Não há dúvidas de que gerenciar um negócio próprio pode ser muito desafiador. No entanto, ao desenhar estratégias de crescimento para pequenas empresas, quem empreende pode conseguir alcançar mais facilmente o sucesso da sua empreitada.
Para auxiliar neste processo, listamos algumas dicas valiosas para quem quer ver sua empresa crescer no mercado em que atua e aumentar as chances de alçar voos cada vez mais altos.
Aproveite a leitura!
Como criar estratégias de crescimento para pequenas empresas e colocá-las em prática?
Criar estratégias de crescimento para pequenas empresas requer uma abordagem estruturada, personalizada e baseada em dados.
Ou seja, é preciso fazer um mergulho na realidade da empresa e entender as dores do momento para, então, conseguir elaborar um plano eficiente.
Um caminho inicial pode ser separar as ações em frentes essenciais para o bom andamento do negócio. Por exemplo:
- Saúde financeira;
- Vendas e atendimento ao cliente;
- Marketing;
- Departamento pessoal e treinamentos;
- Sucesso do cliente e fidelização;
- Tecnologia.
Depois, selecionar cada uma dessas frentes e entender os principais desafios e oportunidades para elas.
E então:
- Definir objetivos claros;
- Traçar ações focadas;
- Estabelecer prazos;
- Realizar o plano;
- Verificar a eficácia;
- Redefinir rotas (se necessário).
Uma ferramenta muito conhecida que pode auxiliar nessa descoberta é a Análise SWOT, que serve para ajudar a identificar e avaliar os quatro elementos-chave de uma organização:
1. Forças (ou Strenghths): diferenciais que fazem a empresa se destacar. Um restaurante local, por exemplo, pode ter um atendimento personalizado e ingredientes frescos que conquistam clientes fiéis;
2. Fraquezas (ou Weaknesses): deficiências internas que limitam o crescimento. Uma loja de roupas pode ter pouco capital para investir em estoque variado, dificultando a competição com grandes redes;
3. Oportunidades (ou Opportunities): situações externas que podem ser aproveitadas em prol do negócio. Um salão de beleza especializado em cabelos cacheados, por exemplo, pode crescer oferecendo serviços diferenciados se identificar uma demanda crescente por tratamentos que valorizam cabelos naturais;
4. Ameaças (ou Threats): fatores externos que podem prejudicar os resultados do negócio. Uma confeitaria pode sofrer impacto se uma grande rede abrir uma filial próxima com preços mais baixos.
14 estratégias de crescimento para pequenas empresas
Confira algumas estratégias de crescimento para aplicar na sua pequena ou média empresa:
1. Separe as finanças pessoais das contas da empresa
Manter as finanças pessoais separadas do orçamento do negócio é uma estratégia fundamental para o crescimento da empresa. Esse cuidado permite avaliar com maior precisão os valores a pagar e a receber, garantindo uma visão clara da saúde financeira do seu empreendimento.
Para isso, é recomendável ter uma conta bancária exclusiva para as operações da empresa (uma conta PJ gratuita para movimentar, como a oferecida pela Cora, por exemplo).
Se você tem dificuldade nesse sentido, pode gostar do nosso guia gratuito sobre como separar dinheiro pessoal e da empresa.
2. Tenha um capital de giro, construa uma reserva de emergência e um fundo de oportunidades
Manter um capital de giro adequado, criar uma reserva de emergência e também um fundo de oportunidades são práticas importantes para o crescimento sustentável de uma empresa.
O capital de giro assegura que suas operações diárias continuem fluindo, mesmo diante de oscilações no fluxo de caixa.
Já a reserva de emergência funciona como um colchão de proteção contra imprevistos, ajudando a enfrentar crises sem comprometer a saúde financeira do negócio.
O fundo de oportunidades, por sua vez, permite que sua empresa esteja pronta para investir em projetos estratégicos ou aproveitar boas condições de mercado.
Leia também | Como fazer uma reserva de emergência para a sua empresa?
3. Controle os custos
Reduzir despesas não significa comprometer a operação. Analise sua estrutura de custos para identificar oportunidades de economizar sem sacrificar a qualidade do produto ou serviço que oferece.
Entre as opções para isso estão negociar melhores condições com fornecedores ou buscar alternativas mais econômicas para conseguir matéria-prima. É importante, também, observar os registros financeiros atentamente para identificar os gastos invisíveis — aquelas despesas pequenas, que parecem inofensivas, mas que representam uma quantia importante no final do mês.
