Usar o cartão para pagar compras é rápido e prático. Mas é preciso ficar de olho em golpes financeiros que visam esse meio de pagamento. Um exemplo é o golpe do cartão de crédito por aproximação.
Detectado recentemente, esse golpe utiliza um vírus para impedir o pagamento contacless na maquininha de cartão. Assim, o objetivo é forçar a pessoa consumidora a inserir o cartão na máquina.
Isso porque o sistema de aproximação tem uma tecnologia de segurança avançada, impedindo o roubo de dados do cartão. Daí a “solução” para permitir as fraudes foi criar um vírus que bloqueia a tecnologia.
O fato é que a ideia de cair em qualquer um dos tipos de golpes financeiros gera medo e ansiedade. E esperamos que você nunca passe por uma situação dessas.
Por isso, preparamos este artigo explicando como o golpe do cartão de crédito por aproximação funciona, com dicas para se proteger.
Como funciona o golpe do cartão de crédito por aproximação?
Como adiantamos, o golpe do cartão de crédito por aproximação usa um malware (vírus de computador) para bloquear os pagamentos por aproximação nas maquininhas.
Dessa forma, a pessoa cliente é obrigada a inserir o cartão na máquina, permitindo a captura de dados para uso em transações do tipo ghost (fantasma), ou seja, compras fraudulentas. Entenda como o golpe funciona:
- A pessoa cliente aproxima o cartão da maquininha para fazer um pagamento;
- Porém, o vírus impede a operação;
- Então, a maquinha exibe a mensagem “Erro aproximação. Insira o cartão”.
- Ao inserir o cartão, a máquina envia seus dados para golpistas, que fazem compras fantasmas;
- Outra mensagem de erro aparece, pedindo para inserir o cartão novamente;
- Na segunda tentativa, a máquina processa a transação normalmente.
O alerta sobre o novo golpe veio da empresa de segurança cibernética Kaspersky, pela matéria intitulada “Criminosos brasileiros criam golpe para transações por aproximação pela 1ª vez”.
Assim, a nova fraude usa uma variação do Prilex — vírus para fraudes com cartões de crédito, fazendo dele o primeiro malware no mundo capaz de bloquear pagamentos via NFC (por aproximação) nos equipamentos infectados.
Além disso, o vírus pode até filtrar o cartão de crédito conforme a categoria (“Black” e “Infinite”, por exemplo), visando capturar dados daqueles com maior limite de crédito disponível.
Como o vírus chega às maquininhas?
Para infectar as maquininhas com o vírus que permite o golpe, pessoas criminosas podem entrar em contato com os estabelecimentos, por telefone ou presencialmente, informando sobre uma atualização no sistema.
Dessa forma, alegam ser preciso baixar um programa no computador conectado à maquininha. E quando o contato é por telefone, enviam um link para a suposta atualização.
Com isso, o vírus tem acesso à maquininha, permitindo as fraudes em pagamentos com cartões de crédito e débito por aproximação.
Leia mais | Golpe do Pix: como funciona e 5 dicas para não cair
Como se proteger do golpe do cartão de aproximação?
Entendendo como o golpe funciona, fica mais fácil se prevenir. Por isso, se aparecer uma mensagem de erro quando você tentar um pagamento por aproximação, a dica é não inserir o cartão na máquina.
Sendo assim, você pode tentar de novo a aproximação e, se não der certo, usar outra forma de pagamento. Então, se estiver fazendo uma compra para a sua empresa, você pode usar o Pix PJ, por exemplo.
Mas é bom lembrar que nem toda mensagem de erro na maquininha indica a presença de um vírus — pode ser um problema real de comunicação.
Como proteger o cartão por aproximação na bolsa ou mochila?
Existe outro tipo de golpe envolvendo cartões por aproximação: aproximar uma maquininha da bolsa ou mochila onde o cartão está guardado, sem que a pessoa titular perceba.
Então, para prevenir essa fraude, uma alternativa é usar protetores com bloqueio RFID — que impedem a comunicação do cartão com máquinas de cobrança.
Outra medida protetiva é ativar as notificações do cartão, pois assim você recebe um aviso sempre que uma compra é realizada.
Leia mais | Foi vítima de golpe? Saiba como fazer boletim de ocorrência online
O que lojistas podem fazer para evitar o golpe?
Como vimos, a primeira etapa da fraude é instalar o vírus no sistema do estabelecimento.
Por isso, é recomendável conferir a identidade de pessoas que se apresentam como representantes ou técnicas da empresa da maquininha.
Aliás, isso vale para ligações telefônicas e mensagens por aplicativos pedindo para clicar em links. E mesmo visitas presenciais devem passar por uma verificação de segurança.
Leia mais | Golpe do boleto falso: tudo que você precisa saber
Entenda como o pagamento por aproximação funciona
Aproximar o cartão da maquininha para pagar uma compra, sem ter que digitar a senha, é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum em nosso dia a dia. Daí é normal querer saber como a tecnologia funciona.
Nesse sentido, os cartões por aproximação ou contactless têm a tecnologia NFC (Near Field Communication, que podemos traduzir como “Comunicação por Campo de Proximidade”).
Então, ao aproximar dois positivos com NFC — no caso, o cartão e a maquininha, eles se reconhecem e criam uma corrente para a transmissão de dados, a partir de um processo chamado indução magnética.
Em seguida, o cartão envia um número de identificação e informações únicos para efetuar o pagamento. Vale dizer que essas informações não são reutilizáveis. Por isso o pagamento por aproximação é mais seguro.
Leia mais | Como funciona o golpe do WhatsApp e o que fazer se for vítima
O cartão Cora faz pagamentos por aproximação?
A Cora é uma conta PJ livre de tarifas e sem burocracia, disponível para todas as categorias de CNPJ, incluindo EPPs, MEs, LTDAs, etc.
Assim, após abrir sua conta empresarial gratuita, você recebe um cartão físico com bandeira Visa, que já vem com a função débito habilitada e pronto para fazer pagamentos por aproximação.
Desse modo, você tem mais praticidade e segurança na hora de pagar despesas do seu negócio. Portanto, sim, o cartão Cora faz pagamentos por aproximação e já vem com essa função ativada.
Além disso, você pode se inscrever na lista de interesse para ter o cartão de crédito Cora. Quando a função crédito é liberada, o cartão passa a funcionar como cartão múltiplo.
Esperamos que o artigo seja útil para proteger você do golpe do cartão de crédito por aproximação. Afinal, entendendo como a fraude funciona, fica mais fácil se prevenir.
E também sugerimos a leitura de um post sobre conta com cartão de crédito PJ, para saber mais sobre a modalidade. Até a próxima!
Este conteúdo faz parte de um dos grandes compromissos da Cora: alertar sobre situações que colocam a segurança do seu dinheiro em risco. Quer saber mais sobre o assunto? Confira outras publicações aqui.