Ter uma gestão de recebimentos eficiente é fundamental para a saúde financeira de uma empresa. Isso porque o controle de contas a receber ajuda a fazer projeções financeiras mais precisas, além de ser importante para reduzir a inadimplência.
Pois, com uma previsão confiável das receitas a receber nos próximos meses, as pessoas gestoras têm mais segurança para tomar decisões. Da mesma forma, a identificação precoce de clientes inadimplentes facilita a cobrança.
Neste artigo, você confere mais detalhes sobre o que é gestão de recebimentos, sua importância e como realizar no seu negócio.
O que é gestão de recebimentos?
A gestão de recebimentos se refere ao acompanhamento e controle dos pagamentos que uma empresa tem a receber.
Isso inclui o saldo de vendas realizadas com cartões de crédito e débito, boletos de cobrança à vista ou parcelados e carnês.
Nesse sentido, sabemos que mesmo uma pequena empresa pode realizar inúmeras vendas em um único dia.
Por isso, é fundamental ter um processo de gestão estruturado para garantir o controle do fluxo de caixa.
Dessa forma, o negócio consegue ter uma previsibilidade de receita, sabendo quanto terá disponível nos próximos meses para suas despesas e investimentos.
Sendo assim, a gestão de contas a receber inclui processos como a emissão de cobranças, controle de recebimentos pendentes e a resolução de problemas relativos aos pagamentos.
Desse modo, o objetivo da gestão é aumentar a taxa de recebimentos e reduzir a inadimplência em um negócio.
Além disso, a gestão de contas a receber ajuda a identificar padrões, contribuindo para ter um planejamento orçamentário empresarial mais eficaz.
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Quais os benefícios da gestão de recebimentos para a empresa?
Agora que nós já vimos o que é gestão de recebimentos, vamos conhecer os principais benefícios de adotar esse controle na sua empresa.
Ajuda a manter o fluxo de caixa positivo
Como vimos, a gestão de recebimentos permite que a empresa tenha uma previsão de receitas mais confiável.
Assim, conhecendo o valor disponível em caixa nos próximos períodos, fica mais fácil fazer ajustes para manter o saldo positivo, como recorrer ao adiantamento de recebíveis.
Sem falar que a gestão de recebimentos também ajuda a ter mais eficiência nas cobranças, o que pode resultar em maior liquidez para o negócio.
Apoia a gestão na tomada de decisões
Esse benefício também está relacionado à previsibilidade de receitas que o controle de recebimentos traz.
Pois, tendo em vista o saldo em caixa previsto para os próximos meses, as pessoas gestoras têm uma base para planejar investimentos e buscar formas de cortar custos, se necessário.
Do mesmo modo, a gestão de contas a receber permite traçar padrões a partir do controle de meses anteriores.
Assim, é possível identificar meses de alta na inadimplência, por exemplo, e considerar esse fator na projeção financeira.
Leia mais | Como receber pagamentos na conta PJ?
Auxilia no combate à inadimplência
Com um controle preciso de todas as cobranças emitidas, é possível identificar precocemente um atraso.
Assim, a empresa já pode acionar sua estratégia de cobrança, para identificar o motivo da falta de pagamento e buscar uma solução junto à pessoa inadimplente.
Além disso, é possível adotar medidas para evitar os atrasos, como o envio de notificações automáticas de cobrança, prevenindo que a pessoa cliente deixe de pagar por esquecimento.
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Permite alinhar prazos de recebimentos e de pagamentos
Assim como a empresa tem contas a receber, existem obrigações a pagar, incluindo fornecedores, folha de pagamento e contas de consumo.
Sendo assim, é importante que o prazo médio das contas a pagar esteja alinhado ao das contas a receber, para evitar o chamado descasamento de fluxo de caixa.
Caso contrário, o capital de giro pode ficar negativo, com a empresa tendo dificuldade para pagar seus compromissos em dia.
Portanto, se a empresa leva em média 15 dias para receber seus pagamentos, o prazo para pagar suas obrigações deve ser igual ou inferior a esse número.
O cálculo dos prazos médios pode ser feito a partir dos registros do controle de fluxo de caixa.
Leia mais | 5 dicas para fazer o controle financeiro empresarial
Como fazer um bom controle de recebimentos?
Depois de conferir o que é gestão de recebimentos e seus benefícios para a empresa, resta a pergunta: como fazer esse controle, na prática? Por isso, preparamos algumas dicas.
Registre todas as contas a receber
O primeiro passo para ter uma boa gestão de recebimentos é registrar todas as contas a receber, incluindo vendas a prazo no cartão de crédito e no boleto parcelado.
Assim, o ideal é fazer o lançamento dos valores no momento de cada venda, para evitar erros ou omissões nos registros.
Classifique os recebimentos
Além de registrar, é importante classificar as contas a receber, identificando a data de efetivação previsa, assim como o meio de pagamento utilizado.
Outra dica para otimizar os processo é organizar as contas a receber por ordem de vencimento.
Desse modo, é possível visualizar rapidamente as cobranças pagas, próximas do vencimento e vencidas.
Considere a automação
Fazer a gestão de recebimentos no caderninho ou com planilhas pode ser bem trabalhoso, além de aumentar as chances de erros.
Sendo assim, é válido considerar o uso de uma ferramenta de automação, como um sistema ERP ou gestão de cobranças.
Pois, além de reduzir o tempo gasto no registro de valores, as ferramentas automatizam a geração de relatórios como a projeção bancária.
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Agora você já sabe o que é gestão de recebimentos e por que é importante adotar esse controle na sua empresa.
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