Oferecer métodos de cobranças alternativas aos clientes é uma excelente forma de não perder a venda e sair à frente da concorrência. Com isso em mente, muitas empresas estão buscando formas de gerar boleto recorrente para oferecer este meio de pagamento para seus clientes.
O boleto ainda é muito utilizado pelos consumidores devido ao fato de não depender de um cartão de crédito para concluir a compra. Além disso, em lojas virtuais, este modelo de pagamento é bem visto principalmente no sentido de segurança, onde não é necessário enviar os dados para realizar o pagamento.
Mas o grande destaque do boleto recorrente é para casos onde há negociação de produtos e serviços prestados por meio de contratos ou em modelos de assinatura. Então, se esta é a sua realidade, ou se seu negócio quer possibilitar este tipo de cobrança, continue a leitura e descubra como funciona este método.
O que é boleto recorrente?
Apesar de simples e o termo já responder por si só o que é, vale uma breve explicação sobre o boleto recorrente. Esta é uma forma de pagamento que facilita muito o processo de compras do cliente e que, consequentemente, aumenta as vendas da empresa.
Funciona muito para empresas que precisam automatizar suas transações de pagamentos mensais, trimestrais, semestrais ou até mesmo anuais e é muito utilizado para algumas modalidades de prestação de serviços.
O principal motivo da adesão por parte dos clientes é que, neste formato, não é necessário ter disponível um cartão de crédito – e para aqueles que têm cartão, o limite não fica comprometido.
Por que é interessante gerar boleto recorrente?
A cobrança recorrente, por ser bem vista pelos clientes, acaba contribuindo com o aumento das suas vendas. Além disso, há outras vantagens em oferecer esta forma de pagamento. Confira quais são com mais detalhes:
1. Facilidade para os dois lados
Nos casos de empresas que trabalham com mensalidades, a cobrança recorrente é uma grande aliada na gestão financeira. Com ela, é possível ter uma visão mais clara da projeção de receita que entrará ao longo dos próximos meses.
É claro que pode ocorrer algum imprevisto no meio do caminho, mas aí já são outros problemas que precisam ser analisados, como insatisfação do produto, por exemplo.
Já para o cliente, receber o boleto mensalmente é uma forma de evitar cair no esquecimento e não pagar o serviço, o que pode ocasionar a interrupção do fornecimento, além de incidências de juros e multas.
2. Retenção de clientes
Por falar em facilidade do lado do consumidor, a cobrança recorrente pode ser um fator decisivo na hora de reter um cliente, já que a solução oferece uma experiência de pagamento simples e sem cobrança feita pela empresa.
Esses detalhes contribuem para construir uma relação de pouco conflito e muita praticidade, o que é ideal para sua marca se tornar queridinha dos clientes. E claro que, conforme você ganha reconhecimento do público, é natural um melhor resultado no seu posicionamento de mercado, atraindo novos clientes e fazendo mais vendas.
3. Redução de custo e tempo
Clientes inadimplentes tendem a custar caro para as empresas, e cobrá-los pode ser algo muito desconfortável. Quando você opta por gerar boleto recorrente, o envio é feito todo para o seu cliente, que não depende de correios, servidor de e-mails ou outro intermediário para fazer o boleto chegar até ele.
Dessa forma, você reduz o custo de envio “parcelado”, além do tempo do seu time de enviar a cobrança.
4. Redução da inadimplência
Quando se opta por gerar boleto de cobrança de forma automática, normalmente ocorre o aumento das taxas de aprovação e, consequentemente, a redução da inadimplência do negócio.
Isso fica ainda mais evidente no caso onde o boleto é enviado para o e-mail do cliente, com uma mensagem personalizada e em tempo hábil para programar o pagamento.
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Como funciona o pagamento recorrente?
Como dito anteriormente, o pagamento recorrente funciona melhor quando faz sentido para o produto ou serviço que sua empresa tende a comercializar. Como exemplo, considere que você tenha uma empresa de servidor de internet, onde, todo mês, seu cliente precisa fazer o pagamento de uma mensalidade.
Ou então que você tem uma agência de marketing, ou presta qualquer tipo de serviço a outras empresas, e o contrato estipula que este cliente pagará um valor X mensalmente durante um período de 12 meses.
Quando você usar uma plataforma que possibilita esse tipo de cobrança, a ferramenta irá gerar boleto recorrente e encaminhar antes da data do vencimento, e num período acordado previamente.
Pode acontecer, também, de você julgar necessário o envio total dos boletos uma única vez. Neste caso, o cliente recebe aquele famoso carnezinho e paga todo mês na data combinada.
Pagamento recorrente X Pagamento parcelado
Esse é um ponto bem importante na hora de entender como funciona o pagamento recorrente para conseguir diferenciar do pagamento parcelado.
Quando se fala em parcelamento, significa que a transação foi em uma única venda, onde o pagamento é dividido em várias prestações. Neste caso, mesmo após o produto ter sido entregue ou o serviço ter sido concluído, o comprador pode continuar tendo que pagar até finalizar as parcelas restantes.
Além disso, o pagamento parcelado é mais comum de ser feito com cartão de crédito, onde o valor total da compra compromete o limite do crédito.
No boleto recorrente, a cobrança é periódica, com uma entrega regular de um produto ou serviço. Assim, enquanto o consumidor estiver pagando pelo plano ou assinatura, ele receberá a solução contratada.
Independente do seu modelo de negócio, se a cobrança recorrente faz sentido para ele, busque parceiros que possam tornar isso real, visando sua lucratividade, mas nunca deixando o cliente de lado. Afinal, é ele que, no final das contas, faz sua empresa prosperar, crescer e é capaz de indicá-la para outros consumidores.