4. Diversifique suas fontes de receita
Faça um exercício de reflexão: existem produtos ou serviços que a sua empresa pode começar a oferecer aos clientes que já tem ou para atrair novos públicos?
Pense em como expandir seu portfólio sem comprometer a qualidade do que você já faz. Neste conteúdo sobre como contornar a sazonalidade e garantir a operação da empresa o ano todo, incluímos algumas ideias de negócios que podem ser úteis. Vale a pena conferir.
5. Saiba a hora de usar crédito e contrate de forma segura
Não é preciso ter medo de solicitar crédito quando se está criando estratégias de crescimento para pequenas empresas. Mas é fundamental tomar certos cuidados antes de fazer esse tipo de contratação.
Um empréstimo para capital de giro, por exemplo, pode representar uma grande oportunidade para um negócio em expansão — além de ser mais vantajoso do que utilizar o cheque especial para cobrir eventuais descompassos no fluxo de caixa.
Leia também | O que é um empréstimo de capital de giro e como ele funciona?
6. Invista em marketing digital
Uma presença online forte é indispensável hoje em dia. Aposte em estratégias como SEO (otimização para motores de busca), marketing de conteúdo, redes sociais e anúncios pagos para atrair novos clientes.
Não subestime o poder de ferramentas acessíveis como e-mail marketing para se conectar diretamente com sua audiência.
Leia também | 5 dicas de marketing digital para pequenas e médias empresas
7. Conheça seu cliente
Dedique tempo para ouvir seus clientes. Pesquisas de satisfação, análises de comportamento e feedback contínuo ajudam a entender melhor o que eles realmente precisam, permitindo ajustar seus produtos ou serviços de forma mais assertiva.
8. Contrate e treine o time para vendas
Um time comercial bem preparado pode fazer toda a diferença. Invista em treinamentos de vendas e em uma equipe motivada, capaz de construir relacionamentos sólidos e fechar negócios.
Um time que saiba aproveitar as oportunidades, que seja comprometido, e que nunca perde a chance de aumentar o ticket médio, por exemplo.
9. Use a tecnologia para aumentar a eficiência
Automatize processos sempre que possível. Softwares de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), ERP (gestão empresarial) e ferramentas de automação de marketing podem economizar tempo e reduzir erros, permitindo que você se concentre em ações mais estratégicas.
A Cora, inclusive, oferece opções de automação para pequenas e médias empresas (pagamento em lote ou cobrança automática, por exemplo). Que tal conhecer?
10. Crie parcerias estratégicas e poderosas
Quem empreende vive ouvindo sobre a importância de construir relacionamentos estratégicos, não é mesmo? E não é à toa: de fato, parcerias com outras empresas podem abrir portas para novas oportunidades.
Pense em alianças que complementam seu negócio e que ajudem a alcançar mais clientes. Você pode começar firmando parcerias com colegas que empreendem ou empresas próximas, que podem atrair um público parecido com o seu.
11. Contrate serviços especializados
Contador, advogado, RH, marketing. Contratar serviços especializados é uma estratégia inteligente para empresas que buscam expandir.
Profissionais qualificados e empresas especializadas trazem conhecimento técnico e experiência que podem acelerar processos, reduzir erros e garantir resultados de alta qualidade, permitindo que você foque no que faz de melhor, administrar e expandir seu negócio.
Leia também | Como contratar e qual é a importância da contabilidade para pequenas empresas?
12. Invista em desenvolvimento pessoal e liderança
O crescimento da empresa começa pelo crescimento de seus líderes e colaboradores. Promova uma cultura de aprendizado contínuo, oferecendo treinamentos e criando um ambiente que incentive a inovação.
13. Monitore indicadores de desempenho
Para conquistar bons resultados de forma contínua, não dá para contar apenas com a intuição de quem empreende.
Não se trata apenas de vender mais, mas de entender quais são os resultados reais de suas ações. Utilize métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhar o progresso e ajustar a estratégia quando necessário.
14. Foque na experiência do cliente
Você já deve ter ouvido que manter um cliente custa muito menos do que atrair novos. E é verdade.
Além da fidelidade, um cliente satisfeito pode beneficiar a sua empresa ao se tornar seu defensor. Garanta que a experiência seja positiva em todos os pontos de contato (do atendimento ao pós-venda). Uma boa reputação pode atrair novos clientes sem grandes gastos em publicidade.
O que achou dessas estratégias de crescimento para pequenas empresas? Você já tem adotado algumas delas no seu negócio? Depois da leitura, é hora de começar a observar as oportunidades e agir. Desejamos muito sucesso para o seu negócio — e conte com a Cora em cada etapa desse desenvolvimento!