Leia todo o contrato atentamente
Para não ter nenhuma surpresa desagradável, tome o cuidado de ler todo o contrato de empréstimo atentamente e com calma. O conhecimento representa a sua liberdade e seu poder de argumentação como consumidor.
Por isso, não negligencie essa parte em hipótese alguma! Pergunte caso não entenda alguma cláusula e questione se identificar algum item que está diferente do que foi negociado.
Agora que você já sabe como contratar um empréstimo para capital de giro, pode começar a buscar alternativas com mais segurança, não é mesmo? Por enquanto, ainda não oferecemos essa modalidade de crédito, mas você pode solicitar o cartão de crédito empresarial sem tarifas.
100% gratuito, sem burocracias e feito sob medida para o seu negócio
Às vezes o limite do cartão de crédito já é o suficiente para lidar com apertos financeiros que são momentâneos e você já tem uma perspectiva clara de que conseguirá quitar a fatura seguinte! Sendo esse o seu caso, não deixe de conferir os benefícios e regras para solicitação do nosso cartão PJ!