O que são ações?
Ação é uma pequena parcela do capital social de uma empresa. Essas frações funcionam como um título de propriedade sobre parte daquela instituição. Dessa forma, os investidores que compram esses títulos passam a ser sócios da empresa e recebem lucros proporcionais na forma de dividendos.
Em empresas de capital fechado a negociação dessas ações é feita entre os seus sócios e fundadores. Já a negociação das ações de empresas com o capital aberto é feita na Bolsa de Valores. Isso significa que qualquer pessoa pode comprar as frações de capital social e se tornar um investidor da empresa.
Existem dois tipos de ações: ordinárias nominativas (ON) e preferenciais nominativas (PN). As ordinárias nominativas são as mais comuns na Bolsa e dão poder de voto em assembleias e no conselho para o acionista. Essas condições são determinadas pelo estatuto da companhia, por isso é importante conhecer essas informações antes da compra. Nesse sentido, as ON são ideais para investidores que têm o objetivo de participar da tomada de decisão das empresas
Já as ações preferenciais nominativas não oferecem poder de voto, mas os acionistas ganham preferência na ordem de pagamento dos lucros e dividendos. Em caso de falência, esses acionistas também serão compensados primeiro.