Segundo o Banco Central, não há limite mínimo e nem máximo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$0,01. Contudo, as instituições financeiras que oferecem o Pix podem estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraudes.
A novidade é que agora os clientes, de qualquer instituição financeira que ofereça o Pix, também poderão solicitar ajustes nos limites estabelecidos, sendo obrigação da instituição acatar o pedido imediatamente caso este seja de redução do valor. Tendo isso em vista, a Cora liberou o acesso ao controle do limite de transações Pix no próprio aplicativo!
Quer entender como funciona e por que é tão importante definir o valor máximo de cada transação Pix feita na sua conta Cora? Acompanhe todo esse conteúdo!
Limite de valor do Pix não é limitação da conta
Uma das questões que precisa ficar muito clara é: a nova funcionalidade busca apenas proporcionar ao cliente a decisão de escolher o valor limite da sua transação Pix, o intuito não é limitar as movimentações financeiras. A autonomia que agora será dada ao cliente é com o intuito de certificar que nenhum Pix seja enviado de forma indevida, caso haja algum acesso inapropriado da conta, por exemplo.
Aqui na Cora, o nosso propósito é proporcionar o melhor serviço financeiro para o pequeno e médio empreendedor. Portanto, as transações Pix PJ continuam gratuitas e com a liberdade que você já conhece. Esse controle sobre o limite de valor de saída do Pix é apenas uma medida para proteger as suas transações financeiras.
Para que você entenda melhor, é super importante lembrar que o envio ou recebimento do Pix é instantâneo. Ou seja, em caso de fraude é muito mais difícil cancelar ou bloquear uma transação realizada em 10 segundos. Dessa forma, para garantir que o Pix continue promovendo inclusão financeira e segurança, é necessário que o Banco Central implemente essas medidas de segurança.
Ademais, algumas dicas fundamentais para evitar cair em fraude Pix, segundo a FEBRABAN, é sempre desconfiar de todo contato recebido por e-mails, Whatsapp, redes sociais e/ou SMS que direcione o usuário a um suposto cadastro de chave Pix. Além disso, todas as transações via Pix precisam de muita atenção: sempre confira todos os dados da conta do destinatário!
Leia também | Chegou o Pix na Cora! Entenda como vai funcionar
Descomplicada, sem taxas abusivas, sem burocracia e com atendimento ágil pelo aplicativo.
Como funciona essa nova funcionalidade na Cora?
É muito simples definir o limite de suas transações Pix. Confira o passo a passo:
- Você deve acessar a área inicial do seu aplicativo Cora;
- Clicar no botão “Conta”;
- Selecionar a opção “Limite de envio Pix”;
- Definir o valor que você deseja como limite de envio Pix por transação;
- Pronto! Você já tem a certeza que nenhum Pix acima desse valor limite será enviado.
Muito fácil mesmo, né? Ah, é importante destacar que, quando você define esse valor de limite, ele não é imutável. Ou seja, assim que você sentir a necessidade de alterá-lo, basta realizar o passo a passo novamente e a alteração de valor do limite anterior será desconsiderada. Você tem total liberdade para determinar quanto e até quando esse limite será válido!
Compartilhe com a gente o que você achou da novidade. Nós amamos seu feedback. E continue acompanhando a evolução da sua conta Cora, porque têm mais novidades chegando!