O que significa ser um profissional autônomo?
Autônomo é todo aquele que trabalha de forma liberal, ou seja, por conta própria, sem ter vínculo empregatício. As leis trabalhistas não trazem uma definição específica sobre o trabalho autônomo, mas ele é exercido pelos prestadores de serviços de profissões não regulamentadas (como encanador, pintor, pedreiro, cabeleireiro e vendedor) e prestadores de serviços de profissões regulamentadas (advogado, médico, arquiteto, engenheiro e psicólogo).
Dentro dessas classificações ocorre a separação entre trabalhador autônomo e profissional liberal. O primeiro presta serviços para pessoas físicas e jurídicas seguindo sua própria agenda. O exercício da profissão não exige formação técnica específica e o indivíduo é e sendo responsável legalmente pelo seu próprio trabalho
Já o profissional liberal possui formação técnica específica e está registrado no conselho profissional de sua classe. O exercício da profissão é regulamentado e fiscalizado pela entidade de classe, que é responsável por definir os procedimentos éticos e técnicos de cada profissão.
Todo profissional liberal tem a opção de exercer suas atividades profissionais com ou sem vínculo empregatício. Isso significa que eles podem atuar como autônomos, mas o inverso não acontece, ou seja, autônomos não podem trabalhar como profissionais liberais.