Seja qual for o seu tipo de negócio, se você vende produtos ou presta serviços, fazer uma boa gestão de cobrança é fundamental. Mas, afinal, quais são as melhores frases para cobrar clientes inadimplentes, por exemplo? Como adotar o discurso certo e as melhores estratégias para reduzir os índices de inadimplência na sua empresa?
Certamente esta não é a mais fácil das tarefas, e muitas vezes pode causar desconforto tanto para quem cobra quanto para quem é cobrado. Por isto, saber como cobrar um cliente educadamente, garantindo que o relacionamento entre vocês não fique abalado, é muito importante.
Neste artigo, vamos mostrar algumas formas de abordar o consumidor a respeito de pagamentos atrasados de forma respeitosa e eficiente através de modelos de frases para cobrar os clientes.
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O que considerar na hora de cobrar
Quando chega o momento em que é necessário conversar com o seu cliente a respeito de valores em atraso, existem alguns pontos importantes a se considerar, como o perfil da pessoa ou empresa e a sua situação financeira.
Ao invés de partir para uma cobrança muito direta ou agressiva, vale a pena pensar em uma melhor forma de falar sobre o assunto e em propostas para sanar o problema para os dois lados.
Ser flexível e estar aberto à negociação de formas de pagamento da dívida pode ser uma saída. Por exemplo, aceitar parcelamento no boleto, ou cartão de crédito, se isto for possível para você. E se não for, é interessante mostrar que você entende pelo que o cliente está passando e que está disposto a fazer ajustes para que a dívida seja paga.
Outra questão importante é o meio de comunicação que você irá utilizar e isto também depende de quem é este cliente e como vocês costumam se comunicar.
Muitas vezes, o e-mail pode ser um canal mais formal para tratar um atraso de pagamento, mas é importante, neste caso, trabalhar o texto para que a mensagem de cobrança fique amigável.
Caso o cliente em questão já esteja acostumado a falar com você por WhatsApp ou telefone, pode ser interessante utilizar um destes canais para parecer mais informal e dar mais abertura para a conversa.
Não se esqueça também das punições descritas no artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, que trata deste tema:
“Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: pena detenção de três meses a um ano e multa.”
Considerando tudo isso, é essencial se atentar:
- ao tom da mensagem: evite constranger o consumidor ou ser rude;
- ao horário: limite estas mensagens ao horário comercial e dê tempo para que o cliente responda;
- ao meio de comunicação: priorize meios de fácil acesso para evitar que o consumidor seja exposto.
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Frases para cobrar clientes inadimplentes de forma amigável
Ao fazer uma cobrança, sempre leve em conta a importância de manter este cliente na sua carteira, se for o melhor para a sua empresa.
E reflita: é um consumidor que está com você há muito ou pouco tempo? Ele já esteve inadimplente antes ou é a primeira vez? Há chance de ter havido um simples esquecimento ou é provável que tenha sido uma questão de falta de recursos?
Com estas questões em mente, é hora de partir para a cobrança de fato. Elaboramos abaixo algumas opções de frases feitas para cobrar clientes. Fique à vontade para utilizá-las como referência e, claro, adaptá-las à realidade da sua empresa, se precisar:
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6 frases para cobrar clientes em atraso há pouco tempo
“Olá, [nome do cliente]! Ainda não identificamos o pagamento da sua última fatura e gostaríamos de saber se aconteceu alguma coisa e como podemos ajudá-lo. Estamos à sua disposição!”
“Bom dia! Notamos que há uma pendência no seu pagamento e, para nossa organização, gostaríamos de combinar uma nova data para que o valor seja quitado. Quando seria melhor para você?”
“Olá, como vai? Poderia me informar qual a melhor data para efetuar o pagamento da sua fatura? Desde já, agradeço.”
“Olá, espero que esteja tudo bem! Percebemos aqui que seu boleto ainda não foi pago neste mês, por isso, estamos enviando outro com uma nova data. Ficamos à disposição para negociar outro prazo, caso prefira. Obrigado(a)!”
“Olá, [nome do cliente]! Tudo bem? Sua mensalidade do último mês ainda está em aberto. Aconteceu alguma coisa? Aguardamos seu contato para conversarmos e resolvermos juntos esta situação.”
