A loja no Instagram, recurso também conhecido como Instagram Shopping, ganhou muita notoriedade com a expansão das vendas online. De modo geral, o Instagram deixou de ser apenas um canal de compartilhamento de imagens e entretenimento para se tornar também uma ferramenta de loja virtual. Esse recurso permite que empreendedores coloquem links de produtos em fotos publicadas no feed.
Além disso, essa ferramenta permite uma espécie de “etiquetas de preço”, onde é inserida uma tag com nome e valor do produto. Se você ainda não utiliza o Instagram como um canal de vendas para o seu negócio, aprenda como e por que inserir os seus produtos nessa ferramenta.
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Passo a passo de como criar sua loja no Instagram
1) Verifique se o seu negócio se qualifica para usar o Instagram Shopping
- Sua empresa vende bens materiais e está dentro dos mercados aceitos pela plataforma?
- O seu negócio cumpre as políticas comerciais do Instagram?
- Sua conta do Instagram é um perfil comercial?
- A conta do Instagram está conectada a uma página do Facebook?
Se a sua resposta foi sim para todas as perguntas acima, muito bem! Você já cumpriu a primeira etapa de criação da sua loja. Uma curiosidade é que a conexão do Instagram com o Facebook é indispensável, pois os dados dos produtos serão importados da plataforma, como veremos a seguir.
2) Vincule sua página do Facebook
Antes de partir para as próximas etapas, garanta que você tenha uma página do Facebook vinculada à sua conta comercial do Instagram. Para isso, basta ir até seu perfil no Instagram, selecionar “editar perfil” e escolher a opção “página”. Agora, é só selecionar a página do Facebook que será conectada ao perfil, que deve corresponder ao seu negócio.
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3) Conecte-se a um catálogo
Em seguida, conecte seu perfil comercial do Instagram a um catálogo do Facebook. Você tem três opções para fazer isso:
Opção A: use a página do Facebook
Para criar seu catálogo direto pela página do seu negócio no Facebook, basta ter uma loja ativa no Facebook com seus produtos publicados. Se você ainda não tiver sua loja ativa: 1) vá em “Configurações da Página”; 2) acesse a opção “Modelos e abas”; 3) escolha a opção “Loja” e “Cardápio”. Observe como irá aparecer:
Atenção: assim que você configurar a sua “Loja”, certifique-se de marcar a opção “Finalizar compra em outro site”, para garantir sua marcação de produtos na plataforma. Isso porque a opção “Mensagem para comprar” inviabiliza a conexão com o Compras no Instagram.
Depois disso, a opção de inserir produtos no seu catálogo ficará disponível. Neste espaço, você conseguirá adicionar fotos, nome, preço, URL de compra e todos os detalhes essenciais do produto para o seu cliente. Agora é só salvar e o cadastro estará pronto!
É importante destacar que, antes de ficar exposto para a venda, o seu produto vai passar por um processo de aprovação que pode levar até 2 dias, embora, no geral, seja aprovado em algumas horas. Assim que for aprovado, o Facebook irá te informar.
Opção B: use o Gerenciador de Comércio
O primeiro passo é criar o Gerenciador de Negócios. Para isso, basta você acessar o link: business.facebook.com e criar a sua conta seguindo os passos solicitados! Depois disso, siga as instruções:
- acesse o menu “Configurações”
- Escolha a opção “Configurações do negócio”.
- Selecione a aba “Fontes de dados” e selecione “Catálogos”
Se não tiver nenhum catálogo, é só clicar em “Adicionar” e “Criar um novo catálogo” ou conectar-se a um catálogo existente. Depois disso, preencha as etapas solicitadas. Observação: caso queira usar figurinhas e marcações de produtos (é provável que isso aconteça), escolha um catálogo de comércio eletrônico.
Depois, é só adicionar itens com o Gerenciador de Catálogos, que oferece opções para acrescentar produtos manualmente, por meio de arquivos de dados ou códigos. Se tiver dúvidas, consulte a seção Criar um catálogo na central de ajuda do Facebook para empresas.
Opção C: use um parceiro do Facebook
Uma ajudinha nunca é demais. Se configurar o catálogo pode parecer assustador, os parceiros certificados do Facebook podem dar uma mão. É possível integrar seu catálogo diretamente de plataformas de e-commerce como Shopify, BigCommerce ou NuvemShop.
Você pode fazer isso diretamente pelo site da loja virtual ou criar o catálogo com o Gerenciador de Negócios e adicionar itens a partir dessas plataformas. Para isso, você só precisa selecionar a opção “Conectar à plataforma de comércio eletrônico” quando estiver adicionando produtos. Nunca se esqueça de adicionar o link do site para direcionar o usuário à compra!
4) Cadastre-se no Instagram
Depois que os seus produtos já foram aprovados pelo Facebook, chegou a hora de acessar o aplicativo do Instagram para se cadastrar no Instagram Shopping!
Para isso, siga o passo a passo:
- Clique em “Configurações”;
- Selecione “Empresa” e, logo em seguida, “Compras”;
- A partir daí, vai aparecer uma página com o seu catálogo. Basta selecioná-lo;
- Volte para o seu perfil, selecione a foto do produto no seu feed que você deseja marcar;
- Clique nos 3 pontinhos no canto da foto e depois clique em “Editar” ;
- Selecione a opção “Marcar Produtos”;
- Marque o produto correto e, por fim, clique em concluir.
Pronto! Seu produto está marcado e a sua loja está utilizando os recursos do Instagram Shopping. Dicas: a opção de marcar produtos no no stories fica na aba de adesivos e você irá precisar marcar, no mínimo, 9 produtos para habilitar a aba Loja no seu perfil do Instagram.
Por que usar o Instagram para vendas?
A maioria dos negócios, se não todos, foram obrigados a digitalizar as vendas durante o período de pandemia. Contudo, para garantir o sucesso da compra, a experiência do cliente pela internet também precisa ser simples e o Instagram é uma ótima ferramenta para compradores online ficarem apaixonados por seus produtos e comprá-los rapidamente.
Imagine só: o seu cliente está rolando o feed do Instagram, vê uma foto do seu produto e ao invés de encaminhá-lo para outra página, você consegue vender o seu produto direto por lá! Demais não é mesmo? Com isso você diminui o caminho de compra dele e, consequentemente, torna muito mais fácil e melhor a experiência.
Além disso, algumas estatísticas podem te ajudar a avaliar o porquê de adotar o Instagram Shopping como estratégia de marketing do seu negócio:
- 90% dos usuários do Instagram segue uma empresa;
- 50% dos usuários do Instagram ficam mais interessados em uma marca depois de ver um anúncio dela na plataforma;
- O número de usuários ativos da rede social já passou de 95 milhões no Brasil.
Sendo assim, se você trabalha com vendas, não perca mais tempo. Exponha sua marca e crie a sua loja no Instagram! Para te ajudar a iniciar suas vendas online, indicamos que você faça o curso “Use as lojas para aumentar as vendas” disponibilizado pelo Facebook for businesses. Com este curso você vai aprender ainda mais sobre como configurar e personalizar a sua loja.
Espero que o conteúdo tenha sido útil para você e para o crescimento do seu negócio. Para acompanhar todos os nossos conteúdos sobre empreendedorismo, assine a nossa newsletter!