Fazer a precificação de produtos e serviços pode parecer uma tarefa extremamente complicada, ainda mais para quem está começando um negócio. Mas existem métodos para esse cálculo, sendo a fórmula markup um dos principais.
E você não precisa se assustar com o termo “fórmula”, pensando que vai encarar uma equação matemática complexa.
Nesse artigo, vamos explicar o que é markup e como aplicar a fórmula passo a passo para calcular o preço de venda de um produto ou serviço.
O que é fórmula markup?
Fórmula markup é a fórmula do cálculo feito para determinar o markup — índice multiplicador pelo qual o custo unitário de produção de um produto ou serviço deve ser multiplicado para determinar o preço de venda.
O custo de produção engloba todos os gastos diretamente ligados à produção de um bem ou serviço, como matérias-primas, mão de obra e energia elétrica.
No caso de um produto para revenda, o custo de produção inclui o valor de compra e gastos com transporte. E na precificação de serviços, as horas trabalhadas entram como custo de produção.
Então, vamos supor que um produto tem custo de produção de R$ 200 e markup de 1,82. Nesse exemplo, o valor de venda será R$ 364 (200 x 1,82).
Para calcular o markup, utiliza-se a fórmula:
100 / [100 — (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]
Portanto, para aplicar a fórmula markup, primeiro você deve calcular o custo de produção, assim como as despesas fixas e variáveis do produto ou serviço que vai precificar. Também é preciso calcular a margem de lucro.
Despesas fixas são aquelas que a empresa tem todos os meses, independente do volume de vendas ou de produção. Exemplos de despesas fixas:
- Contas de consumo da empresa (energia, internet, água, telefone, etc.
- Folha de pagamento dos funcionários
- Aluguel do imóvel onde a empresa funciona
Já as despesas variáveis são aquelas cujo valor muda conforme a atividade do negócio. Confira alguns exemplos de despesas variáveis:
- Taxas e comissões sobre as vendas
- Gasto com combustível dos veículos do negócio
- Fretes
- Incidentes ou acidentes na produção
- Tributos
Margem de lucro é a porcentagem que sua empresa ganha em cada venda. Esse percentual deve ser calculado da forma adequada para garantir o crescimento do negócio.
Como montar uma fórmula markup
Como vimos, para calcular o markup a partir da fórmula é preciso ter os seguintes valores:
- Despesas fixas (DF)
- Despesas variáveis (DV)
- Margem de lucro (ML)
- Custo de produção (CP)
Tendo os valores apurados, basta fazer a substituição na fórmula — 100 / [100 — (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]
Agora vamos retomar aquele exemplo de um produto cujo custo de produção é R$ 200.
Antes de substituir os números na fórmula, precisamos obter os percentuais referentes às despesas fixas e variáveis.
Isso porque o valor referente à margem de lucro é uma porcentagem, logo, os demais valores precisam estar nesse formato.
Após fazer as conversões, chegamos aos seguintes valores hipotéticos:
- Custo de produção (CP) = R$ 200
- Despesas fixas (DF) = 15% sobre a venda
- Despesas variáveis (DV) = 12% sobrea venda
- Margem de lucro (ML) = 18%
Agora podemos fazer o cálculo do markup:
Markup = 100 / [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]
100 / [100 – (12 + 15 + 18)]
100/[100 – 45]
100/55
Markup = 1,82
Por fim, basta multiplicar o custo de produção pelo markup (200 x 1,2), para chegar ao preço de venda de R$ 364.
Apurar com cuidado os custos fixos e variáveis de produção de cada produto ou serviço, assim como das despesas, é essencial para ter sucesso com a precificação no seu negócio.
Além de utilizar o markup na sua estratégia de formação de preços, você pode utilizar uma tabela de precificação e uma planilha de orçamento para basear suas decisões em dados organizados.
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Qual o markup ideal para sua empresa?
Não existe um valor ideal para o markup em uma empresa, no sentido de estabelecer um número máximo ou mínimo, já que os fatores utilizados no cálculo podem variar bastante conforme o negócio.
O importante é que o markup resulte em um preço de venda que cubra todas as despesas e custos da empresa e permita tirar a margem de lucro, além de garantir a competitividade do produto ou serviço no mercado.
Garantir a competitividade significa praticar um preço compatível com o que o seu público está disposto a pagar. Portanto, mesmo usando o markup, a análise contínua do mercado não pode ficar de fora na sua estratégia de precificação de produtos.
Aliás, monitorar as variáveis que compõem o cálculo do markup deve ser um exercício contínuo para manter a saúde financeira do seu negócio.
Sendo assim, é importante que a margem de lucro permita o crescimento da empresa sem encarecer demais os preços. O controle das despesas variáveis e dos custos também garantem um markup sustentável.
Por último, vale dizer que existem outros modelos de precificação que você pode utilizar, como a margem de contribuição.
Diferença entre margem de lucro e markup
Vimos que a margem de lucro é um dos fatores que utilizamos para calcular o markup. Porém, pode haver uma certa confusão entre os dois conceitos.
A diferença é que, enquanto o markup é um índice utilizado na formação de preços, a margem de lucro mostra quanto sua empresa está lucrando em cada venda.
Portanto, ambos são importantes para o negócio, já que o preço é um elemento essencial para manter a competitividade e o lucro, do mesmo modo que obter uma boa lucratividade é indispensável.
O cálculo da margem de lucro considera as seguintes variáveis:
- Custos (C)
- Despesas (D)
- Preço do produto ou serviço (P)
O percentual da margem de lucro é obtido pela fórmula: Margem de Lucro (ML) = {[P – (C + D)] / P]} x 100
Para uma explicação detalhada com exemplos, você pode consultar nosso artigo sobre como calcular margem de lucro.
Depois de conferir o que é a fórmula markup e como aplicar no seu negócio, você também pode aproveitar o e-book gratuito que a Cora preparou sobre como precificar um produto.