“Olá, [nome do cliente]! Sua fatura referente ao mês de agosto está em aberto em nosso sistema. Você poderia confirmar se o pagamento já foi realizado? Em caso positivo, por favor, desconsidere esta mensagem.”
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5 frases para cobrar clientes com dívidas antigas
“Como vai, [nome do cliente]? Sabemos que o momento atual não está fácil, por isso gostaríamos de conversar sobre suas faturas em aberto e negociar a melhor solução para todos. Conte com o nosso apoio para resolver esta questão!”
“Olá! Pensando em facilitar a regularização da sua fatura em aberto, estamos enviando um novo boleto atualizado. Caso precise de um prazo maior para quitá-lo, entre em contato com a gente para combinarmos uma data melhor.”
“Olá, [nome do cliente]! Estamos entrando em contato para informar que agora é possível realizar o pagamento de suas faturas por cartão de crédito ou transferência. Também estamos à disposição para negociar o valor que consta em aberto em nosso sistema. Assim que possível, entre em contato com a gente para chegarmos juntos à melhor solução.”
“Olá, [nome do cliente]! Ainda não identificamos o seu pagamento em nosso sistema. Que tal entrar em contato com nossa equipe para contar o que aconteceu e chegarmos a uma solução? Aguardamos seu retorno.”
“Olá, [nome do cliente]. Como vai? Identificamos alguns títulos pendentes em seu nome e, como você é um dos nossos melhores clientes, queremos resolver juntos essa situação. Esperamos seu contato para conversarmos e combinarmos a melhor solução.”
5 dicas para cobrar um cliente de forma eficaz
Estas são algumas opções de frases para você utilizar na hora de entrar em contato com algum cliente inadimplente. Sempre que necessário, faça as adaptações nos textos para adequar o modelo de mensagem de cobrança ao canal e à pessoa que irá recebê-la.
Confira abaixo algumas dicas para tornar este processo mais fácil:
1. Não use a palavra “dívida”
A gente sabe que não é fácil, mas evite ao máximo o uso de termos que possam constranger o consumidor. No lugar de “dívida”, você pode usar termos como “débito” ou “pendência”, por exemplo.
Lembre-se: existem muitas causas por trás de uma inadimplência. Fazer o consumidor se sentir culpado não irá ajudá-lo a resolver a situação mais rapidamente e ainda poderá estremecer o relacionamento dele com a sua empresa.
2. Tente entender a motivação do atraso
É possível que seu cliente esteja passando por um período mais “apertado”. Se for o caso, flexibilizar o pagamento até ele poder quitar todo o valor devido pode ser a melhor saída para que, nos momentos mais “prósperos”, ele também se lembre da sua empresa e fique fiel à ela.
3. Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente
Se mostrar aberto a negociação pode facilitar a comunicação com o cliente, fazendo com que ele pague a dívida e continue contratando seus serviços ou produtos. Mas também é importante levar em conta o quanto a sua empresa pode ceder.
Por isso, olhe com calma para suas necessidades e proponha uma solução que atenda você e o cliente. Lembre-se também que negociar não significa dar desconto. Você também pode oferecer extensão de prazos ou parcelamento do valor para facilitar a vida do consumidor.
4. Não leve a situação para o lado pessoal
Mostre que a sua empresa está disponível e interessada em conversar e negociar. Assim, a pessoa do outro lado também poderá entender que a sua cobrança não é uma forma de ofensa ou perseguição.
5. Adote scripts de cobrança
Para guiar sua equipe, pense em ter scripts de cobrança com mensagens padronizadas bem trabalhadas. Assim você melhora a comunicação com os clientes inadimplentes e seu time também se sentirá mais seguro na hora de estabelecer uma conversa deste tipo com os consumidores.
Pensando nestes momentos, a Cora desenvolveu um ebook que pode te ajudar a ter este script de cobrança. Esta é mais uma forma de facilitar sua gestão financeira e manter seus clientes satisfeitos sempre.
Gostou da ideia? Acesse e baixe gratuitamente o Modelo de Script de Cobrança da Cora feito especialmente para a sua empresa. Esperamos que este conteúdo seja útil para você!
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